domingo, 30 de outubro de 2022

Seleta Piauiense - Alcenor Candeira Filho

Fonte: Google


MOMENTOS DE ANGÚSTIA

(fragmento)

 

Alcenor Candeira Filho (1947)

 

Estou ouvindo o relógio que dá pancadas;

no entanto, não sei se é dia ou se é noite.

Lá fora, o velho vento volúvel vibra,

vagaroso, qual se fosse um manso açoite.

E enquanto esse barulho funéreo se mistura

com o da chuva que dos céus torrencialmente cai,

minha alma, barco sem vela, vai vagando em grandes trevas

onde cada latejo do meu coração é um ai.

sábado, 29 de outubro de 2022

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

DISCO VOADOR PAIRA SOBRE PARNAÍBA

Fonte: Google

                          

DISCO VOADOR PAIRA SOBRE PARNAÍBA


Elmar Carvalho


Na conversa a que me referi no texto anterior, o poeta Jorge Carvalho contou-nos um fato deveras interessante sobre OVNI (objeto voador não identificado). Antes, porém, devo repetir que o conheço faz mais de trinta anos, desde que ele cursava a Faculdade de Direito do Recife, a mesma em que estudaram, sem concluir o curso, os grandes poetas Castro Alves e Fagundes Varela.

Quando ele vinha de férias (no final dos anos 70 ou começo dos 80), trazia-me revistas literárias da autoproclamada vanguarda, que me deixavam atualizado com o que se fazia em outros Estados, e entre elas a Gandaia. O vate, que é também fiscal do Ministério do Trabalho, contou-nos que, na década de 1950 (salvo engano de minha parte), quando ele ainda era menino, um disco voador foi visto pairado sobre o mercado central de Parnaíba, a grande altura.

Vários feirantes e consumidores teriam visto o objeto voador, o que causou certo burburinho na feira. O Jorge o observou de um lugar privilegiado, verdadeiro mirante, a área aberta do belo e velho edifício Leão, pertencente a seu avô, o comerciante Antônio Thomaz. De seu “observatório”, viu quando o disco voador se deslocou em direção ao Delta do Parnaíba, em grande velocidade e notável capacidade de aceleração, ao tempo em que baixava de altitude.

Pela sua forma de disco, pelo fato de ter ficado imóvel no ar, pela velocidade e desempenho na aceleração, não poderia ser avião, helicóptero ou balão. Como o suposto OVNI foi visto simultaneamente por várias pessoas, no mercado público da cidade, em plena luz do dia, o que parece ser incomum nos relatos desse tipo de evento, é certo que não se tratava de alucinação, já que as condições e circunstâncias do momento e do local não predispunham a isso, de modo que os estudiosos do fenômeno teriam grande proveito se conversassem com o Jorge e com outras pessoas contemporâneas, que tenham presenciado esse episódio.

Para os céticos, invocando Shakespeare, Cristo e um humorista, relembro: há mais mistérios entre o céu e a terra do que possa imaginar nossa vã filosofia; na casa de Deus há muitas moradas e no céu há mais coisas do que apenas os aviões de carreira. Não fora isso o bastante, os cientistas, sobretudo os físicos, cada vez mais descobrem novos e fascinantes mistérios, como a possibilidade de existirem universos paralelos e “várias e inefáveis dimensões”, como eu disse num de meus poemas. 

23 de abril de 2010

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

A CHUVA

Fonte: Google


A CHUVA


Cícero Veras  


A noite cai negra e sombria

E no terreiro prepara uma fogueira

A viola num canto parada o dia inteiro

Agora se lança em cantoria

Um rasgo no céu clareia o mundo

É as primeiras gotas de esperança

Ninguém se importa se a fogueira apaga

Com a saraivada d’água fria

Ou se o sapo coaxa na estrebaria

Pois quando a chuva chega,

E o chão rachado encharca,

Nada pode conter tanta alegria!


O relâmpago anuncia o que viria

Nem se cogita parar a brincadeira

Cá dentro a luz de lamparina ou candeeiro

A viola dispara em sinfonia

O som das águas se ouve ao fundo

Um motivo a mais para a festança

Os dedos ágeis ao instrumento afaga

Corre solta a noite em alquimia

O sertanejo bravo festeja sua alforria

Pois quando a chuva chega,

E o chão rachado encharca,

Nada pode conter tanta alegria!


