Cunha e Silva Filho
José
Ribamar Garcia é um ficcionista piauiense bastante conhecido e bem
recebido pela crítica no estado do Piauí, com uma obra que já
chega, agora, ao décimo livro, não contando com reedições e
atualizações ampliadas de parte de sua produção. No entanto não
é tão devidamente conhecido no Rio de Janeiro, onde reside há
muito tempo. Garcia acaba de lançar a coletânea Contos
da minha terra (Livraria
Editora Nova Aliança, Teresina, 2012, 196 p.). Traz capa de Andréia
Galvão e Imagem capa de Moisés Rego, além de uma apresentação do
escritor, poeta, ficcionista e editor piauiense Dílson Lages
Monteiro.
A
quem, como este resenhista, tem lido e comentado a produção de
Ribamar Garcia nos gêneros crônica, novela, conto e romance, desde
a sua estreia em 1981, com um opúsculo de apreciadas crônicas
memorialísticas, narrando o que ele originalmente chamou como
subtítulo na capa de “Depoimentos” sobre a cidade de
Teresina, Imagens
da cidade verde, edição
do autor, impresso pelo Carimbão – Ind. e Com. De Carimbos Ltda,
Rio de Janeiro, RJ., a coletânea ora publicada vale como uma espécie
de antologia dos melhores contos do autor, porquanto resultou de uma
seleção de contos na sua quase totalidade, já que este conjunto de
textos inclui dois outros que não se encaixariam com rigor no gênero
conto, i.e., os de títulos “A capital do Delta” (p. 57-60) e
“Duas cenas” (p.61-62). Ainda no grupo selecionado de contos, há
dois contos inéditos, “A tentação de Nazaré” (p.180-185) e
“Cadê o carro?”(p. 186-192).
A
obra consta de trinta e três textos ficcionais, incluindo as
mencionadas duas crônicas. Todos os contos (e crônicas) tem como
cenário e enredo o Piauí, seja representado por histórias situadas
em Teresina, seja em cidades do interior. Convém assinalar que o
espaço geral da obra do escritor se divide em duas vertentes:a
urbana, tendo a vida carioca como palco de suas paisagem física e
humana de seus enredos e o subúrbio do Rio de Janeiro. Isso vale
para toda a sua ficção. Por este prisma,, lembra escritores como
Lima Barreto(1881-1922) e João Antônio (1937-1996) para ficarmos
com dois escritores brasileiros bem apreciados por Ribamar Garcia e
que, em determinados ângulos, provavelmente o tenham
influenciado,sobretudo pela temática preferencialmente voltada para
as camadas menos favorecidas da sociedade. Vale registrar o que já
afirmei alhures sobre a ficção do autor, quanto a um dado
estilístico – a frase enxuta, o sentença curta, ágil, viva,
objetiva e de natureza máscula por vezes lembra também o escritor
Ernest Hemingway (1899-1961), de quem Ribamar Garcia é assíduo
leitor. Este dado estilístico se imbrica com algumas preferências
temáticas de Hemingway, a inserção nas histórias de lutas,
brigas, de ações violentas de alguns personagens, até mesmo a
referência ao boxe que aparece tanto no escritor americano quanto em
algumas passagens de Garcia.
Garcia
é da linhagem dos escritores que não se contentam com a estagnação
no plano estético na composição de suas histórias, De livro para
livro seus recursos retóricos de linguagem cada vez mais se tornam
visíveis naquele aspecto pelo qual a obra de criação literária se
pode caracterizar como de qualidade, cuja porta de entrada e de saída
é o cuidado com a linguagem, com a adequação da palavra ao tema,
espaço, enredo, ideologia, esquema temporal, cortes, ou seja, com o
conjunto dos elementos estruturais íntimos indissociáveis da
engenharia de construção ficcional, cuja base de sustentação é o
processo de ficcionalização da linguagem. Não há ficção sem a
trama da linguagem, como bem advertiu recentemente em palestra o
crítico e teórico Eduardo Portella. Uma história não pode ser
contada somente com o recurso da língua, que é a manifestação
geral do pensamento, mas não da emoção estética só fruída pela
linguagem como criação e mimesis, tomando
este último termo no sentido aristotélico.
