Que alegria!
Carlos Rubem
Estudante de Direito, vez outra, ia filar a boia na casa do Dr. Petrarca Sá, Engenheiro Civil, membro da Academia Piauiense de Letras - APL, aos domingos, em Fortaleza. Conversas agradáveis, enriquecedoras.
Por esta época (1979), estava editando “Sonetos & Retalhos”, obra póstuma de autoria do tio Gerson Campos. O anfitrião escreveu saboroso texto de cunho memorialístico, exclusivamente, para a dita publicação.
Logo após a morte do conterrâneo amigo, em 1982, através de sua cunhada Maria Oliveira, recebi duas caixas repletas de livros, parte da biblioteca dele.
Destaco toda a produção literária da oeirense Alvina Gameiro, imortal da APL, que era prima de Dona Conceição Oliveira, casada com o Dr. Petrarca Sá.
Livros de contos, romance, poesia de cordel e novela, a saber: 15 contos que o destino escreveu (1970); A Vela e o temporal (1957), Chico Vaqueiro no meu Piauí (1971); Contos do sertão do Piauí (1988), Curral de serras (1980); O Vale das Açucenas (1963).
Maldita hora em que emprestei referidas obras a uma professora/aluna que estava escrevendo uma monografia sobre a aludida escritora. Tal criatura — não me lembro mais quem seja —, nunca me devolveu os livros acima nominados.
O sumiço das referidas edições sempre me deixou encabulado. Revoltado até! Aliás, está muito desfalcada a minha pobre biblioteca. Emprestar livro é sempre um risco. Mas o faço com indizível prazer.
Há mais de 10 anos, o Instituto Barros de Ensino - IBENS desenvolve o Projeto “De poeta, músico e louco, em Oeiras, têm um pouco”, envolvendo alunos de todas as turmas.
Já foram objeto de estudos, entre outras, as seguintes personalidades: Possidônio Queiroz, Dagoberto Carvalho, Nogueira Tapety, Joaquim Copeiro, José Expedito Rêgo, Rogério Newton e O. G. Rêgo de Carvalho.
Ao final de cada ano letivo, edita-se o “Almanaque Biográfico” com as impressões do alunato acerca da vida e obra de tais literatos.
No ano passado (2022), as pesquisas se voltaram à conterrânea Alvina Gameiro. Era poetisa, escritora, pintora, contista, romancista. Formada em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, depois graduou-se pela Universidade de Colúmbia, NY – USA. Ministrou aulas de inglês e português no Piauí, Maranhão e Ceará.
Durante a IX FLOR - Feira do Livro de Oeiras, em novembro, assisti a apresentação dos trabalhos estudantis acerca desta extraordinária escritora.
Na ocasião, vi sobre uma mesa os meus livros “herdados” do Dr. Petrarca. Foi um alívio. Porém, fiquei satisfeito em saber que tais obras foram lidas, compartilhadas para muita gente.
Não sei, e não quero saber, como a Coordenação daquele projeto teve acesso aos livros em apreço.
Feliz do filho que volta à casa paterna. Ontem (04.12.2023), no meu escritório particular, Wanderleia Sousa e Tátilla Inez, professoras do IBENS, foram me devolver os exemplares em tela. Que alegria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário