quinta-feira, 20 de agosto de 2015

OS NOVOS MICROFONES DA ACADEMIA

Elmar, Itamar e C. Said, o Magro de Aço

20 de agosto   Diário Incontínuo

OS NOVOS MICROFONES DA ACADEMIA

Elmar Carvalho

Como todos sabemos, há vários tipos de microfones, de maior ou menor qualidade, de mais ou menos sensibilidade. Existem os sem fio; os grandes e os pequenos; os que se usam na lapela, e até os que são postos sobre o tórax, quase como se fossem uma gravata, como é o caso do usado por Sílvio Santos. Alguns são luxuosos, de ouro ou banhados a ouro, como os de certas vedetes e exibicionistas.

O da tribuna de nossa Academia Piauiense de Letras é um tanto grande, e de pouca sensibilidade. Exige, para uma melhor captação do som, que seja posicionado à altura da boca do orador, e que este fale perto dele e de maneira frontal.

Muitos dos nossos palestrantes e conferencistas não tinham esses cuidados, alguns em decorrência da idade provecta, e falavam movimentando a cabeça para um lado e outro, ou não posicionavam corretamente a boca. Essa postura e atitude faziam com que sua voz chegasse às caixas amplificadoras com baixíssima qualidade, de modo que muitos ouvintes reclamavam.

Por essa razão, alguns dias atrás, quando eu me encontrava sentado ao lado do cardiologista José Itamar Abreu Costa, diretor do ITACOR, amante das Letras e amigo da APL, disse-lhe que iria propor aos acadêmicos nos cotizarmos, para adquirirmos um microfone “de vergonha”, de alta capacidade de captação de voz. Em minha opinião, até a data comemorativa do centenário da APL teríamos que ter um melhor sistema de som.

O nobre Dr. Itamar então me prometeu que na segunda-feira seguinte iria mandar um técnico para estudar o nosso sistema de som, para, em momento oportuno, doar dois ou três microfones de alta qualidade. A Academia entrou de recesso durante o mês de julho, e eu não tive mais notícia da promessa de nosso bravo Itamar, mas sabia que ele a cumpriria, porquanto sei que ele é um homem sério e de palavra, cujo fio de sua longa e bem cuidada barba de profeta vale mais do que a assinatura de muitos falastrões e fanfarrões demagógicos.

Pois na solenidade acadêmica de sábado, dia 15, em que foram lançados os livros Palimpsestos, de João (Crisóstomo da Rocha) Cabral, APL: Estatutos, Regimento Interno, Acadêmicos e Breve Histórico, organizado pelo Des. Nildomar da Silveira Soares, Mitos e Legendas da Política Piauiense, de Wilson Nunes Brandão, e Acertando na Mosca, de Deusdedit Machado Moita, o presidente Nelson Nery Costa, postado à mesa de honra, abriu uma caixa e nos mostrou os microfones doados pelo Dr. Itamar Costa, que fez questão de dizer que atendera a uma reivindicação deste cronista.


Quando eu deixava o prédio do sodalício, encontrei o bom amigo Carlos Said, que esperava uma carona de Itamar. Quando este veio buscar o legendário Magro de Aço, tive ocasião de fazer esta blague: “Os microfones do doutor Itamar são tão poderosos, que captam até o suspiro do orador, até o rumor suave das asas de uma borboleta, e acredito que até o pensamento mais forte do orador, em suas pausas respiratórias.”     

4 comentários:

  1. Folgo em saber de tão auspiciosa notícia, Poeta. Como tenho algum problema de surdez, ficarei mais confortável agora nas cadeiras do aconchegante auditório Wilson Brandão. Você, mais que o nobre Deusdedith Moita, sempre acerta na mosca.

    ResponderExcluir
  2. Apenas eu tive a sorte de estar com o cara certo no momento certo. E esse cara não era o Roberto Carlos, mas o nosso caro Dr. Itamar. Aliás, o RC, nessa música em que ele se diz o cara, está mais para grude. Se porventura eu acertasse na mosca o Dr. Deusdedit acertaria até num mosquito, pois sua pontaria é mais afinada.

    ResponderExcluir
  3. Elmar, é importante que as instituições tenham os seus colaboradores.Espero que o ITACOR, tenha contribuido com a Academia. Sempre estamos auscultando o coração do povo e precisamos de um bom estetoscopio e um ouvido em perfeitas condições.
    um abraço Itamar

    ResponderExcluir
  4. Vc é um cardiologista, mas agiu como um verdadeiro otorrino, proporcionando uma melhor audição ao nosso público, quando no auditório da APL.

    ResponderExcluir