Aí quem me dera voltar um dia

Como quem canta a marcha derradeira 

Diz o sertanejo saudoso no sul forasteiro

Rasgando seu peito em agonia

Sonhando voltar àquele que é seu mundo

Nos dias de grande abastança

Dançar ao som dos pingos que se traga

Como se fosse uma grande fantasia

Descerrando o céu de uma noite fria

Pois quando a chuva chega,

E o chão rachado encharca,

Nada pode conter tanta alegria!


São Luis - 27/10/2022

terça-feira, 25 de outubro de 2022

PARA ONDE IRIAM OS BURROS?

 

Fonte: Google

PARA ONDE IRIAM OS BURROS?

 

Antônio Francisco Sousa – Auditor-Fiscal (afcsousa01@hotmail.com)

               

                Será que terão mais sorte do que seus irmãos tortos, os jumentos? Estes, há muito vêm sendo desprezados pelos donos, que preferiram substituí-los por motocicletas, rápidas e mais possantes, que vão aonde eles iam e sujam menos.

Ao tempo da ideia original deste texto, lá em dois mil e dezesseis, já se ventilava que os coitados dos jegues estariam a um passo de virar manjar na China. Diziam que a terra dos mandarins teria potencial para importar até um milhão deles por ano, para transformá-los em fina iguaria; como uma pandemia abalou o mundo, nesse ínterim, isso pode ter mudado.

                Desde lá, nos perguntávamos: e os burros, para onde iriam? É que, naquela época, durante campanha eleitoral, reiteradamente, um candidato a prefeito municipal – teria, acaso, querido ser irônico como um ex-governador que, no curso de seu mandato, levou-os e a seus donos para pastarem e visitarem o palácio de onde despachava ordens e decisões governamentais?  Ou um tanto pitoresco, ou melhor, quixotesco, como aqueloutro, trabalhador incansável e sonhador quimérico com barca do sal, asfalto branco, praia artificial e que tais? Parece que sim, pois a loa permaneceu tão somente no mundo das péssimas ideias -, comprometia-se, segundo ele, visando pôr fim no maltrato aos animais domésticos, inclusive, os que atuavam como força motriz ou instrumento de trabalho, a despeito do que a respeito daquilo pensassem eleitores, críticos e adversários, uma vez eleito – como o foi, mas não cumpriu a promessa -, a retirá-los da frente das carroças, que passariam a ser motorizadas. Fato é que, nem o burro ficou desempregado, nem o carroceiro sem ganha-pão, ainda bem.

O assunto voltou a público, recentemente, mas sob outra autoria. Como dantes, antes que a especulação possa integrar o teor de norma legal e se tornar fato, com status de peremptoriedade, o legislador - claro que o fará, na hipótese de, dessa feita, o caso ser levado a sério (mas, por que não, já ir antecipando as discussões a respeito do tema?), - precisaria informar o que faria para que os donos das carroças, no mais das vezes, indivíduos que apenas sobrevivem com pequenos fretes ou carretos, que conseguem graças a seus burros, arranjassem dinheiro a fim de adquirir, modificar, aparelhar, equipar as máquinas que substituiriam seus animais. O combustível não seria problema: hoje, o motor, ou melhor, o burro, alimenta-se de milho e de algum outro tipo de ração vegetal; com a mudança da tração animal para motorizada, utilizaria álcool, gasolina, diesel, mais em conta; quem sabe o danado já pudesse vir em uma versão híbrida (elétrica e a combustão).

                Será que a discussão de como se daria o financiamento do veículo e demais equipamentos necessários à motorização da ex-carroça de tração animal; quais as condições; quem produziria os novos equipamentos, quem os instalaria, ocorreria após a aprovação e sanção da específica norma legal, ou seria matéria-prima de novas querelas políticas?  Enquanto a lei não saísse ou não se tivesse conhecimento mais abalizado sobre o assunto, far-se-ia urgente aos mentores do projeto legislativo, se ainda não o houvesse feito, meter-se a lucubrar, pensar, especular acerca do que seria feito, para onde mandar o preterido e superado ex-motor, o velho e bom burro, desde que não obrigassem seus donos a mantê-los como ociosos animais de estimação, também não fosse transformado em alimento para animais dos zoológicos, abandonado para morrer à míngua ou vagar pelas estradas e rodovias, correndo e causando riscos à própria vida e a de muita gente; é que, algumas dessas alternativas seriam, certamente, muito mais violentas e humilhantes do que conduzir carroças.

                Como fizemos lá em dois mil e dezesseis, pediríamos um pouco da atenção dos senhores, carroceiros: não vão com muita sede ao pote; não vendam, não troquem, nem façam qualquer negócio com seus burros até que a lei que determinaria sua substituição por modernos equipamentos de tração mecânica e/ou elétrica entre em vigor e “pegue”, sejam garantidos os financiamentos para adquiri-los, todas as regras estabelecidas e postas à mesa, à disposição dos interessados. Vai que, no entremeio dessa história, surge ou aparece um novo candidato a legislador que considere essa ideia de motorização das carroças demagógica, uma quizila quixotesca, e se esforce para derrogar a legislação que a teria autorizado? Alguém duvida?

Jornal O Piaguí completa 15 anos e encerra suas atividades

 

Claucio Ciarlini

Fábio Bezerra


Jornal O Piaguí completa 15 anos e encerra suas atividades

 

                O Piaguí, jornal cultural surgido no ano de 2007 e distribuído gratuitamente todos os meses em Parnaíba e região, acaba de encerrar suas atividades. A edição de outubro, de número 173, é a última do impresso democrático, histórico e literário que, durante os 15 anos de existência, contou com mais de 500 colaboradores, dentre poetas, contistas, cronistas, desenhistas e também pesquisadores científicos.

                Editado por Claucio Ciarlini e diagramado por Fábio Bezerra (fundadores), O Piaguí teve como missões durante sua trajetória a divulgação e a valorização da cultura, da literatura e da história do Piauí, mas não se limitando a apenas o estado. O incentivo aos novos talentos da escrita e do desenho também foram suas metas, mas mantendo uma abertura de igual tamanho, portanto, democrática, para os mais experientes e renomados. Durante suas várias edições, principalmente as que foram publicadas nos últimos seis anos, a promoção do diálogo entre escritores e artistas de diferentes gerações que atuaram no impresso foi intensificada.

                Claucio Ciarlini, no editorial deste último número, comentou que assim como a vida é feita de ciclos, com início, meio e fim, o Piaguí não poderia fugir à regra. O editor agradeceu a todos os apoiadores, colaboradores leitores ao longo do tempo, que nas palavras dele, foram o precioso combustível para que o jornal pudesse sair de 2007 a 2022. Ciarlini também comentou sobre a consciência de que o jornal buscou fazer o máximo pela cultura da região e que a sensação ao final, guardadas as imperfeições, é a de dever cumprido. A edição especial contou também com várias mensagens de despedida e homenagens vindas de escritores e artistas, muitos deles que tiveram suas estreias nas páginas piaguienses.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

domingo, 23 de outubro de 2022

Seleta Piauiense - Jamerson Lemos

Fonte: Google

 

o espelho

 

Jamerson Lemos (1945 – 2008)

 

o que seria de nós se não fosse o espelho?

dentro do espelho está o acordar.

                está

 

o livro relido muitas vezes. Até a água

que deverei tomar banho está no espelho.

 

além estão:

 

azulejos suados pela manhã

cortina de cisnes e flores

o azul de pratos na pia.

 

o sabonete mora no espelho

a banheira dorme no espelho

o cabide vê-se no espelho.

 

o que seria de nós se não fosse o espelho?   

Fonte: Sábado Árido (1985)

sábado, 22 de outubro de 2022

Fragmentos da Memória (bônus): Museu do Trem

 


"Para quem curtiu Fragmentos da Memória, estaremos nos próximos dias soltando uns vídeos extras. Uns bônus. Que ficaram de fora por conta de adaptação de montagem e para que o documentário não ficasse muito grande. Neste primeiro, Elmar Carvalho no Museu do Trem."

Palavras de Cláucio Ciarlini, produtor e editor do documentário.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Discurso do Professor Carlos Evandro Martins Eulálio

 

Arlindo Leão, dona Rita de Cássia, professor Carlos Evandro, prefeito Mão Santa e poeta Diego Mendes Sousa


Discurso do Professor Carlos Evandro Martins Eulálio, da Academia Piauiense de Letras, ao receber a Medalha e o Diploma do Mérito Municipal de Parnaíba do prefeito Mão Santa, na Solenidade alusiva aos 200 anos da adesão de Parnaíba à Independência do Piauí, em 19/10/2022.  

 

Excelentíssimo Senhor Prefeito, de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa (Mão Santa), Excelentíssimo Senhor Superintendente de Cultura de Parnaíba, Arlindo Ferreira Gomes Neto (Arlindo Leão), Poeta e advogado Diego Mendes Sousa e demais autoridades presentes a esta solenidade.

