quarta-feira, 31 de agosto de 2022

CONTRIBUIÇÃO DO PIAUÍ NAS LUTAS DA INDEPENDÊNCIA




CONTRIBUIÇÃO DO PIAUÍ NAS LUTAS DA INDEPENDÊNCIA


Possidônio Nunes de Queiroz


(Conferência proferida no auditório da Escola Normal “Presidente Castelo Branco” às 20 horas do dia 24 de setembro de 1972.) 


Temos ainda o espírito edificado pelo espetáculo grandioso das magníficas sessões cívicas realizadas há poucos dias, durante a Semana da Pátria, neste majestoso edifício da Escola Normal.


Sentimos um doce embevecimento de intelecto, como se estivéramos ainda a ouvir, a saborear, as belas, judiciosas palestras aqui proferidas, as quais, não somente encantaram, como abriram ao entendimento, largo motivo para a meditação e o aprendizado.


Foram, não há negar, dias felizes para a nossa Oeiras, nos quais, devota e sinceramente, recebia todas as noites, debruçada sobre o altar da Pátria, o sacramento purificador, das idéias cívicas de quem se pregava.


Dias em que a alma da juventude se abriu em festas para a entoação dos hinos epiniciais e o coração da infância se fez diadema para coroar a majestosa fronte do nosso amado Brasil.


Dias consagrados à ardente comemoração do Sesquicentenário de nossa Independência, neste ano, todo a ele dedicado.


Dias em que, mais que noutros, constatamos o milagre, porventura o maior, senão dos maiores com que a Providência dotou os homens - só não percebível, estonteadoramente, porque se dilui na rotina do cotidiano - dias em que, repetimos, constatamos todos, o milagre soberano da palavra, esse instrumento poderoso, que possui os acentos mágicos de um estradivarius encantado.


Esse instrumento de comunicação entre as criaturas, e que, - perdoem-nos a expressão, mas, deixem-nos proferi-la, - foi uma das maiores criações do Criador.


Esse instrumento, que na boca do Missionário, serve para exortar, evangelizar, humanizar, despertando nos corações, a flor espiritual dos mais nobres sentimentos, - do mandamento que ordena amar ao próximo como a nós mesmos, que nos proíbe de murmurar, maldizer, intrigar, bisbilhotar, macular a reputação alheia, enredar, sabatinando cousas pequenas, afuroando mal entendidos.


Esse instrumento, que nos lábios do Professor, é facho que ilumina inteligência, é caldo de cultura do aprendizado, é meio de manter-se acesa a lâmpada do conhecimento, transmitido diuturna e pacientemente, de geração a geração; é cartilha de educação para a vida, é escola de civismo, de criação dos povos generosos e fortes.


Na boca do Chefe Militar, do Guerreiro, é voz de comando, é força que transforma e eletriza o homem, impelindo-o para alevantados atos de heroísmo, para a morte, para a glória.


Na boca dos Heróis, transmuda o curso das cousas, desvia o rumo da história, cria povos e nações, dá ao mundo, no Grito do Ipiranga, na voz de Pedro I, um Brasil Independente, - pátria onde impera altiva a Liberdade, - “País do Futuro”.


Na boca do Poeta, é encantamento, são os “LUSÍADAS” é lirismo, é suavidade musical, que arrebata ao mundo do sonho e da fantasia; é voz mussitante, que desembravece, amansa, transforma seres em criaturas.


Nos lábios da Mãe, são corações que falam, cordas que soluçam frases de amor e de ternura; é um mundo trabalhando pelo equilíbrio, pela regeneração do gênero humano.


Nos da criancinha, - alma egressa do céu, descida do empíreo para o sofrimento aqui na Terra -, é sorriso que dá vida, anima e consola; é motivo de alegria para as almas tristes; é luz para os espíritos enoitados; é nesga de paraíso para os pais; é orquestração maravilhosa, com que na pronunciação reiterada, tatibitate dos primeiros fonemas, - exercício preparatório, tatear necessário ao encanto da palavra -, talvez lembre o gênio imortal de Camões, plasmando a nossa língua, aformosentando-a, trabalhando, suando, sofrendo, dando ao mundo essa Bíblia admirável da Raça Portuguesa - os “LUSÍADAS” -, cujo quarto centenário, a Humanidade embevecida agora festeja.


Bem, meus Senhores e Exmas. Senhoras!


Ressoam-nos ainda, aos ouvidos, a palavra autorizada do Dr. José Expedito, médico e poeta, conferencista e homem de imprensa, abrindo magistralmente, a séria de palestra. A palavra judiciosa do Padre David Ângelo Leal, conhecido educador oeirense. Os ensinamentos brilhantes das Professoras: Rita Campos e Iracema Sá, finos ornamentos de nossa Sociedade e de nossa cultura pedagógica. A oração vibrante do Mons. Leopoldo Portela, eloqüente e erudita. Os cânticos, os recitativos, as outras orações que se pronunciaram. As representações dos vários estabelecimentos de ensino. Por fim, o encerramento pomposo, no dia oito, presidido por S. Exa. Revma., o Sr. Dom Edilberto Dinkelborg, nosso Bispo, e a contribuição intelectual dos Professores ilustres Vera Magalhães e Augusto Silva de Carvalho, da Universidade Federal de Goiais, os quais vieram gentilmente de Picos, onde servem no Campus Avançado, para comungarem conosco da grande, da alvoroçada alegria, com que coroávamos aquela semana, dentro na qual, elevamos nossas vozes para o culto dos nossos heróis, para a glorificação do Brasil.


Meus Senhores!

Exmas. Senhoras!


O Instituto Histórico de Oeiras realiza hoje, a sua terceira sessão solene, comemorativa do ano do Sesquicentenário. E para dizer algo, destacou um dos seus secretários, o humilde orador que ocupa a tribuna, o qual, deletreando, abordará o tema: CONTRIBUIÇÃO DO PIAUÍ NAS LUTAS DA INDEPENDÊNCIA.


Falar do papel do Piauí, da sua participação nas lutas do Movimento Separatista, é falar de Oeiras, a gloriosa cidade que, àquele tempo, comandava galhardamente, os destinos da Terra de Mafrense.


E não se pode falar de Oeiras, das agitações políticas desenroladas aqui, no primeiro quartel do século passado, sem evocar a figura do Brigadeiro Manuel de Sousa Martins, homem poderoso, de grande prestígio, e que se tornou a figura central da Independência, no Piauí.


Esquecer o Visconde da Parnaíba, a sua ação decisiva, necessária, desenvolvida na legendária Oeiras, naqueles momentos de lutas e incertezas; seria admitir que Thiers ao escrever sobre a França, tivesse omitido a figura de Napoleão Bonaparte, ou que Rocha Pombo, na sua História do Brasil, não tivesse feito menção ao Grito do Ipiranga.


Sabe-se que o Piauí, devido à sua posição geográfica, andou sempre, nos tempos que se foram, pouco bem informado do que se passava distante. Até de fatos passados no seu território, às vezes, somente com grande demora, chegava o conhecimento à Velhacap.


Não quer isso significar que fossem os piauienses avessos ao que sucedia aqui e ali, ou que se considerassem inimigos de novidades; não. Estado central, sem vias de comunicações, sem telégrafo, (que este só viria anos mais tarde) sem imprensa (reportamo-nos ao tempo da Independência), não era muito que vivesse um pouco à margem dos acontecimentos, cujas notícias só chegavam tarde.


É possível, por isso, que a Velha Metrópole do Piauí, não andasse muito bem informada do que se passava no Rio de Janeiro depois da retirada de D. João VI para Portugal.


Talvez não conhecesse a Velhacap minuciosamente, o que ocorria contra o Príncipe D. Pedro, a pressão tremenda que sobre ele pesava; o desejo que se tinha de arrancá-lo aos brasileiros, por todos os meios, mesmo compulsoriamente.


No dia 11 de janeiro de 1822, os acontecimentos assumiram, no Rio, aspecto de uma guerra não declarada. O General Jorge de Avilez, comandante das armas portuguesas determinou prender naquele dia, à noite, a D. Pedro, quando este saísse do teatro e embarcá-lo à força para Lisboa. Os brasileiros, que andavam de sobreaviso, pressentiram que algo de extraordinário se estava passando. E tropas nativas, fiéis a D. Pedro, fizeram abortar o plano sinistro.


