tag:blogger.com,1999:blog-7699958275669972662.post6610560159174356105..comments2024-03-28T12:11:09.696-03:00Comments on Elmar Carvalho: HISTÓRIAS DE ÉVORA - Capítulo IPoeta Elmar Carvalhohttp://www.blogger.com/profile/10287596298056408543noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-7699958275669972662.post-50350942493734978962016-04-17T07:22:53.879-03:002016-04-17T07:22:53.879-03:00Caro Cunha,
Mais uma vez, com a sua percuciência e...Caro Cunha,<br />Mais uma vez, com a sua percuciência e acuidade, vc matou a charada. O amigo analisou de modo pertinente esse primeiro capítulo, e suas especulações são corretas. Évora é a minha cidade fictícia, fundada por um português, em algum lugar do nordeste. Espero em Deus ter força e motivação para dar sequência a esse projeto literário.Poeta Elmar Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/10287596298056408543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7699958275669972662.post-71189788644399080532016-04-16T20:11:22.921-03:002016-04-16T20:11:22.921-03:00"Histórias de Évora". Esse é o título de..."Histórias de Évora". Esse é o título de um livro de ficção no gênero romance, conforme o próprio autor anuncia, nesse espaço de seu conhecido blog, esse novo trabalho de sua vida de escritor. <br />Não é sua estreia de ficcionista, visto que anteriormente, a espaços, já escrevera textos que eu poderia rotular de ficção. Foram mini-contos, ou mesmo coçtos mais longos. <br />O título faz pensar em um série de contos, mas creio ser apenas um modo de referir-se à forma contínua de uma unidade de textos que avancem em direção a uma estrutura de maior fôlego com a intenção de amoldar-se ao gênero do romance, de resto, já declarado pelo próprio autor: "Este romance será publicado..." [...]<br />Seguindo o costume de outros autores, cada capítulo terá um título alusivo a episódios específicos desenvolvidos na trama.<br />"Triângulos encantado" é um desse episódios.Já nele surgem alguns elementos estruturais da narrativa que, pelo menos nessa parte, dá um andamento no qual se percebem o interior e o exterior de uma personagem de nome Marcos, uma adolescente em seus primeiros anos e em toda a sua força da libido, irrefreável no alvorecer da puberdade. <br />Neuza é o pivô desse vendaval de sensualidade sexualidade.<br /> Espaço e tempo são delineados: o jovem está em sua própria casa.Tem irmãs, tem seus pais. e tem a empregada, Neuza, o fruto proibido que é preciso desvendar.<br />Entretanto, ao fixar a vista para uma porta entreaberta, numa madrugada silenciosa, defronta-se com uma espécie de visão do paraíso carnal, numa cena eletrizante, enlouquecedora. <br /> À sua frente seus olhos se detêm na parte mais sensível de seu arroubo juvenil.<br /> O "triângulo encantado" é um sintgma que marca para sempre a imagem do sexo feminino num momento de quietude corporal e de êxtase, misturado ao desejo incontido mas refreado pelos interditos ou códigos de honra familiar e medo de reações tanto decorrente do objeto cobiçado quanto do medo de transgredir padrões arraigados na conduta familiar, sobretudo por ocorrer no recesso sagrado do lar.<br />Aquele objeto proibido provoca o frêmito da posse quanto ao sentimento abortado de mais uma vez repetir-se aquela cena em fogo.<br />Marcos se surpreende com o despertar de Neuza ao flagrar o adolescente fruindo a antecipação orgástica. <br />Ele teve a certeza de que não seria recriminado por ela diante de seus pais. Ficaria entre os dois apenas aquele instante de êxtase secreto em início de uma cena viva de nudez.<br />A descrição visual é perfeita nos seus traços firmes do desenho geométrico expresso pela metáfora do sexo. <br />´É nesse ponto que o jogo da linguagem se torna um componente primordial da descrição com seu potencial de sensualidade e volúpia. <br />Repare-se que nesse capítulo não há diálogo explicito. Tudo se constrói na base da visualidade voltada para o centro deflagrador da cena inesquecível e jamais fisicamente apagada da memória do adolescente posto que misturada com a frustração da vontade não satisfeita.<br />A linguagem opera no texto, sem descambar para o grotesco e o pornográfico rasteiro, como se fora uma tomada de uma cena fílmica, em close focando toda uma região do corpo feminino que a masculinidade não se cansa <br />de cultuar com a obsessão e a curiosidade desde tempos imemoriais, seja na pintura, na escultura, seja na fotografia, seja no cinema ou teatro.<br />O triângulo encantado" é o fetiche supremo da masculinidade ou até mesmo para as cultivadoras do lesbianismo.<br />Volto ao título e fico a atinar: por que Évora? Ao que tudo indica , será um nome de lugar. Agora, me lembro, não sei por quê, de Eça de Queirós, assim com da cidade de Évora, em Portugal. Há alguma ligação intersemiótica com o espaço físico do romance de Elmar Carvalho? Só saberei quado ler os próximos capítulos. <br />Esse início já me aponta para um boa narrativa. Esperemos que o seja.<br />Cunha e Silva FilhoCunha e Silva Filhohttps://www.blogger.com/profile/12037252010900446606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7699958275669972662.post-30520490737067445422016-04-15T12:41:44.150-03:002016-04-15T12:41:44.150-03:00Caro amigo JP Araújo,
Só desejo que os seus bons a...Caro amigo JP Araújo,<br />Só desejo que os seus bons augúrios se concretizem.<br />E que o nobre amigo seja tão bom profeta quanto é como escritor e historiador.<br />Muito obrigado pela "força".<br />Poeta Elmar Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/10287596298056408543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7699958275669972662.post-67848658293543845462016-04-15T11:10:20.513-03:002016-04-15T11:10:20.513-03:00Meu amigo Poeta,
Começaste maravilhosamente bem o ...Meu amigo Poeta,<br />Começaste maravilhosamente bem o seu primeiro livro ficcional. À maneira dos grandes autores, cunhaste esse primeiro capítulo que enseja uma belíssima história que acompanharei com avidez e expectativa. Somente com essas primeiras linhas, já posso afirmar que o texto, à maneira dos bons romances, atraiu-me para o centro da narrativa com a força de ímã de inesgotável força,e me fez mergulhar e incorporar-me nela como se presente estivesse à doce visão do protagonista. Ótimo começo! Agora você não pode mais escapar do destino que te espera! Teus personagens não permitirão isso. José Pedro Araújohttps://www.blogger.com/profile/08221670237975999750noreply@blogger.com