Muito me honra receber esta homenagem, porque ela representa uma das mais significativas formas de reconhecimento, fora de minha cidade natal, como professor e leitor especializado na análise do discurso Literário. É com humildade que a recebo e, por esse motivo, quero partilhá-la com todas as pessoas que contribuíram para que eu a merecesse: os organizadores deste evento, os meus antigos professores, os meus alunos, os meus filhos e netos e, em especial, minha mulher Rita de Cássia, aqui presente nesta solenidade.   

Os meus vínculos com Parnaíba devem-se ao mar e à literatura. O primeiro, como sonho de todo piauiense, nascido na Chapada do Corisco: conhecer mar e seu encantamento. O segundo, como leitor das obras de Assis Brasil, Alcenor Candeira, Diego Mendes Sousa, Elmar Carvalho, Everaldo Moreira Veras, Ovídio Saraiva, Renato Castello Branco, e de tantos outros notáveis desta terra que se destacaram e se destacam como grandes nomes da literatura brasileira. 

O educador Rubem Alves, na obra Concerto para o corpo e alma, diz que, “na vida, cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade”. Esta tarde, em que recebo tão elevada homenagem, ficará gravada eternamente em minha memória. Agradeço mais uma vez a esta cidade amiga e acolhedora, aos amigos que aqui residem, ao nosso estimado prefeito Mão Santa, e a todos que me proporcionaram este momento de alegria inesquecível. Encerro minhas breves palavras com estes versos de Drummond*:

“Amar o perdido

deixa confundido

este coração.

 

Nada pode o olvido

contra o sem sentido

apelo do Não.

 

As coisas tangíveis

tornam-se insensíveis

à palma da mão.

 

Mas as coisas findas,

muito mais que lindas,

essas ficarão.”

                    

Muito obrigado a todos.

 

*ANDRADE, Carlos Drummond de. Memória. In Claro Enigma Record, 1991.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

A primeira professora a gente nunca esquece



A primeira professora a gente nunca esquece 


Carlos Rubem 


No dia em que cheguei à casa do vovô Joel retornando do meu primeiro dia de aula do curso primário, em 1965, a minha tia Rita Campos, educadora que era, fez-me uma festa. Falei das minhas impressões da escola. Ela indagou-me qual era a mais bonita professora do “Costa Alvarenga”. Com toda sinceridade infantil, disse-lhe que não sabia dizer, mas a mais feia era Carolina Raposo!  Este fato é sempre lembrado no seio familiar.


A minha primeira professora foi a tia Cocota, Maria Reis Freitas, irmã do meu pai, Ditinho. 


Sentava, em dupla, bem na frente numa carteira pesada, larga. Ao meu lado, ficava o Aécio Nordman Lopes Cavalcante, meu compadre, poeta. Nunca me esqueci  o significado de “Pindorama” por ela ensinado: “É palavra indígena que quer dizer terra, lugar das palmeiras, nome como era inicialmente conhecido o Brasil”. 


Gostava de bater com uma régua de madeira sobre a mesa pedindo silêncio e na minha cabeça, vez outra, por causa das minhas travessuras. Ai, como ainda dói... 


Nas datas cívicas, com o dinheirinho da "caixa escolar", distribuía para os alunos, em fila indiana, um pãozinho com recheio de goiabada. Uma vez, porque sobrou uma única guloseima, quis comê-la. Tia Cocota ralhou-me: — Não, este aqui é de um aluno que está doente, vou mandar levar na casa dele!


Foi minha mestra do 1º ano “A” até o 2º, em 1967, época em que se aposentou. No final do ano, a Diretora do educandário público, Dona Sinhá Torres, e demais professoras, chegaram de surpresa no último dia de aula e, numa simples e tocante solenidade, prestaram-lhe uma homenagem. Houve cânticos. Tomei a iniciativa e pronunciei o meu primeiro discurso. E acho que me desincumbi bem desta tarefa, apresentei, em nome dos meus coleguinhas, meus agradecimentos, etc e tal. Fui ovacionado!


A partir do ano seguinte, 1968, quem assumiu a turma foi a professora Rosário Nunes Brandão.  


Na conclusão do curso primário, fiz questão de ter como madrinha de formatura a tia Cocota. Ela ficou radiante com meu gesto...


Hoje (15/10), dia consagrado aos Mestres, gostaria de expressar meu regozijo pelo transcurso desta data a todos os professores  avocando, como ora avoco, a memória da tia Cocota. 


Parabéns, minha primeira professora!