Notável historiador patrício, descrevendo o delírio daqueles dias, e falando sobre aquele dia, isto é, o 11 de janeiro de 1822, descreve com vívidas as cores, o nervosismo reinante, o entusiasmo reinante, o amazonas de sentimento patriótico reinante na Capital do Reino Unido, cujo povo estava disposto a sacrifícios supremos na defesa do Príncipe. Ouçamo-lo:


“Na cidade e subúrbios operou-se um movimento extraordinário como de rebate geral: homens válidos de toda as classes em grande afã corriam aos quartéis do campo, armados uns, outros a tomar armamento, disputando o direito de ir para a vanguarda no exército do Príncipe. Há testemunho irrecusável de que “naquela noite de 11 de janeiro, mais de seis mil pessoas de todas as classes pegaram em armas...” (1).

O comandante português andava cheio de ódio contra o Príncipe e contra os Brasileiros. Pudesse, e teria esmagado a tudo e a todos, punindo escarmentadamente, ao Príncipe, pelo delito de desobediência, e ao Povo, pelo crime de querer a Pátria livre do jugo estranho. Pudesse, e aquele  “FICO”, solenemente proferido, dois dias antes, pelo Príncipe estouvado, cabeçudo, passaria a ser um fico de brincadeira, sem nenhuma significação histórica.


Efetivamente, dois dias antes, a 9 de janeiro, se decidira D. Pedro, a desobedecer à Corte e a ficar conosco. D. Pedro não pode resistir ao pedido que lhe fizeram naquele dia, através de brilhante representação, que constituiu espetáculo inédito no Rio de Janeiro. Transportemo-nos, mentalmente, àquele momento histórico e ouçamos como o grande escritor ROCHA POMBO, narra o acontecimento:


“Pela manhã do dia 9, reuniram-se o senado da Câmara, no consistório da Igreja do Rosário, para onde haviam afluído a maior parte das pessoas consideradas da terra, e muito povo, devendo notar-se que se achavam presentes ali os oficiais, tanto da passada vereança como da que tinha sido no dia 1º empossada. Às 11 horas desceu o senado, com seu presidente e pomposo concurso de notáveis que o cercavam, no meio de imensa multidão dir-se-ia maravilhada aquela cerimônia com que o povo brasileiro ia afirmar a sua capacidade de soberania e o seu intento de fazer-se nação. O préstimo era numeroso; todos em grande gala, cabeça descoberta, em duas alas, indo à frente alçado o estandarte da Câmara foram descendo pela rua do Ouvidor, a passo lento... Dizem com justa razão os testemunhos do tempo, e bem os sentimos hoje nos outros, que foi aquela a mais faustosa e brilhante cena da nossa história”. (2)

E, linhas adiante, continua o autorizado escritor:


“Tendo ouvido quanto lhe diziam, o Príncipe, “ao lado do trono”, dirigindo-se ao presidente do senado, proferiu estas palavras: COMO É PARA BEM DE TODOS E FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO, ESTOU PRONTO; DIGA AO POVO QUE FICO”.  (3)

E logo depois, da secada do palácio, quando se amainou um pouco, o delírio das aclamações:


“Agora só tenho a recomendar-vos - união e tranqüilidade”.  (4).

Dias depois, a 16 de janeiro, diria D. Pedro:


“Vós tendes confiança em mim; eu em vós: seremos felizes... Conto com a vossa honra... Contai com a minha firmeza” (5).

Isto proclamava D. Pedro, aos brasileiros, no dia 16 de janeiro. De fato, a hora precisava, estava o Príncipe Regente firme ao nosso lado. A nossa causa, fê-la a sua causa, e a nossa Pátria, adotou por sua, com todo o ardor do seu coração impetuoso e venusino.


Tínhamos inteiramente por nós, aquela alma inquieta e nervosa. Aquele moço, amigo de criança, espírito aberto, alegre, por vezes brincalhão; aquele homem que da calma absoluta, era capaz de passar ao absoluto extremo da ira, por um descontrolamento momentaneamente irrefreável, se pusera nas hostes brasílicas, e ia se esquecendo das ordens de ultramar, irritando as Cortes, marchando aceleradamente, para o advento separatista.


E a separação se fez. Um brando hercúleo sacudiu o Gigante Sul Americano. O Brasil havia sido declarado livre das peias portuguesas. Um frêmito universal sacode a alma brasileira. Por toda parte o entusiasmo, a loucura cívica, o regozijo maior.


A alma brasileira é una, indivisível. Os sentimentos nobres que tangenciam o espírito do Povo, aquilo que vem em real proveito da honra e da grandeza da terra comum, encontra eco em todos os corações, e em cada um tem um adepto tranqüilo, fervoroso, leal. Daí porque as idéias malsãs, que nos querem impingir à força, vindas de fora, de outros povos, de outras filosofias, de outras religiões, se encontram guarida em alguns espíritos menos brasileiros; têm, a lhes barrar a caminhada, a unidade do nosso Povo, o seu culto às suas tradições e a consciência do seu destino. E essas idéias alienígenas forcejam mas caem, fazem-se aríetes mas, no choque da luta contra a muralha do nosso culto à Terra de Santa Cruz, se desgastam, quebram, esboroam, fragmentam.


O amor à causa da liberdade, que sacudia os habitantes do Sul e de algumas capitais do Nordeste; por isso, por esse forte sentimento que vincula a alma de nossa gente, por essa unidade da alma nacional; se espalhou depressa por toda parte.


O Piauí recolheu alvoroçado o seu eco. E se inflamou, e se alistou generoso, nas falanges dos cruzados da liberdade.


Em Parnaíba, o Juiz Dr. João Cândido de Deus e Silva e o Cel. Simplício Dias da Silva, que já pregavam as idéias emancipacionistas, tanto que tiveram conhecimento do ato corajoso de D. Pedro, aliciam o povo, sacodem a vila, e arvoram o estandarte da Independência. Estávamos a 19 de outubro de 1822. Era o começo da caminhada tormentosa para a glória, iniciada no litoral e que seria encerrada no coração da Província, em Oeiras, na pacata Capital de nossa terra.


Portugal já pressentira que o Gigante não se encontrava mais adormecido; que já se espreguiçava e distendia os músculos, aprestando-se para a luta. Por isso, providências e providências, se havia feito sentir por toda parte. Removeram-se autoridades. Colocaram-se os comandos militares nas mãos de soldados forjados, caldeados na intransigência aos ideais lusitanos.


Fidié, o valoroso comandante português, Governador das Armas do Piauí, escolhido a dedo, chegara a Oeiras, a 8 de agosto de 1822. Um mês antes do Grito do Ipiranga. Ciente e consciente de sua missão, estava pronto para jugular qualquer movimento sedicioso.


Antes de partir para a nossa terra, apresentara-se a 26 de abril daquele ano, ao Congresso de Lisboa, e ratificara os votos de obediência, e protestara “a mais firme e constante aderência à constituição e bem da causa da nação e que no desempenho de suas obrigações procuraria em tudo proceder conforme os seus benéficos sentimentos”. (6)


Fidié era um militar de reconhecido valor, respeitável, de conduta exemplar. Por isso o Congresso ouviu a declaração satisfeito e “resolveu mandar publicar (a mesma) no DIÁRIO DAS CORTES, e que isso mesmo fosse comunicar a Fidié um dos seus secretários”. (7)


Em Oeiras, também havia adeptos do separatismo. Prudentes, cautelosos, não se arriscavam a uma propaganda aberta. Não se expunham, que isso não convinha. Não era certamente o medo do sacrifício pessoal. Mas, isto sim, o que um sacrifício improdutivo, inglório. Morrer por uma causa, na hora exata, é ato de sublime abnegação. Imolar-se fora de tempo pode ser loucura.


A cinco de novembro, chega a Oeiras, um positivo, trazendo minuciosamente notícias do que ocorrera na Vila da Parnaíba. É bom dizer-se, que embora vagamente, já circulavam aqui, desde o dia 30 de outubro, rumores do ocorrido.


A cidade se assanha, esfervilha. Há providências improvisadas, movimentos nos quartéis. A Junta do Governo estremece, Fidié, a lei pretoriana em pessoa, vai ter oportunidade de por à prova a sua coragem e a sua tática guerreira. Acertam-se planos e o Comandante das Armas, garboso e marcial, à frente de numerosa tropa, poderosamente armada, se parte para Parnaíba. Vai castigar ali a audácia daqueles brasileiros sonhadores, que utopicamente, irrefletidamente, tiveram a coragem de aceitar a proclamação do Príncipe Regente.


No dia 13 de novembro os tambores sacodem a velha Oeiras. Cornetas clarinam no ar. Passos cadenciados. Vozes de comando. E o séqüito militar, brilhante como se fora pra uma parada em dia de festa cívica, deixa a cinta de morros que emolduram a nossa terra, e vai por aí, arrotando valentia, rumo ao extremo norte da Província.


