segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ENGENHEIRO PEDRO CRONEMBERGER

Fonte: Folha de Oeiras/Google


ENGENHEIRO PEDRO CRONEMBERGER 


Engº Cid de Castro Dias

Escritor e historiador


         O engenheiro Peter Cronemberger chegou a Oeiras no governo de João José Guimarães e Silva (1829/1831).

       Por muitos anos prestaria serviços à província. Executou cartas topográficas de várias Freguesias, projetos de prédios públicos e, como profissional liberal, arrematou e construiu a Cadeia e Casa de Prisão de Oeiras entre outras obras.

      Apresentou projeto para desobstrução do canal do rio Canindé, com correção de suas cacheiras, objetivando de torná-lo navegável desde a sua barra até a do Moucha, o que traria muitos benefícios do comércio da província.

       Projetou e construiu a primeira ponte do Piauí, executada em alvenaria de pedra sobre o riacho mocha, em Oeiras.

       Em 08 de maio de 1840, naturalizou-se cidadão brasileiro.



            CRONEMBERGER, Pedro – tte. do Imperial Corpo de Engenheiros, chegou a Oeiras no governo de João José Guimarães e Silva (1829/1831). Veio com o sgt.-mor Ricardo Joaquim dos Santos e fizeram levantamentos topográficos da Província, em área superior a 150 léguas quadradas. Deve ter sido o fundador da família desse apelido no Piauí. Em 1831 levantou uma “Carta Topográfica da Freguesia de Marvão, Província do Piauí, por Imperiais Ordens, e do Exo. Presidente desta Província João José Guimarães e Silva”. Foi contratado para destruir as cachoeiras que obstruíam a navegação do Rio Canindé (1832). (in dicionário histórico e geográfico do estado do Piauí - Cláudio Bastos

         

        Vejamos os documentos oficiais da época.


         Livro no 466, fls. 74, em 20 de julho de 1832, consta:


“O Vice Presidente da Província transmite à Câmara Municipal desta cidade para seu conhecimento e execução quanto resolvera o Conselho Geral da Província em sessão de vinte de dezembro do ano passado, comunicado por ofício do Conselheiro Secretário Arnaldo José de Carvalho: que a cadeia existente desta mesma cidade seja posta em hasta pública e arrematada por quem mais der, conhecendo-se vantajoso o lanço, precedidas as formalidades da lei, e quando isto se não possa conseguir ser demolida para se utilizar na nova cadeia o que estiver no caso de ser aproveitado. Que a dita Câmara dê já princípio à construção do sobredito prédio com a soma de dois contos e setecentos mil reis decretados pela Lei de 15 de dezembro de 1830 e com o valor por que for arrematada a atual cadeia, no caso de assim se verificar, deduzida a importância precisa para modificação e preparação das prisões do Quartel, para onde devem ser mudados os presos da Cadeia Civil  enquanto se prontifica a nova, para cuja obra o Conselho ia pedir à Assembléia sete conto e trezentos mil réis para perfazer a soma de dez contos de réis em que avaliam a construção da referida nova Cadeia e Casa de Câmara, servindo de regra à tal construção o modelo das da América do Norte. Palácio do Governo em Oeiras, 17 de julho de 1832. a) Barão da Panahiba” 



        Capitania – livro 1º de bandos – 1814 a 18382 de janeiro de 1833 – n 6 – edital             

                                                                                

     Tendo procedido perante o Juiz de Fora pela Lei Ângelo Custódio Ferreira, em virtude da Portaria de 28 de novembro do passado a avaliação das Casas de Cadêa e Prisão com trabalhos para esta capital à vista das duas plantas feitas pelo Engenheiro Pedro Cronemberger ......