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

domingo, 16 de outubro de 2022

Seleta Piauiense - Herculano Moraes

 

Fonte: Google

Cantigas de Minha Terra

 

Herculano Moraes (1945 - 2018)

 

Um dia nós exportamos

Milhares de marruás

O gado manso tangido pelos sertões

De vastos carnaubais

 

No lombilho do jumento

Ou sobre os trilhos de aço

A cera de carnaúba

Desenvolvia o progresso

 

Bendito tempo de glória...

Dentro dos sacos de açúcar

O coco de babaçu teve parte na história...

 

Ciclo bendito da riqueza brasileira

velho tempo de fartura contado por meus avós

— Pra nossos netos, Socorro,

Que lembrança teremos nós?

Fonte: Jornal de Poesia

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

LIVRO E DISCOS VOADORES


                          

LIVRO E DISCOS VOADORES


Elmar Carvalho


Anteontem aconteceu o lançamento de “Seleta em Verso e Prosa” de Alcenor Candeira Filho, meu amigo há mais de trinta anos. Nutrimos uma admiração e respeito recíprocos. Já há algum tempo lhe “cobrava” uma antologia que contemplasse também seus   textos mais antigos, que sempre admirei, e que achava importantes pela “parnaibanicidade” de que estavam impregnados.

O Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, excelentemente, apresentou a obra, através de texto em formato de crônica. O Alcenor fez algumas contextualizações e esclarecimentos necessários. Em suma, foi uma grande festa, de cultura e de congraçamento, em que pude rever caros amigos. Estou me refestelando com os belos textos enfeixados na antologia. No decorrer do farto coquetel, conversei com o amigo e poeta Jorge Carvalho, e admirei, mais uma vez, a sua memória prodigiosa.

Disse-me que, entre os guardados de sua mãe, descobriu um pequeno convite para a missa de sétimo dia de minha irmã Josélia, tragicamente morta no esplendor de seus quinze anos, em desastre automobilístico, em 2 de julho de 1978. Em determinado ponto, falamos em almas ou espíritos, já que o Jorge é espírita convicto e praticante. Das almas derivamos para discos voadores.

A escritora Dilma Pontes nos instigou a contarmos algum caso sobre esses objetos voadores. O Jorge, que é meu amigo faz mais de trinta anos, desde quando ele ainda era estudante universitário no Recife, e me dava o prazer de visitar-me nos Correios de Parnaíba, quando vinha de férias, lembrou-se de que eu tinha uma antiga experiência a esse respeito. Narrei o fato que me aconteceu.

Eu fora com o Reginaldo Costa, do jornal Inovação, levar um recado do sociólogo Antônio José Medeiros a uma pessoa que morava perto de Chaval (CE). Fomos em minha motocicleta. Quando voltamos, em certo ponto da estrada, já noite fechada, vimos umas luzes, arredondadas, mais ou menos da altura do teto de uma casa, no meio do breu total da noite. Parei a moto. Eu e o Reginaldo olhamos essas luzes sem nenhum receio.

As luzes pareciam suspensas sobre uma grande árvore, como bolas natalinas, porém maiores que estas. Logo descartei todas as possibilidades “lógicas”: não eram fagulhas de fio elétrico encostado em folhas, porque elas caem, são avermelhadas, pequenas, efêmeras e não são redondas; não podiam ser folhas, flores ou brotos fosforescentes, porque estes são de baixa luminosidade e também não têm forma arredondada definida, e por estas mesmas razões não poderiam ser fogos-fátuos, que, além do mais, oscilam ao sabor do vento.

Achei prudente prosseguir em direção a Parnaíba. Chegando ao povoado Olho d'Água, resolvi parar em um boteco que havia na beira da estrada, que achei simpático por imitar um carroção antigo, todo de madeira. Tomamos umas três doses de pinga, pagamos algumas para umas pessoas presentes, e contamos o caso. Dissemos a que distância ocorrera.

Os nativos nos informaram que no local indicado aconteciam alguns fatos misteriosos, e que ali já apareceram alguns animais mortos, inclusive jumentos, como se tivessem sido sugados ou drenados; não apresentavam uma gota de sangue. Com efeito, o imaginário popular fala em certos “chupa-cabras”, uma espécie de vampiros vindos do espaço sideral.