A viagem é penosa. O sol castiga impiedoso, a coluna marciana. A seca que naquele ano martirizava os sertões, extenua a soldadesca. Estirões enormes sem encontrar uma pousada, sem água, sem sombra. Apenas, luz em excesso. O povo espavorido corre à aproximação de Fidié, cujo nome, ia adquirindo, até pelo exotismo da forma, fama terrorífica. A soldadesca ao chegar a uma casa, já deserta, faz absurdos, invade tudo, mata animais, carrega mantimentos...


No dia 25 de novembro chega Fidié a Campo Maior, onde se demora vários dias, refazendo a coluna das enormes fadigas. Dali escreve à Junta do Governo em Oeiras, e expede ordens ao Tenente Egídio da Costa Alvarenga, do 1º Regimento de Cavalaria, Comandante da 11ª Companhia, em Jeromenha, determinando que se transporte com suas forças para a Terra dos Carnaubais, a fim de ir reforçar o destacamento ali deixado sob o comendo do Te. Cel. José Antônio da Cunha Rabelo.


A sete de dezembro despacha parte da tropa rumo a Parnaíba. No dia seguinte, segue com o restante.


A marcha é monótona. Nada se lhe atravessa na frente. Nenhum inimigo a combater, nenhuma emboscada, nenhuma sortida a espantar-lhe a soldadesca. E assim penetra em Piracuruca aos 12 de dezembro. Ali recebe “os oferecimentos e as saudações de Freira Garção, que se mostrava ansioso por ver chegar o futuro herói das lendas e cantares piauienses...”


Prossegue sua derrota. No dia 18 entra na Vila rebelada. Tudo calmo, nenhuma oposição.


Um navio português, o Brigue Infante D. Miguel, enviado de São Luiz, e chegado a 6 de dezembro, e mais a notícia da aproximação de Fidié, haviam posto em fuga os patriotas parnaibanos, que se passaram para o Ceará. Mas, não foram uma retirada vergonhosa e sim estratégica. Na Terra da Luz continuariam o glorioso trabalho em prol da Independência. E entre os irmãos de ideal, aliciariam gente, formariam esquadrões, e desceriam à Terra de Mafrense para ajudar a expulsar o estrangeiro, para ajudar a consolidar aqui, a obra benemérita de D. Pedro, de que se haviam feito os arautos, nesta parte do território brasileiro.


Entretanto o Comandante português passeia a sua vitória pela Princesa do Igaraçu, e antes de aquartelar-se faz alto defronte a Igreja da Matriz. Deixou ali a tropa “e dirigiu-se à Câmara onde fez que os habitantes renovassem o juramento de fidelidade a el-rei. Ordenou em seguida um Te-Deum na Igreja de N. S. da Graça, exigindo ao mesmo tempo, manifestações de regozijo público, em que fosse victoriado o rei de Portugal”.


E aqui Fidié se nos apresenta mau, inquisitorial. Tripudiar sobre uma população inerme, vencida; obrigá-la a erguer vivas a uma entidade que há pouco varrera de seus corações; arrastar para o cativeiro espiritual, almas sedentas de liberdade; exigir festas públicas, e obrigar a isso, uma comunidade arrasada pelo trauma que lhe deixara a perda de um ideal violentamente arrasado; e o gesto de nenhuma nobreza, que se não devia afinar com a bravura de um chefe militar da estatura de Fidié. A quanto monta o ódio, a vaidade humana.


Sim, porque Fidié não era um comandante que se medisse pela bilota de muitos então existentes. Era um oficial bravo e culto.


Voltando a Portugal, depois que D. Pedro lhe restituiu a liberdade e lhe permitiu o regresso à Pátria, lá, na terra lusíada, continuou a servir, laborando pelo engrandecimento do pequeno mas heróico povo, que assombrou o mundo pelos feitos gloriosos, pelas luminosas páginas que escreveu na História da Humanidade.


Assim, em 1825 era nomeado primeiro Comandante do Colégio Militar, do qual passou a Diretor em 1837 e nesse cargo permaneceu até 1848. Escreveu obras, entre as quais a denominada: “Vária Fortuna de um Soldado Português”, em que descreve sua passagem pelo Piauí.


Fidié deixa Oeiras em novembro. Na sua ausência começou a ebulir o caldeirão das idéias separatistas. A sua presença teria, certamente, retardado a cousa. Não a teria impedido, porém.


No relógio do Tempo estava marcada a Hora Brasileira, e esta chegara; e não havia conter o fluxo patriótico que extravasava de todos os peitos. As baionetas seriam apenas uma frágil, passageira muralha. A avalancha que se engrossava, levaria tudo de roldão, como essas enxurradas violentas, que arrastam na sua correnteza, obras de arte seculares, consideradas indestrutíveis pela ancianidade e pela solidez.


Em Oeiras se trama e se confabula contra jugo português. Há intrigas, conversas, delações. As autoridades são precatadas.


No fim do ano de 1822, exatamente no dia 31 de dezembro, o vigário colado da Freguesia, o Padre Dr. José Joaquim Monteiro de Carvalho e Oliveira, que com olhos de lince, há muito notando certas manifestações contra o domínio português, apresentou uma representação à Junta Governamental em que pedia a convocação, para o dia seguinte, 1º de janeiro, de um conselho civil e militar, para tratar de assunto grave.


O Presidente da Junta, o Revmo. Padre Matias Pereira da Costa, se deu pressa de fazer a convocação e mandou avisar as pessoas mais importantes da cidade.


Às 7 horas da manhã do dia 1º de janeiro, chegavam a palácio, um a um, os convocados. Vieram sem saber o porque da convocação.


Apresentaram-se muitos. Citaremos apenas alguns, que a lista é grande. Assim, entre outros: o Dr. Francisco Zuzarte Mendes Barreto, Ouvidor Geral; o Dr. Bernardino José de Melo, Juiz de Fora; Antônio Martins de Abreu, Vereador mais velho; Inácio de Loiola Mendes, terceiro Vereador; Roque Gomes Ferreira, procurador da Câmara; Brigadeiro Manuel de Sousa Martins, Tesoureiro da Junta da Fazenda; Te. Cel. Joaquim de Sousa Martins, Comandante da Guarnição, encarregado da defesa da cidade; Capitão-mor João Nepomucano Castelo Branco, Comandante da Polícia; e outros, entre os quais, vários tenentes-coronéis, tenentes, alferes, etc., ao todo trinta e três, inclusive o autor da convocação, o Pe. Dr. José Joaquim Monteiro de Carvalho Oliveira.


Entre os presentes, alguns pertenciam ao bloco dos que tramavam a separação. Estavam ali apenas atendendo ao convite, mas sem conhecimento do que se ia  tratar.


Reunidos, logo mandou o Presidente da Junta ler a representação, pedindo para a mesma a atenção de todos. A leitura do documento estarreceu. Um arrepio nervoso correu por sobre a assembléia. Vejamos o que disse um escritor piauiense:


“Burburinhou, desde logo, um sussurro assombrado pela sala e os implicados se viram descobertos. Uma ansiedade dolorosa, que o terror aumentava, cahiu sobre os circunstantes...” (8).

Convidado a declinar os nomes dos facciosos, pediu o vigário colado, que o absolvessem disso, escusando-se com a sua qualidade e com a função que exercia. Aceita a escusa, mandou a Junta que o Conselho deliberasse. Este concluiu pela prisão dos sediciosos, à qual se seguiria depois a devassa.


Mandou depois o Presidente que cada um fosse a uma sala separada, e ali escrevesse em uma cédula, os nomes dos apontados como sediciosos.


Apuradas as cédulas, colheu-se este resultado: “em 12 delas apareceu o nome de José de Sousa Coelho Farias; em 11, o de José Félix Barbosa; em 9, o de Lourenço de Araújo Barbosa, conhecido por “Garrincha”; em 6, o de João Barbosa de Freitas; em 5, o do Tenente Inácio Gomes Corrêa; em 2, o de João Lobo Fróes; em 1, o de Francisco Nunes de Sousa”.


A prisão dos denunciados foi logo deliberada. Entretanto, apesar da presteza da ação, apenas um foi encontrado: José de Sousa Coelho Farias, exatamente aquele cujo nome aparecera em 12 cédulas. Os mais tinham azulado.


O ano de 1823 começara assim. A Junta do Governo não se sentia segura. Algo lhe dava a entender que os filhos da terra, apenas aparentavam obedecer à Constituição portuguesa; no fundo eram todos separatistas. A cidade vivia em bulício 

constante e a Junta em sessões permanentes.