     Consta no Livro no 466, fls. 82, de  23 de janeiro de 1833- Governo Barão da Parnaiba:


      “O Presidente da Província determina que a Câmara Municipal desta cidade faça marcar e alinhar o terreno conveniente para a construção da nossa Cadeia e Casa de Prisão com Trabalhos, cujas obras se acham tratadas com o Engenheiro Pedro Cronemberger, em conformidade com a Resolução do Conselho de Governo de dezoito de setembro do passado, tendo precedido avaliação legal, e concorrendo o dito Engenheiro como Empreiteiro, em virtude do Edital de dois de outubro, digo, de dois do corrente mês, pela quantia de quatorze contos de réis. Palácio do Governo em Oeiras, vinte e dois de janeiro de mil oitocentos e trinta e três. a) Barão da Parnahiba



N 8 - Edital


EDITAL – Tendo sido levantada a Planta e Plano, e orçada sua despesa da distribuição e das cachoeiras do Rio Canindé desde a sua barra até a do Moucha pelo Engenheiro Pedro Cronemberger por deliberação do Excelentíssimo Presidente em Conselho nas (?) de dezoito de setembro do ano findo, e de vinte e nove de março do presente a fim de o fazer navegável a benefício do comércio desta província ............


Oeiras, 25 de maio de 1833



                                Naturalização Brasileira


Livro no 470, fls. 40, em 08 de maio de 1840, consta:


“TERMO DE COMPROMISSO – Nos oito dias do mês de maio de mil oitocentos e quarenta, na Sala de Sessões da Câmara Municipal desta cidade Oeiras do Piauhi, em sessão compareceu Pedro Cronemberger, brasileiro naturalizado e por bem da carta de naturalização que está cumprida pela Câmara Municipal desta cidade, o Senhor Presidente deferiu ao dito Pedro Cronemberger o juramento dos Santos Evangelhos em um livro velho sobre o que pôs a sua mão direita e disse as palavras seguintes: Juro e prometo obediência e fidelidade à Constituição e às Leis do país e reconhecer o Brasil por minha pátria de hoje em diante. Para constar, se fez o presente termo em que assinou toda a Câmara de rubrica e juramentado de nome inteiro o senhor Roberto Pereira Leite de Sousa, Secretário da Câmara Municipal. Seguem as diversas assinaturas e a de Pedro Cronemberger



         Ponte grande sobre o riacho da mocha – Oeiras


        A primeira ponte da Província do Piauhy, construída em alvenaria de pedra, localizada no início da estrada real para o Maranhão, em Oeiras, foi inaugurada pelo Presidente Zacarias de Gois e Vasconcelos no ano de 1847. Obra de engenharia que deve ser creditada ao engenheiro Pedro Cronemberger.














            Conforme consta do documento a seguir, no ano de 1848 Cronemberger estava em plena atividade como empreiteiro de obras públicas.


        Quando tomei conta da Presidencia da Provincia estava o engenheiro Pedro Cronemberger administrando, mediante a gratificação mensal de 50 000 rs, a obra da calçada do largo da Mariz d’esta Cidade, calçada, que então se estava em começo. Logo que foi terminada esta obra, e a do concerto do barrocão da rua do Norte, dispensei dito engenheiro da administração, de que estava incumbido.....




                                Mestre Isidoro França


       O referido documento de 1848, também faz referencia ao mestre obras Isidoro França, comprovando sua presença em Oeiras naquele ano, onde já estava a construir obras públicas.  


    No tempo, à que me refiro, também estava o mestre d’obras. João Isidoro da Silva França, de que já em outro lugar vos falei, trabalhando na do Hospital de Caridade, com o salário de 3.800 rs, diários para si, e de perto de 5.000 rs, para os seus aprendizes .....

      

          Quando em 7 de setembro de 1850, José Antônio Saraiva, assume o comando do Governo do Piauí, encontrou Isidoro França ocupando o cargo de mestre de obras da Província, cargo este criado em 1847, estando a executar os serviços da ladeira do Castelo situada no município de São Gonçalo do Amarante.

         Vale registrar o fato histórico, que foi nessa obra que Saraiva teve o primeiro contato com o mestre Isidoro, quando então lhe incumbiu da importante missão de edificar a futura cidade de Teresina na confluência dos rios Poti e Parnaíba.



                                   Teresina setembro de 2020

2 comentários:

  1. Olá poeta Elma Carvalho, espero que esteja bem! Gostei muito das informações postadas sobre o engenheiro Pedro Cronemberger, parabéns. Poderia por gentileza me dizer onde tenho acesso às fontes citadas no artigo?

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  2. Feliz em saber que o meu bisavô Pedro Cronemberger contribuiu para a edificação do Piauí. Provenientes da Alemanha, chegaram em Oeiras três irmãos engenheiros porém só ele ficou no Brasil e constituiu uma grande família.

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