É
o que Ribamar demonstra na feitura destes contos: linguagem literária
a serviço de uma variada temática na qual situações da vida de
pessoas simples ou menos simples são flagradas com uma
verossimilhança tão convincente que seus protagonistas, adultos e
crianças, velhos e jovens, brancos, mulatos ou pretos, íntegros ou
canalhas, valentes e covardes parecem saltar vivos na configuração
físico-visual e moral, enfim, cúmplices no estabelecimento do pacto
com o leitor. Estes flagrantes dramatizam situações do cotidiano de
uma galeria de personagens enfrentando os momentos de alegria,
tristeza, desencanto, dor e agruras da vida severina, mostrando-nos
suas fraquezas, seus segredos e suas emoções, seu sensualismo, suas
traquinices infantis, suas vilanias e também sua amizade, sua
solidariedade. Seus desfechos, plenos de humanidades, por vezes
são inesperados, trágicos, humorísticos, tragicômicos.
Li
este conjunto de histórias, excetuando os dois contos
inéditos já citados, em diferentes tempos, contudo, não me
deixaram agora com a sensação do déjà-vu
vu e,
desta maneira, me pareceram praticamente como se fossem lidos pela
primeira vez, pelo menos a maioria. Reunidos num só volume, os
contos ganharam uma unidade geográfica e regional, ao convergirem
para o mesmo espaço e para o tempo das histórias no passado,
aproximadamente remetendo às décadas de quarenta, cinquenta e
sessenta. Talvez só escape desses tempos recuados, o conto “Cadê
o carro?”(p.186-192), a se ver por algumas indicações pontuais
presentes na narrativa.
Daí
terem alguns desses contos um traço diferenciador na sua construção
: o viés memorialístico ou autobiográfico (de resto, bastante
explorado por alguns ficcionistas contemporâneos, juntamente com o
filão do romance histórico) implícita ou explicitamente definidos
no discurso ficcional confirmado pelo narrador em primeira pessoa, em
treze contos, em contraste com vinte contos com narrador em terceira
pessoa. Neste grupo podemos citar contos como “Ao lado do Velho
Monge” (43-47), no qual o narrador-autor é protagonista da
história, aliás, uma história relatando a saga do avô do autor,
homem destemido, aventureiro, íntegro, que ficou ao lado dos
maragatos contra os “chimangos” ou “pica-paus” na Revolta
Federalista do Rio Grande do Sul, no período do governo de Floriano
Peixoto (1891-1894). Este dava apoio aos chimangos. Em outro conto, o
mais extenso da coletânea, “Outro cavaleiro - do dia e da
noite”(p.140-160), a história fala das peripécias do pai do
autor, seu ídolo de todos os momentos. Este conto talvez seja o
ponto alto de todos os textos do livro, sendo a narrativa exemplo de
elaboração formal-técnico-estilística .
As
aventuras do Seu Assis, um pai batalhador, corajoso, homem de bem, é
relatada com mão de mestre pelo escritor. Narrativa movimentada,
percorrendo vários espaços do interior do Piauí através de uma
viagem de vapor com destino a Teresina, lugar que se tornará seu
destino fixo e onde desenvolverá a atividade de comerciante como
dono de uma garapeira. De resto, a saga de Seu Assis se encontra bem
desenvolvida com mais aprofundamento na obra Entardecer (
Litteris Editora, Rio de Janeiro, 2007), sobre a qual escrevi um
ensaio à época de sua publicação.
Para
o leitor que não conhece o Brasil literário, esta é uma
oportunidade de conhecer os costumes, a flora, a fauna, os meios de
produção urbana e rural, a natureza diversificada, os
relacionamentos sociais e familiares, enfim, a paisagem física e
humana piauiense, a riqueza léxica do linguajar local, suas notações
fônicas, expressiva, empregadas não ao modo de Guimarães Rosa
(1908-1967), que não é este o objetivo estético do autor cuja
narrativa tem como núcleo formal o componente de narrar histórias,
de contar experiências de vidas e conflitos humanos, seja pelo
imaginário, seja pela via memorial ou autobiográfica segundo
já acentuamo.