Correios, de vários pontos, entravam na cidade e dela saíam, trazendo e levando ofícios, proclamações, ordens.


A idéia da separação se alastrava. Havia adeptos por toda parte. No seio da própria força surgiram simpatizantes. Assim é que Fidié, cedo notou, em Parnaíba, que o regimento de cavalaria simpatizava com a causa brasileira. E então fê-lo retornar a Oeiras.


Não raciocinou bem o Comandante das Armas. Debaixo de suas vistas, seria mais fácil o controle dos cavalarianos. Em Oeiras, certamente não. Com esse ato favorecia Fidié, indiretamente, à causa da emancipação.


Cada dia chegavam à Velhacap, noticias de adesões ao movimento emancipacionista. Aqui e ali a idéia crescia. Essas notícias iam despertando os tíbios, encorajando os decididos.


Entretanto, no Piauí, grande, numerosa era a população portuguesa. Discursando no Parlamento de Lisboa, pouquinhos dias antes do Grito do Ipiranga, precisamente no dia 2 de setembro, afirmava o Deputado, Padre Domingos da Conceição, que no Piauí, havia 70.000 portugueses. Isto era motivo bastante para sentir-se que a cousa não se resolveria aqui, a favor da causa brasileira, senão com lutas cruentas, com derramamento de sangue. Era preciso, pois, calma e tato.


ROCHA POMBO, emérito historiador patrício, no vol. IV, página 93, de sua magnífica História do Brasil, escreveu isto:


“Na província do Piauí, a tormenta estava preparada. Sente-se que ali agora não se respira: anseia-se”.


E um pouco mais adiante:


“A independência por ali não se há de fazer sem lutas porfiadas e sangrentas. É naquela parte do território que se acha mais condensado e mais forte o elemento português; é por isso mesmo que mais há de custar ali a vitória dos patriotas”. (9)


Os piauienses sabiam disso, mas não esmoreciam. Leonardo de Carvalho Castelo Branco, nascido em 1789, no termo de Parnaíba, desde cedo, ao lado do Dr. João Cândido de Deus e Silva e do Cel. Simplício Dias da Silva, levantara a bandeira da independência. Teve, como os outros, de fugir para o Ceará. E ali, continuou desassombrado, na pregação dos seus ideais. Encontrou eco naquele povo irmão. Aliciou gente, constituiu batalhões e regressou à sua terra, disposto a varrer o elemento estranho. Em 22 de janeiro conquista Piracuruca e proclama a independência.


Dali ruma para Campo Maior. À sua aproximação, a soldadesca portuguesa, ou porque se atemorizasse, ou porque simpatizasse com a nossa causa, declarou-se disposta a não combater. Os soldados, aos brados se dirigiram aos comandantes Te. Cel. José Antônio da Cunha Rabelo e Te. Egídio da Costa Alvarenga, declarando que não lutariam com os “carcundas”, apelido dado aos brasileiros. Ou evacuariam a vila, ou eles desertariam. Os chefes não tiveram outra opção, que senão desocupar a praça. Leonardo Castelo Branco parecia o homem fadado para expulsar de nossa terra o elemento intruso, indesejável. Campo Maior foi ocupada.


Leonardo era um homem de ação. No ardor dos seus 33 anos, - idade áurea, que tem assinalado tantos sulcos profundos na História, com que morreu Alexandra Magno e com que foi imoldo o CRISTO -, não tinha às vezes, a prudência que era de exigir-se.


Depois das vitórias de Piracuruca e Campo Maior, planejara invadir o Maranhão e ocupar a vila de São Bernardo, que sabia desfalcada de tropas, pois as existentes, tinham sido enviadas e engrossar o exército de Fidié.


Homem leal, supunha Leonardo, fidelidade nos outros. No momento em que distribuía uma proclamação escrita em Piracuruca, eis que se lhe apresenta o Capitão José Antônio Correia, e declarando-se simpático à causa brasileira, convida-o a passar à banda ocidental do Parnaíba. Leonardo aceita o convite. Ao chegar à localidade Repartição, prende aquele militar, o nosso herói. E temendo revide dos brasileiros, logo envia Leonardo, seguido por uma escolta de confiança, para São Luiz, onde, metido em ferros, ficou preso na fortaleza de Santo Antonio da Barra. O oficial encarregado de escoltá-lo, o Te. de Cavalaria João José Alves de Sousa, foi promovido a Capitão, por haver desempenhado bem a missão importante.


Um escritor dos acontecimentos, diz que ao chegar a São Luiz, foi Leonardo recebido por enorme massa. O povo curioso se aglomerou nas ruas para ver passar o herói piauiense.


Foi processado, tratado com enorme severidade, a tal ponto que chegou a correr nos sertões a notícia de sua morte, notícia que o Jornal o “Conciliador” se apressou em desmentir.


Remetido pra Lisboa, ali é recolhido à cadeia do Limoeiro, no dia 2 de junho de 1823.


Estava encerrada a brilhante, meteórica jornada cívica do nosso herói. No cárcere, não teve conhecimento da marcha vitoriosa dos ideais por que se batera destemeroso e altivo.


Fidié, em Parnaíba, recebe reforços e adestra o seu exército e se prepara para esmagar a patriotada, composta, em grande parte, de soldados bisonhos, sem preparo militar e sem armas. Enquanto isso, descem homens do Ceará. E acorrem do Piauí, de toda parte, em torrentes patrióticas.


O piauiense não se entusiasma, afirmou notável escritor coestaduano. Mas, naquele momento histórico, ninguém esteve indiferente. Todos se queriam bater por uma causa dita sagrada, porque era a causa do Brasil. Vejamos como o Dr. João Cândido, descreve o deliro daqueles dias:


“Os voluntários patriotas vinham à dezenas, arrastados pelos sentimentos, pela imitação, talvez. As próprias mulheres não ficavam indiferentes: mandavam os maridos, os filhos, os irmãos para a guerra e a fim de que levassem munições e armas, vendiam as jóias, si mais nada tinham que vender. A mulher piauiense, continua elle, mostrou nesse occasião, a grande fortaleza, o ânimo varonil de lendária heroínas. Foi inexcedível de amor pelo triumpho completo da Independência que abraçara, desde as primeiras proclamações. De todos os pontos do sertão chegavam diariamente a Oeiras e às vilas, grupos que vinham alistar-se nas fileiras da revolução. Que enthusiasmo e confiança no resultado! Que loucura no ardor com que vinham para a acção, alguns, muitos, sem armas, sem a possibilidade de adquiri-las, sem bem saber o que queriam e dispostos no entanto a se deixar trucidar pelos sabres lusitanos, desde que, assim estorvassem o passo ao seu exército!” (10)


Essa página, o que ela nos diz, é uma extraordinária grandiosidade. Lê-la, meditá-la, é convencer-se de que em nenhuma parte do Brasil se lutou mais, se sofreu, mais, houve mais heroísmo, nas lutas da Independência, que em terras do Piauí. 


A alma piauiense, naqueles dias, se encheu de uma coragem sublime, de um sublime desamor pela vida, oferecendo-a, depositando-a na ara sagrada da Pátria, em holocausto à consecução do ideal de liberdade.


Os dias correm. A ansiedade em Oeiras cresce. Sabe-se que Crateús estava em armas. Outros pontos, também. A causa da emancipação, em ascensão triunfal, ia conquistando todo mundo.


A Junta do Governo percebe o perigo. Teme seja a cidade atacada. Escreve a Fidié. Solicita-lhe o seu retorno, sem demora, à Capital, ponto naturalmente visado, como cabeça da Província.


Afinal, chega para nós a hora H. Era preciso, porém, que aparecesse um homem decidido para tomar a frente do movimento. Certamente, havia muitos cidadãos influentes na cidade. Muitos de real prestígio. Entre esses, porém, qual o indicado?


O Brigadeiro Manuel de Sousa Martins foi o homem da ocasião. No dia 23 de janeiro convocou a sua casa, todos os conjurados. À noitinha, um a um, foram chegando. O grande quadrilátero que existia, ou ainda existe, no respeitável casarão, regurgitava de caboclos, vaqueiros, de elementos de bagunça, todos aprestados para o momento. Armas e munições, havia em quantidade, tudo a que se diz , subtraído ao governo, com a conivência de João da Silva Miranda, Escrivão da Junta da Fazenda.