Não conversei mais sobre este assunto com o Reginaldo. Parecia termos feito um pacto de silêncio. Contudo, uma única vez, muitos anos depois, puxamos esse caso. A lembrança que eu tinha era a mesma que ele conservava, o que parece dar credibilidade à história, que asseguro ser verídica. Não tenho explicação para o acontecido, mas os mistérios são mesmo sem explicação. Caso contrário, não seriam mistérios.   

22 de abril de 2010

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Amor proibido

 

Fonte: Google

Amor proibido

(Àqueles belos olhos verdes)

 

Sousa Filho

 

Sei que nunca vais me amar

Amo--te em segredo, sim.

Às vezes, me sinto como se eu...

... fosse o próprio "José Matias".

És um pássaro preso numa gaiola,

És feliz, assim...

Sou pássaro livre...

... preso a esse amor platônico...

... por ti.

Sequer imaginas que nutro

Esse sentimento por ti.

Amo-te em silêncio

Se existe o pecado...

... peco diuturnamente por te amar

Peço diuturnamente uma chance ...

... para te amar.

Teus olhos seduziram-me

 

Estou enfeitiçado pela beleza deles

És um pássaro preso numa gaiola...

... sou pássaro livre.

Vem voar comigo!  

domingo, 9 de outubro de 2022

Seleta Piauiense - Cineas Santos

Fonte: Google

NÓS


Cineas Santos (1948)


A primeira vez que tomei a tua mão,

nenhum de nós sabia aonde ir,

mas havia luz banhando a manhã.

Estarmos juntos era o caminho...  

sábado, 8 de outubro de 2022

VIDAL FREITAS - A TOGA E A CÁTEDRA

Fonte: Google

                  

VIDAL FREITAS - A TOGA E A CÁTEDRA


Elmar Carvalho


Nesta quarta-feira, conheci a Dra. Myrtes Freitas, irmã de meu colega e amigo Vidal Freitas Filho, corregedora da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que fora inspecionar o polo sediado na Comarca de Regeneração, cujo titular é o defensor público Ivanovick Pinheiro, que também exerce o magistério superior, com muita proficiência. É uma pessoa simpática, de agradável conversação e interessada em assuntos culturais.

Instigada por mim, falou-me de seu pai, o honrado e saudoso magistrado Vidal Freitas. Colho no livro Sua Excelência o Egrégio, da autoria do professor A. Tito Filho, a informação de que ele nasceu em Oeiras em 1901, e de que fundou e orientou jornais, em que escrevia sobre diversos assuntos. Foi professor de português, latim, inglês e história. Fundador e diretor de colégios. Bacharelou-se na Faculdade de Direito do Recife. Exerceu a magistratura em diversas cidades do estado.

Segundo a referida fonte, dominava o francês, o inglês, o alemão, o italiano e o espanhol, além de conhecer profundamente o latim. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico Piauiense e à Academia Piauiense de Letras. Em 1971, aposentou-se como desembargador. Perguntei à Dra. Myrtes se era verdade certo caso interessante e um tanto anedótico de que ele fora protagonista. Contou-me o episódio. O desembargador Vidal era um homem sério e honrado, e bom e justo.

Quando era professor da velha Faculdade de Direito, havia um aluno que trabalhava na então toda poderosa Casa Inglesa, que era rígida com relação ao cumprimento de horário. Por isso, esse aluno, forçosamente, chegava quase sempre um pouco atrasado às aulas. O diretor da faculdade, por alguma razão que desconheço, passou a fiscalizar a frequência dos discípulos. E certo dia foi inspecionar a frequência dos alunos do desembargador.

Disse haver notado que na lista de presença não constava a falta desse aluno, que ainda não chegara. Vidal Freitas respondeu que ele viria, que já estava chegando. De fato, naquele instante o aluno entrou na sala, e a sua presença ficou mantida. Esse aluno galgou importante cargo público e conservou pelo mestre Vidal uma amizade e gratidão, que perdurou até depois de sua morte.

Sua gratidão era tanta, que um dia comentou para familiares de Vidal Freitas, quando ele já havia falecido, mesmo sabendo que ele fora batista praticante, assim como sua família, de que havia sonhado com o velho professor, e de que este lhe pedira a celebração de uma missa.

A família, claro, sabia que as suas convicções religiosas jamais lhe permitiriam fazer esse tipo de solicitação, mas entendeu que a realização desse culto católico era uma maneira de esse homem demonstrar a sua mais profunda gratidão pelo desembargador Vidal Freitas, por quem nutria nobres e perenes sentimentos de reconhecimento e amizade pelos benefícios  recebidos. E a missa foi celebrada, com a presença da Dra. Myrtes Freitas.