Daí em suas obras, assim como nesta coletânea, usar o autor de digressões de fundo histórico, literário, sociológico, de registros de épocas do passado piauiense. Nos contos há profusão de referências a tipos de moradia, a descrições precisas da paisagem natural e cultural urbana ou interiorana, a nomes reais, lugares reais, anotações pitorescas do folclore, incluindo adágios, canções populares, frases sentenciosas, mitos, assombrações etc. Por outro lado, não se pense que o autor seja apenas aquele bom contador de histórias e causos, tão frequente na literatura do país. Ribamar Garcia tem plena consciência de seu trabalho literário, de seus meios expressivos, de suas estratégias de narratividade. Haja vista aquela passagem do conto já mencionado, “A tentação de Nazaré”, na qual o narrador-memorialista fez alusão à sua própria atividade, a prováveis motivações de ter se tornado escritor, raízes da memória da infância que surgiram a partir do talento da negra Nazaré para contar histórias que deslumbravam a imaginação e a curiosidade infantil. O escritor nunca é um ingênuo do ponto de vista de seu aprendizado técnico.
Daí em suas obras, assim como nesta coletânea, usar o autor de digressões de fundo histórico, literário, sociológico, de registros de épocas do passado piauiense. Nos contos há profusão de referências a tipos de moradia, a descrições precisas da paisagem natural e cultural urbana ou interiorana, a nomes reais, lugares reais, anotações pitorescas do folclore, incluindo adágios, canções populares, frases sentenciosas, mitos, assombrações etc. Por outro lado, não se pense que o autor seja apenas aquele bom contador de histórias e causos, tão frequente na literatura do país. Ribamar Garcia tem plena consciência de seu trabalho literário, de seus meios expressivos, de suas estratégias de narratividade. Haja vista aquela passagem do conto já mencionado, “A tentação de Nazaré”, na qual o narrador-memorialista fez alusão à sua própria atividade, a prováveis motivações de ter se tornado escritor, raízes da memória da infância que surgiram a partir do talento da negra Nazaré para contar histórias que deslumbravam a imaginação e a curiosidade infantil. O escritor nunca é um ingênuo do ponto de vista de seu aprendizado técnico.
Se
a linguagem literária é o carro-chefe da produção estética, seja
pela composição sintático-estilística, seja pelo influxo
poético-lírico que lhe permeia alguns contos com maior intensidade,
seus relatos concisos, dinâmicos, nos quais o autor dá
testemunho de ser criativo na arte de narrar curiosas, irônicas,
humorísticas situações embaraçosas da vida com espontaneidade,
como no último conto do livro, “Almoço de domingo”(193-196),
com aquela história da galinha que serviria de almoço para a
família e que caiu na latrina da casa. Nem o mau cheiro de
merda impediu de, depois de limpa, ser servida como almoço em tempos
de falta de carne na cidade. Uma das linhas de força do autor está
na capacidade de montar seus enredos e em criar personagens
verossímeis.
Outro
fator determinante do bom nível destas narrativas reside no complexo
e difícil uso do tempo ficcional – pedra de toque da
ficcionalidade. Nele Ribamar Garcia lida com desembaraço,
especialmente pelo recursos das anacronias e bem assim do meticuloso
cuidado com os cortes indicativos das mudanças de cenários ou de
espacialidade, esta última um traço forte de sua obra. Um
narrador não bem informado sobre o que o cerca, um narrador não
observador, não atento a todas as referencialidades físicas,
humanas, visuais, sonoras, táteis, jamais se torna um bom escritor.
O que não é o caso de Garcia, um homem ávido de viagens, de
movimentos, de informações, de convívio social, de observador da
rua e do mundo. Não procurou os meandros da literatura de ousadias
formais. Procurou, no entanto, encontrar os meios da linguagem
transparente mas cheia de virtualidades de quem aprendeu a escrever
ficção.
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