Ali, concentraram planos, providências, tudo acertaram. O Brigadeiro Sousa Martins assumiu a responsabilidade no movimento e, em conseqüência, o comando das operações. Ao lado de seu irmão, o Te. Cel. Joaquim de Sousa Martins, e de conformidade com os outros oficiais presentes, determina que se deve fazer naquela histórica noite. Às duas horas da madrugada, quando a cidade dormia o calmo sono dos justos, saíram para a execução do plano concertado.


O Tenente Coronel Inácio Francisco de Araújo Costa, partiu para cercar a casa do Capitão de 1ª linha, Agostinho Pires e prendê-lo.


O Alferes José Martins de Sousa, incumbiu-se de prender o Alferes Damaso Pinto da Veiga, oficial da mesma tropa, e inimigo figadal dos brasileiros.


O Te. Cel. Manoel Pinheiro de Miranda Osório e o Major Manoel Clementino de Sousa Martins, foram encarregados de tomar a Casa da Pólvora e tê-la em segurança.


Outros oficiais foram colocados com sua gente nas proximidades do quartel. Ainda outros espalharam força pela cidade. Às quatro da madrugada estava tudo executado, e sem que tivesse havido o menor incidente!!!


O dia 24 de janeiro de 1823 despontou assim, debaixo desse aparato bélico. O povo não estranhou. Parece já esperava aquilo e saiu para a rua a fim de acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.


Tanto que o Sol nasce, o Brigadeiro Manuel de Sousa Martins, em grande uniforme, cercado dos seus e à frente das tropas, ergue entusiásticas saudações à Independência e a S. Majestade Imperial, o Sr. D. Pedro I. O povo prorrompe em grandes aplausos, ovacionando a Independência e ao Príncipe. Foi um momento culminante na história de Oeiras e do Piauí. Estava selando o grande pacto de honra. A hora chegara. A hora que não era do Brigadeiro Sousa Martins, que não era de ninguém. Era de todos, porque da Pátria.


Logo convocou-se extraordinariamente a Câmara. Reuniram-se todas as autoridades, o povo em peso.


Aberta a sessão pelo Juiz de Fora, Dr. Bernardino José de Melo, a este apresenta o Brigadeiro Sousa Martins, uma proclamação e um ofício do General Labatut, Pacificador da Bahia, em que ordenava essa autoridade, a aclamação do Príncipe D. Pedro como Imperador do Brasil. À leitura desses documentos seguiram-se vivas entusiásticos a D. Pedro e à Independência. Na mesma ocasião se elegeu a nova Junta do Governo. O Brigadeiro Manuel de Sousa Martins foi eleito Presidente; Manuel Pinheiro de Miranda Osório, Secretário, e Miguel José Ferreira, Inácio Francisco de Araújo Costa e Honorato José de Moraes Rego, membros da Junta. Prestaram o juramento e logo se empossaram. De tudo lavrou-se o termo competente, que deve ter sido assinado por centenas de pessoas, a julgar-se pelo seguinte trecho do mesmo termo:


“E acordou-se que se declarasse aberta esta Vereação emquanto durassem as assinaturas, por ser impossível ultimarem-se no dia de hoje”. (11)


E aqui há lugar para uma ligeira e respeitosa observação: notável polígrafo piauiense, já falecido, porventura uma das maiores expressões das letras mafrensinas, em todos os tempos, reportando-se ao fato de haver o Brigadeiro Manuel de Sousa Martins assumindo a liderança do movimento separatista, escreveu o seguinte:


“O Brigadeiro Manuel de Sousa Martins, que tomara a frente da conspiração, não por patriotismo, nem por amor à Independência, mas despeitado por ser vencido nas eleições de 7 de abril de 1822, não quis que outro tivesse a glória da proclamação”. (12)


Cremos que não tem muita razão o Imortal Piauiense.


Gostaríamos de poder divergir do ilustre MESTRE, cuja memória reverenciamos com profundo respeito. Gostaríamos de pensar diferentemente do antigo Professor, de pouco tempo, à época de nossa mocidade, nos idos de 1924, na Cidade de Saraiva.


Entendemos que se não poderia increpar, a Bonaparte, pelo fato de haver tentado, em 1789 ou 1790, embora sem resultado positivo, assumir a chefia de um movimento de independência da Córsega. Nem porque se fez eleger, anos depois, Cônsul único, tornando-se senhor da França. Nem ainda pelo fato, sem precedentes de, em 2 de dezembro de 1804, em Notre Dame, haver arrancado a coroa das mãos de Pio VII para coroar-se, a si próprio.


Cremos que o Brigadeiro Sousa Martins era o homem do momento.


A Junta do Governo fora dissolvida. Fez-se a eleição da nova. E quem foi o escolhido, não foi Sousa Martins? A história não diz que tivesse, sequer, havido outro candidato. Logo era o reconhecimento público de suas qualidades de liderança, feito por aquela respeitável assembléia.


Pensando assim, é que ousamos escrever e que atrás fica, - palavras divergentes do pensamento do provecto escritor que foi ABDIAS NEVES, cuja memória reverenciamos com profundo respeito.


Estavam lançados os dados. O Piauí aderira à causa de D. Pedro, melhor, à causa do Brasil, e agora vai trabalhar para por fora o português opressor.


A Junta do Governo se desdobra em atividades. O dia 24, de quase nenhuma atividade, após os trabalhos da manhã. O dia 25, porém, foi cheio. Positivos conduzindo ofícios e ordens foram expedidos para Valença, Jerumenha, Parnaguá, Marvão, Campo Maior e Parnaíba. Era a palavra oficial mandando que se proclamasse, sem tardança, o Príncipe D. Pedro nosso defensor e, em conseqüência, a nossa independência.


No ofício endereçado a Fidié, era lhe ordenado que entregasse o comando das armas ao Capitão Manoel Pimenta de Sampaio e que se retirasse da Província.


No mesmo dia 25, dirigiu a Junta uma proclamação aos maranhenses. Reportando-se a este ato da Junta do Governo, diz o grande ABDIAS NEVES:

“Não teve nem vacillações, nem temores e a linguagem em que se dirigiu às autoridades maranhenses merece francos elogios pelos conceitos terminantes”. (13)


Mas, como é fácil depreender-se, vivia o nosso governo, vida de apreensões. Dentro da Província, a poderosa força de Fidié, bem armada e aguerrida. Bem perto, pelo Oeste, a vizinha Província do Maranhão, totalmente fiel a Portugal. E ao Maranhão, por isso mesmo, dispensou o governo piauiense, especial atenção. Ao longo do Parnaíba se esforçou por manter numeroso corpo de tropas porque a Junta estava persuadida de que a maior ameaça ao Piauí, era o vizinho de além Parnaíba. Precisava, pois, trazê-lo de olho.


Havia muita gente. Patriotas chegavam todos os dias, aos magotes. Mas, onde as armas? Diante da situação se dirige a Junta do Governo, ao General Labatut e lhe pede socorro de armas e oficiais para guiar os nossos homens “ao campo dos louros”.


Enquanto isso “Fidié comunicava haver solicitado do governo de São Luiz, um reforço de 300 homens e do ministro da guerra, em Portugal, o auxílio de um batalhão”. (14). Essas notícias inquietavam a Junta, que se aforçurava em providências no sentido de obter armas e munições e outros recursos para a defesa da causa.


Vão as cousas assim, quando Fidié se inteira de tudo quanto se passava no sul da Província. Ruge de cólera. E sem esperar os recursos bélicos pedidos a Portugal resolve marchar contra Oeiras.


No dia 1º de março deixa a terra de Simplício Dias, com um exército bem aguerrido, apoiado por onze peças de artilharia, armas e munições em grande cópia.


Vem em marcha acelerada. Até Piracuruca, apenas escaramuças ligeiras.


Oeiras sabe da sua vinda e procura cortar-lhe o passo. Campo Maior seria, melhor, as margens do riacho Jenipapo, nas proximidades de Campo Maior, seria o palco, o lugar do encontro, o ponto onde os patriotas convenceriam ao bravo Cabo Português, que ele não poderia mais vir à Capital.


No dia 12 de março, as últimas providências se tomavam, pois era sabido que Fidié não estava longe, e vinha em grande marcha.


No dia 13 de março - dia da grande refrega - manhã cedo, se reúnem os nossos defronte da Igreja de Santo Antonio, no coração da vila. São uns 2.000 homens; uns quinhentos soldados. O resto é a caboclada alegre, valente, sem preparo e sem armas. Clavinotes velhos, espadas velhas, velhos facões, espetos, talvez até cacetes, são as suas armas. E com elas esperam a melhor. Esperam, com elas, trazer rendido, maniatado, aquele homem temido de quem se contava um mundo de cousas.


Depois de breve instrução, dão os comandantes ordem de marchar. E lá se vão, intrépidos, descuidados, até garbosos aqueles homens, que marcham para a morte como se fossem para uma festa de bodas.


Rumava para o riacho Jenipapo. Por ali passaria Fidié para alcançar a vila. Fizeram alto, e ocultaram-se nas ribanceiras do histórico riacho, nos tufos de matos e esperaram.


Não tardou e os exércitos se defrontaram. Seriam nove horas. Iluminava o Sol, esplendidamente, o vasto anfiteatro, sempre calmo, e que iria assistir horrorizado, à maior batalha, travada, em qualquer parte, nas lutas da Independência.


Dentro em minutos a campina se conflagra. O céu atroava com o estrondo das peças de artilharia, com o estampido das armas de fogo, com as vozes dos comandantes e com os gritos de dor dos que tombava.


Os nossos caboclos marchavam contra aquelas armas infernais, que não conheciam, no desejo insensato de fazê-las calar, e iam morrer, despedaçados, a dois passos das mesmas. 


O Português se impacientava de ver tanta resistência em homens, que parece, vieram de propósito para morrer.


As peças cuspiam fogo e varriam tudo: à frente, abrindo em nossas hostes, claros enormes, que, para logo, se preenchiam. Dir-se-ia, estaremos todos aqueles homens que, caricaturescamente enfrentavam canhões com facões e espetos, tocados de nojo pela vida, e da volúpia nirvânica da morte.


Às duas horas da tarde, o campo era uma floresta de cadáveres e de feridos. Todos, de ambas as partes estavam fatigadíssimos. Os piauienses e cearenses tiveram ordem de retirada, que se fez sem grandes baixas, porque Fidié não mandou perseguir os vencidos. As nossas baixas foram grandes: - “542 prisioneiros e mais de 200 entre mortos e feridos”. (15).


Notável escritor, coestaduano, reportando-se à batalha do Jenipapo, disse:


“Não há, aliás, em toda a luta pela independência no Ceará, nesta província e na do Maranhão, uma página mais pavorosamente grandiosa que a da batalha do Jenipapo - a mais importante das que foram feridas”. (16)


Fidié venceu, mas teve receio de seguir. Os patriotas no fragor da luta lhe deram um grande prejuízo. Subtraíram-lhe armas, munições, dinheiro e despojos que traziam de Parnaíba. Isso mudou o rumo das cousas. Já não sonhava atacar Oeiras, pelo menos no momento. Rumou para o Estanhado, às margens do Parnaíba, hoje União. Alguns dias depois atravessou o importante rio e pensou no Maranhão. Não voltaria mais ao Piauí, senão como prisioneiro.


No Maranhão lutou meses a fio, como um bravo. Ali as nossas hostes, irmanadas com tropas cearenses, em constantes combates, foi reduzi-lo e aprisioná-lo no começo do mês de agosto de 1823.


No dia 7 de agosto de 1823, lavrou-se na Igreja Matriz de Caxias, o ato solene da aclamação de D. Pedro, perante o grande mundo e o povo satisfeito. Esteve presente ao ato, o Brigadeiro Manuel de Sousa Martins, que desde julho se encontrava no Maranhão aonde fora como um motivo de forte encorajamento às nossas forças.


Do que vai dito, um tanto à ligeira, vemos como foi importante a contribuição do Piauí nas lutas da Independência.


Lutamos heroicamente, aqui, em nosso território, contra um inimigo poderoso, contra uma colônia sobremodo grande, como o proclamou um dos maiores historiadores brasileiros. (17).


Travamos aqui uma batalha campal terrível pelo entre choque dos combatentes, admirável, incompreensível, quase inacreditável, pelo fato de homens armados de espetos, de espadas, de chuços - armas medievais - , enfrentarem um exército aguerrido, apetrechado de armas modernas; comandado por um oficial europeu, cuja bravura ninguém desmerece; um oficial que pelos feitos aqui realizados, em chegando de volta a Portugal, foi premiado com os maiores postos e encargos da hierarquia militar.


A contribuição do Piauí nas lutas da Independência é relevante. Depois de expulsarmos o português de nossa Província, levamos as nossas armas ao Maranhão, e ali, irmanados com tropas cearenses ao mando do bravo Cel. José Pereira Filgueiras, derrotamos os exércitos contrários à causa emancipacionista, estabelecendo a paz na Província transparnaíbana.


E o Maranhão reconheceu, proclamou e agradeceu, o feito das nossas armas e das do Ceará, na expulsão do português.


Em 3 de setembro de 1823, dirigia o senado da Câmara de São Luiz do Maranhão, o seguinte ofício aos Chefes do exército expedicionário do Ceará e do Piauí:


“Ilmos. e Exms. Srs. - Não nos é possível explicar o contentamento que tivemos com a recepção da felicitação, que V. Excs. nos fizeram a honra de dirigir. Nós nos congratulamos belo bom successo, que tiveram as nossas fadigas; vendo em tão breve tempo e com a menor effusão de sangue proclamado na nossa pátria o feliz systema de independência com obediência ao Sr. D. Pedro I, imperador constitucional do Brasil e seu defensor.


          Resta-nos agradecer a V. Excs. o desvelo que tomaram sobre esta província, onde o despotismo português estava sobremaneira opprimindo os verdadeiros brasileiros. Fazemos por tantos benefícios os mais sinceros votos pela prosperidade de V. Excs.; e ao mesmo tempo desejamos, que, ainda voltando aos seus paizes, conservem com esta província aquella fraternidade, que mostraram com tanto excesso para a proclamação de um tão feliz sistema.


          Deus guarde a V. Excs. - Maranhão, em Câmara de 3 de setembro de 1823. - Ilmos. e Exms. Srs. da junta expedicionária do Ceará e Piauhy. - Rodrigo Luiz Salgado, Presidente. Manoel Bernardes Lamagner. Francisco Correa Leal. Antonio José Guilhon. Raimundo Ferreira d’Assumpção Parga. Joaquim Mariano Ferreira. Manoel Raymundo Correira de Faria”. (18).


O Brigadeiro Manoel de Sousa Martins, todos sabemos, teve papel preponderante na proclamação da Independência no Piauí e nas lutas que se seguiram.


Não descansou um só momento desde o instante da proclamação. Aceitando a responsabilidade maior, teve, não há dúvida, também o ônus maior. E grangeou, naqueles dias, a estima, o respeito e a consideração dos membros do governo, e certamente do povo.


É possível, que anos depois tivesse, pelo próprio poder de que se achava revestido, cometido atos de força. E, certamente, os praticou. Muita gente o atacou e lhe fez guerra encarniçada. Não teria sido ele a figura que foi, se não tivesse tido muitos inimigos.


A fama odienta de homem mau, que lhe grangearam, pode bem ter sido uma das maneiras (e se tal se deu desonesta), de combatê-lo. Depois, a fantasia popular, nas suas estórias e nos seus cantares, andou romanescamente exagerando a figura do Visconde da Parnaíba, ao sabor da inspiração e má vontade dos menestréis.


Foi o homem do momento. Prova é que em 29 de agosto de 1823, os seus pró-homens se dirigiram em ofício, ao Sr. Ministro da Guerra, João Vieira de Carvalho, pedindo a promoção do Brigadeiro Sousa Martins, a Marechal de Campo e que levasse S. Exa., o pedido a S.M. Imperial. O pedido se baseava exatamente no reconhecimento do papel preponderante de Sousa Martins na causa da Independência. (19).


O Piauí, apesar de pequeno e pobre, deu nas lutas emancipacionistas, uma contribuição que hoje nos orgulha.


Ainda chegará o dia em que a Nação inteira há de reconhecer o quanto fez o nosso Estado pela vitória completa dos ideais lançados ao Brasil com o Grito do Ipiranga.


E agora, quando se celebra o Sesquicentenário de nossa Independência, evocando o passado, rendemos o nosso sincero preito de veneração e respeito ao Piauí de ontem, aos heróis que tombaram gloriosa, mas anonimamente, levados tão somente do desejo sublime de ver a Pátria livre e soberana.


E nos alegramos porque o sacrifício valeu. Não foi em vão que regamos do sangue generoso de nossa gente, as margens históricas do Jenipapo. Ajudamos a libertar este Gigante, que hoje se impõe no concerto universal, e que no palco das nações livres, constitui motivo de alta admiração.


Alegramo-nos também pelo fato de hoje, Portugal e Brasil, que sempre comungaram a unidade lingüística, estarem fraternalmente unidos, de tal forma, que já comungamos como que uma espécie de unidade política.