18 de abril de 2010

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Brevíssimo comentário sobre um poema de Elmar Carvalho



Brevíssimo comentário sobre um poema de Elmar Carvalho

 

Ernâni Getirana (*)

 

Já conhecia Elmar Carvalho de um poema publicado pela Avant Garde, da queridíssima Marleide Lins, pela FUNDAC da série “poema postal”. Meu segundo contato com sua poesia seria em uma live promovida pelo professor Dilson Lages, da Academia Piauiense de Letras (da qual Elmar também faz parte), durante a pandemia por Covid. Na oportunidade analisei o poema “A Ponte da Memória”, em seguida o próprio Elmar enviou-me três livros seus. É sobre esse poema de que tratarei brevissimamente aqui.

 

O poema possui 23 versos assim distribuídos: 2 blocos unidos por um vão composto por 3 versos. O primeiro bloco possui 8 versos e o segundo, 12. Mas se levarmos em conta que os últimos versos do segundo bloco funcionam como um desfecho, e a arquitetura da ponte estaria balanceada (do ponto de vista da ‘arquitetura’).

 

O primeiro verso do poema traz um neologismo em “o vento passavoante”, que é retomado no segundo verso em sua explicitação imagética: “pássaro voante”. O vão da ‘ponte’ é composto por: ‘volutas jônica/ogivas góticas/sacadas exóticas/”. Essa inserção histórico-temporal da qual também faz parte o verso “e empurra o casario antigo” dá sequência à ideia de movimento , mudança, deslocamento; ou seja, ocorre um ‘shift’ (deslocamento de sentido, de percepção). Aqui ousamos dizer que uma das chaves de leitura para este belo poema seria lê-lo levando-se em conta que os ‘shifts’, os deslizamentos propositadamente realizados pelo poeta seriam também como que ‘manifestações’ do vento soprante de encontro à ponte, delineando-a no espaço. Ou seja, o poeta usa do recurso do deslizamento para provocar uma onda sinestésica em quem o lê. Eis o poema. 


A PONTE NA MEMÓRIA

 

O vento passavoante

               pássaro voante

sob o arco-da-velha

sob o arco da ponte.

Baloiça os pés de oitis,

joga confete com suas folhas

e empurra o casario antigo

com suas: arcadas dóricas

                   volutas jônicas

                   ogivas góticas

                   sacadas exóticas

com suas parábolas e abóbadas.

O vento passalígero passalísio

e empurra o casario antigo

que navega parado

no tempo que navega

como um mar que navegasse

sob um navio ancorado

que se deixasse navegar.

Meu sonho de malas prontas

é passageiro e tripulação

do casario – navio que navega

ao se deixar navegar.

 

O artigo completo estou a escrever. Mais não digo.

 

(*) Ernâni Getirana é professor, poeta e escritor. É autor, dentre outros livros, de “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. 

Fonte: News Piauí 

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

OS ARTISTAS E OUTROS CANASTRÕES

Fonte: Google/Globo

 

OS ARTISTAS E OUTROS CANASTRÕES

 

Antônio Francisco Sousa – Auditor-Fiscal (afcsousa01@hotmail.com)

 

                Aproximava-se das dezoito horas daquele sábado. No cruzamento da via em que transitava, de oeste a leste, com a outra, ambas, de fluxo intenso fluxo naquele horário, um desses malabaristas, comuns por ali, atirava seus malabares para o alto, mas não conseguia pegá-los de volta para executar a pretendida manobra artística, tão drogado que estava, o que se podia perceber pela intensidade dos efeitos alucinógenos.

                Perdendo a paciência, o “artista” atiraria os malabares para o lado e, inteiramente cego e transtornado, aventurar-se-ia a atravessar, a esmo, os congestionados e cruzados logradouros. Espantei-me ante o perigo iminente de ver o garoto morto, e me aliviei quando ele atingiu o outro lado, ileso; situação que não ocorreu em relação a alguns veículos que, evitando abalroá-lo, colidiriam entre si, atrapalhando ainda mais o tráfego no local. Enquanto o jovem desaparecia em meio à confusão que causara, eu e outros companheiros de pista mais tranquila seguimos adiante, egoisticamente, deixando que as vítimas do abalroamento coletivo cuidassem dos seus próprios problemas.

                Domingo seguinte, mesmo local, por volta das treze da tarde, seguia, então, no sentido leste oeste; sob um sol causticante, encaixado em uma vala do canteiro central, destinada ao escoamento das águas pluviais, lá estava o jovem malabarista, deitado, dormindo, com o mesmo traje do dia anterior, e os malabares atirados sobre o peito.