Alegramo-nos pelo fato de saber que os restos mortais de S.M. Imperial, o Sr. D. Pedro I, estão no Brasil e aqui repousarão para sempre.


A entrega dos restos mortais de D. Pedro, feita à nossa, pela nobre Nação Portuguesa, constitui, como bem o disse o eminente Presidente da República, S. Exa., o Sr., General Emílio Garrastazu Médici: - “um gesto fraterno, raro e generoso, exprime a certeza de que são permanentes e inquebrantáveis os vínculos raciais, a comunhão de sentimentos, a afinidade de espírito e a vocação cultural que unem os nossos povos”.


Alegramo-nos e concitamos a todos os oeirenses a trabalharmos pela, cada vez mais crescente prosperidade de nossa terra.


Oeiras tem uma destinação histórica a cumprir. Todos os seus filhos somos responsáveis por este destino. 


Lutas estéreis, competições que não visem ao bem comum, devem ceder lugar ao grande e sadio combate por esta que é a mãe do Piauí.


Trabalhemos para que um futuro, que desejamos super-próximo, os ideais democráticos sejam aqui um fato. Para que o Povo, suficientemente esclarecido, possa forrar o espírito desta renúncia de que nos fala BILAC, - renúncia que faz ver apenas o bem coletivo, pois ela, no pensar do Imortal Poeta, é a geradora poderosa das grandes pátrias.


Neste ano do Sesquicentenário, Senhores, volvamos o olhar ao passado e façamos uma aliança sublime: trabalhar, orgulhosamente, pela nossa Oeiras, pelo Piauí, pelo Brasil.



1. 1 - ROCHA POMBO - “Historia do Brasil”, vol. IV, pág. 63, Edição da W.M. Jackson Inc., 1942.

2. 2 - Obra cit. Vol. IV, pág. 61.

3. Idem, idem, idem, pág. 62.

4. Idem, idem, idem, pág. 63.

5. Idem, idem, idem, pág. 67.

6. PEREIRA DA COSTA - “Chronologia Histórica do Estado do Piauhy, pág. 144.

7. Idem, idem, idem, pág. 144.

8. ABDIAS NEVES - “A Guerra de Fidié”, pág. 37.

9. Idem, idem, idem, pág. 38.

10. Idem, idem, idem, pág. 126.

11. PEREIRA DA COSTA - “Chronologia Histórica”, pág. 163.

12. ABDIAS NEVES - “A Guerra de Fidié”, pág. 48.

13. Idem, idem, idem, pág. 51.

14. Idem, idem, idem, pág. 59.

15. Idem, idem, idem, pág. 106.

16. Idem, idem, idem, pág. 102.

17. ROCHA POMBO, “História do Brasil”, pág. 93.

18. PEREIRA DA COSTA - “Chronologia Histórica”, pág. 200.

19. Idem, idem, idem, idem, pág. 199.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Missivas de Elisabeto Ribeiro Gonçalves

Dr. Elisabeto Ribeiro Gonçalves


Belo Horizonte, 24 de agosto de 2022.

 

Meu querido amigo, Poeta ELMAR CARVALHO,

 

Recebi há uma duas semanas o seu opúsculo, OEIRAS NA ALMA E NO CORÇÃO.

Nem preciso dizer-lhe, Poeta, que fiquei (fiquei, não, estou) muito feliz com o presente, um régio presente.

Oeiras, minha velha e amada Oeiras, deve-lhe muito. E é uma dívida gigante, impagável, dessas que nenhuma moeda, de prata ou mesmo ouro, pode abater. Mas, se o vil metal (será mesmo vil, poeta?) não pode reduzi-la, um único sentimento, aninhado bem fundo em nossos corações oeirenses,  pode fazê-lo ou, pelo menos, tentar: a gratidão.

Nessa linha de tentar mostrar-lhe um mínimo desse sentimento de gratidão, não lhe fez nenhum favor a Câmara Municipal  em outorgar-lhe o Título de Cidadão Honorário de Oeiras. Poeta, minha cidade, Oeiras, por maiores que sejam seus méritos e por mais notáveis que sejam sua história, suas conquistas, seu passado de glórias, suas lendas e seu presente de realizações, com tudo isso, Poeta, e tudo isso é verdade verdadeira, Oeiras não o honra com essa comenda, com esse título, mas é você que acrescenta, que a honra, que a enobrece.

Eu, confesso-lhe sinceramente, gostaria de integrar a Câmara Municipal de Oeiras, gostaria de ser um desses cidadãos oeirenses ilustres e iluminados que, endossando a oportuna e justa iniciativa do vereador Neander Francisco da Silva Moura, apoiaram a concessão do título a você.

Mas, fique certo, Poeta, que, não obstante afastado fisicamente de minha terra, emocionalmente eu sou, antes de tudo, oeirense, por nada neste mundo  renuncio a esse privilégio e como oeirense, eu estava presente à sessão que o distinguiu com título e o assinei também, transbordando de orgulhoso e inebriado, como os outros Colegas, da mais sincera gratidão a você.

De agora em diante poderei, legitimamente, me gabar que nasci numa cidade que escolheu um homem e cidadão do seu porte intelectual e ético para ser um de seus filhos. Veja bem, Poeta, eu sou oeirense, e obrigatoriamente teria de sê-lo, por ter nascido lá; ao contrário, você, sem ter nascido em Oeiras, e unicamente por suas avultadas qualidades e por tanto amor dedicado a ela, foi intimado a ser também filho de minha cidade. Isso é pra poucos!

Agora, ambos somos oeirenses: eu, obrigatoriamente, por ter nascido do ventre de Oeiras; você, não, você foi convidado a ser filho da antiga Vila o Mocha, do que faz toda a diferença.

Acho que, em correspondência anterior, citei o grande poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade, filho de Itabira, cidadezinha próxima de BH: Itabira é apenas um retrato na parede, mas como dói. Eu diria que Oeiras, apropriando-me de palavras suas, “é também um retrato,  não só na parede, mas também na alma e  o coração”.

E no coração estão grandes amigos de minha infância, citados por você: Ferrer, grande intelectual, cronista de mão cheia, um dos melhores e maiores amigos meus, costumava chamá-lo de Farroz; seus irmãos, Luiz Toscano, Afonsina, Benedito...Seus pais, Lilásia e João Burane, eram grandes amigos dos meus; Luiz Ronaldo, Luiz de Xé, meu primo (falecido); Jose Ribamar de Matos, poeta e  tantos outros.

Como esquecer de Gerson Campo, poeta bissexto, talvez, mas com poemas lindos. Nogueira Tapety: cresci em Oeiras ouvindo falar da sensibilidade e talento do grande poeta que ele fora. Um dos seus sonetos mais conhecidos e recitados – Senhora da Bondade – andava na boca do povo e na minha. Grande Poeta...! 

Você certamente conhece a obra de Nogueira Tapety e eu guardo na memória o belíssimo “Senhora de Bondade”:

Não te quero por tua formosura

De Rainha da Graça entre as mulheres;

Quero-te, porque és boa, porque és pura

E, inda mais, porque sei que tu me queres.

 

A beleza exterior nem sempre dura,

E a d’alma, esteja tu onde estiveres,

Ungirá de virtude e de doçura

Tudo em que a  bênção deste olhar puseres.

 

Eu sou artista – encanta-me a beleza.

Em ti, porém, abstraio-a inteiramente,

E penso amar-te, assim,  com mais nobreza,

 

Pois se te esqueço a forma e a mocidade,

É para amar em ti unicamente

A Encarnação Suprema da Bondade.

 

Outros sonetos belíssimos como “Camoniano”. “Holocausto”, “Restos” “Ad eterno”, “Adoração” Enfim, vale a pena ser lida e relida  toda a produção poética do grande vate Nogueira Tapety .

Minha infância em Oeiras, ah se me lembro...!  Eu formava, com meus dois irmãos mais próximos (Luiz, falecido, e Paulo de Tarso) um trio da pesada: toda travessura, tudo que não de tão bom acontecia na cidade, era imediatamente atribuído ”aos moleques de doutor Tarso”, nosso pai, médico. Vida mansa, não Elmar?

Bem, estimado Poeta, já escrevi mais do que devia e certamente seu tempo, além de curto, é precioso.

                Anatália, minha irmã, tem muita e sincera  amizade e admiração  por você.

Fico-me por aqui, Poeta, com o afetuoso abraço do amigo,

Elisabeto

 

Enviei a seguinte carta eletrônica ao prezado amigo:

 

Caro amigo Dr. Elisabeto,

Fiquei muito feliz e comovido com suas belas palavras.

Sei que não as mereço na íntegra, mas mesmo assim fiquei lisonjeado em tê-las lido.

Acabei há pouco, na reunião da APL, de comentar sua carta virtual e virtuosa, ao confrade e amigo Moisés Reis, que lhe teceu justos elogios.

Seu texto tem as mesmas virtudes e sabor das antológicas missivas dos grandes escritores de outrora.

Eu gostaria de saber se posso publicá-la em meu blog e outras redes sociais?

Muito obrigado, caro amigo, por suas lindas e bondosas palavras.

Forte abraço.

Elmar Carvalho

 

O nobre Dr. Elisabeto Ribeiro Gonçalves, um dos maiores oftalmologistas do Brasil, me respondeu da seguinte forma, em outra missiva paradigmática, verdadeira obra-prima:

 

Belo Horizonte, 29 de agosto de 2022.

 

Meu estimado Poeta e amigo ELMAR CARVALHO,

Acabei de ler o que você me escreveu a propósito da carta que lhe enviei, via e-mail, há poucos dias. Terminei a leitura com a firme convicção de que houvera um engano e que eu não seria o destinatário de sua correspondência. Pois não mereço os elogios nem seus nem os do Moisés Reis, cidadão, como eu, de Oeiras e filho de um dos maiores intelectuais oeirense, Hipólito Reis, muito amigo dos meus pais.

O Moisés é mais novo que eu, mas vivemos praticamente os bons tempos de meninice descuidada na primeira capital piauiense, a Vila do Mocha, depois Oeiras. Nessa época, Elmar, a meninada, até os 15 anos, usava calças curtas. E o trocar as curtas pelas compridas consistia   num verdadeiro ritual de passagem, com as quais conquistávamos o direito à doce atividade do flerte, da conquista, do namoro.  Regulando com a minha idade estava o irmão do Moisés, Pedro, um dos grandes e bons amigos de minha vida de total e plena irresponsabilidade em Oeiras. Irresponsável, descuidada, feliz e generosa a minha e a vida dos amigos, entre eles Pedro.  Família de intelectuais, a começar pelo pai, Hipólito. O mais velho dos irmãos (Antônio Epifânio) é intelectual de mão cheia, cedo mudou-se para São Paulo, onde acredito viver até hoje.

Eram tempos de assalto às quintas oeirenses em busca das saborosas mangas (rosa, principalmente), dos suculentos umbus, goiabas e araçás. Moisés também deve ter participado dessas molecagens, desses “pulares” de cerca das quintas do meu avô, Cel. Orlando, do “seu” Mário Freitas, do “seu” Tibério Siqueira, do “seu” Doca Nunes e dona Clarice Reis.

Eu sempre me pergunto se o passado existe e minha resposta é não. O passado, como o entendemos, é invenção puramente humana, dessa mania que temos de dividir o tempo para que ele funcione como uma espécie de quarto de despejos onde jogamos tudo o que não nos serve mais, ou que já perdeu a importância ou, pelo menos, parte dela. Mas nada deixa e existir, nada perde sua importância. O menino que fomos continua em nós, somos os mesmos moleques de anos atrás, e foi esse menino e essa menina, esses moleques irreverentes com as normas dos adultos, dos mais velhos, que inventaram e pariram as mulheres e homens que hoje somos.

Alguém já disse que o menino é o pai do homem. Se o homem, o adulto são o presente, não há como abrigar, lado a lado, a noção de passado e presente, mas de futuro, sim, essa mata fechada que tanto nos assusta, nos assombra quanto seduz. Mas, o que podemos fazer? Enfrentá-lo e incorporá-lo ao nosso presente.

Já me alonguei demais e a culpa é de sua generosidade. Não sei se vale a pena, mas você tem autorização para dar a minha carta a publicidade que achar conveniente. Mas não sei mesmo, repito, se   vale a pena!

Não, não tenho palavras bondosas para você, mas, sim, palavras e sentimentos verdadeiros, sinceros.  Anatália, minha querida irmã, é minha cúmplice nessa admiração e carinho por você, pois, por seu intermédio, pudemos nos corresponder e estreitar a amizade. E isso me deixa muito feliz: finalmente não é todo o dia que temos a grata oportunidade de ter um Poeta na relação de amigos.

Abraços afetuosos do amigo que o estima e admira muito,

Elisabeto

 

Acabei de lhe encaminhar o seguinte bilhete em resposta:

 

Caro amigo Dr. Elisabeto,

O amigo, com essa nova carta, acaba de provar que a minha resposta era mesmo para o seu destinatário, nela nomeado.

Essa carta, que ora estou a responder, se reveste das qualidades da anterior, o que demonstra, por a mais b, que o amigo é mesmo um extraordinário missivista, tanto pelo estilo, quanto pelo conteúdo.

Vou fazer a publicação solicitada.

Forte abraço.

Elmar Carvalho   

domingo, 28 de agosto de 2022

Seleta Piauiense - Francisco Miguel de Moura


 

 LEMBRAR E VIVER

 

                            (p/Mecinha, a mãe)

 

Francisco Miguel de Moura (1933)

 

Sainha comprida,

De pano estampado,

No meio da perna...

E blusa fofinha.

Cabelo comprido, cuidado,

Ligado a colorido pente...

 

Deixar de te amar? Nunca!

Tudo como era, está agora:

O amor que venceu batalhas,

Ganhando tempo do tempo,

      O jardim florido.

 

Besta não tem saudade,

Besta é quem contradiz.

Deixar de lembrar, por quê?

       Em qualquer idade

       Amar é ser feliz.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Bate-papo literário sobre Histórias de Évora

 


Convidamos toda a comunidade leitora para o retorno dos nossos encontros presenciais, sábado dia 27 de agosto, na Unidade Escolar Mathias Olímpio, às 17h, o qual discutiremos, com a presença do escritor Elmar Carvalho, a obra “Histórias de Évora”. Elmar Carvalho é um grande nome da literatura piauiense, autor de vários livros em prosa e em verso, destacando-se Rosas dos ventos gerais, Lira dos cinquentanos, Confissões de um juiz e Histórias de Évora.

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quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Cavaco patriótico



Cavaco patriótico 


Carlos Rubem 


O ano de 1972 não me foi só marcante por ter, aos 13 anos, conhecido a minha primeira namorada, a Raimunda. Baixota de roliço par de pernas, cabelos curtos a lá Elis Regina. Loirinha dos olhos esverdeados, bonita. O inaugural beijo na boca se deu no escurinho do Cine Teatro Oeiras.


A grandiloquência das comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil pelo país afora, também, renderam-me indeléveis marcas. Correr com a tocha do Fogo Símbolo da Pátria deixou-me a impressão de pertencimento nacional.


No início daquele ano foi criado o Instituto Histórico de Oeiras, instituição cultural que muitas ações benfazejas já promoveu. De sorte que, em parceria com o município, encetou um movimento patriótico que mobilizou a cidade, inclusive a realização de palestras proferidas por ilustres convidados e corifeus de seu quadro social.


Somente tempos depois tive a compreensão do contexto histórico em que se vivia naquela época. O extremismo político recrudescia-se!


Pelo que sei — e pouco sei —, em nível nacional, ao ensejo do Bicentenário do Brasil, está sendo fundido moedas trazendo esfinges alusivas a esta efeméride.


No Piauí, ainda no ano passado, o governador Wellington Dias constituiu um especial Conselho visando planejar e executar uma programação relativa à memória do Grito do Ipiranga, em âmbito estadual, por óbvio. 


Sábado passado (20.08.2022), durante solenidade havida na Academia Piauiense de Letras - APL — abelhudo que sou — questionei ao Presidente Zózimo Tavares, jornalista, se sabia algo a respeito das tratativas porventura havida no dito Conselho. 


Cingiu-se em me dizer o que está sendo aventado no âmbito daquela Casa de Cultura. Presente o Presidente do Conselho Estadual de Cultura, o imortal Nelson Nery Costa, apresentou vagas informações a respeito do assunto por mim levantado. Menos mal!…


Em Oeiras — e em outros municípios piauienses — nada é sabido, até agora, acerca das possíveis movimentações cívicas à altura da simbologia que encerra 07 de Setembro.


Estamos a cerca de duas semanas daquela máxima data nacional. Abstraindo-se os chamamentos de ordem partidária tanto da situação quanto da oposição — está chegando a terceira guerra mundial — nada de motivador é anunciado que seja, com a dignidade merecida, festejado o Bicentenário em apreço. 


Ou este cavaco não passa de uma tolice da minha parte?