                Naquele momento, dividindo as quatro pistas do cruzamento, um pedinte e três pequenos artistas dos malabares exerciam seu mister, atazanando a paciência de quem por ali passava. O quase adolescente esmoler que se posicionara na minha pista portava um cartaz em papelão, no qual, do seu jeito, tentava dizer que era um pai de família que passava fome. De tanto trafegar por ali, percebi que aquelas figuras não me eram estranhas. Confesso-lhes que, a despeito da tranquilidade do trânsito, não consegui ficar tranquilo diante do que via; desacatando conselhos da família – que comigo trafegava -, ainda que tentando aparentar calma, indaguei meu pedinte: cidadão, veja o estado de sofrimento do seu colega, deitado sob esse sol ardente, por que não o colocam embaixo de uma daquelas marquises; a propósito, ele e aqueles ali – apontando para os outros -, pelo menos, tentam prestar algum serviço artístico ou vender alguma bugiganga, enquanto você, companheiro, que aparenta ter boa saúde, todo dia se posta nas vias públicas, com esse cartaz, simplesmente pedindo, sem oferecer nada em troca. Será que, em nenhum momento, sua consciência o faz sentir-se mal? Você deve saber fazer outra coisa além de mendigar. Nem saberia dizer se ele ouvira minhas admoestações, talvez em respeito aos que me acompanhavam, tenha me deixado falando sozinho, enquanto já se punha a fazer os mesmos pedidos aos motoristas que me sucediam. Fui-me, para alívio dos meus que, possivelmente, se sentiram felizes por não haver sido atacado pelo profissional da mendicância.

                Não sei de quem partiu, dos que comigo andavam, querer saber por que eu estava tão irritado e irascível. Adiantei-lhes que não era por conta desses cidadãos que se servem das ruas para amealhar o sustento de seus vícios, ou garantir a subsistência de parentes que preferem ou têm que ficar em seus ninhos, esperando pelas migalhas conseguidas; esses são uns coitados. Irritam-me políticos falastrões, que buscam enganar eleitores incautos, mentirosamente, tentando se considerar coparticipes em ações ou fatos públicos relevantes, nos quais não tiveram nenhuma participação; outros que, reiterando inata e peculiar ignorância, levianamente, ousam questionar se, para uma mulher, melhor seria levar na bolsa um exemplar da lei Maria da Penha ou uma boa pistola; tipos como os que, envidando esforços próprios e arregimentando alheios, tentam fazer com que eleitores em dúvida ou com falhas de caráter, decidam-se por votar, não nos indivíduos pelos quais nutram algum resquício de respeito ou admiração, mas naqueles que os crápulas consideram como garantidores de validade ou utilidade para seu voto; a propósito, com essa conotação de utilidade, dificilmente, um voto útil pode ser feito por um eleitor inútil.

                Como último motivo, apontei-lhes uma constatação feita por um midiático “cientista político”, para quem é um prazer quase orgástico atribuir falsos privilégios a funcionários públicos, negando-os aos que, segundo sua míope visão, na iniciativa privada, exerceriam as mesmas competências; o pior é que a figura sabe ser inadmissível, orgânica, burocrática e funcionalmente, tal comparação. Dia desses, demagogicamente, o sujeito confundiu piso com teto salarial, quando disse que certas categorias profissionais – claro que do serviço público – têm piso salarial diferente de outras igualmente dignas - da iniciativa privada. Aquilo soava como se não soubesse que piso todo trabalhador público ou privado possui - a partir de um salário mínimo -, mas somente o servidor público tem teto salarial: a remuneração do Supremo Tribunal Federal.

                Quer dizer, enquanto o artista sofre, demagogos e outros canastrões se divertem, tentando enganar homens de bem.

domingo, 2 de outubro de 2022

Seleta Piauiense - Carvalho Neto (1944)

 

Fonte: Google/Piauí Hoje

Cantiga para Teresina

 

Carvalho Neto (1944)

 

me abraças e tremes

como pássaro ferido

e balouças

ramagem ao mais leve vento.

ouço teu coração

ou será o meu?

com passos naturais e definitivos,

vejo-te vagar em campos florescentes

na primavera de um cartão-postal

que nunca recebi.

ofereço a ti

a canção solitária

e solidária

dos que não sabem cantar

só sentir

só lutar.


Fonte: Geleia Total