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Bitorocara e a barra do Maratoã
Chico Acoram Araújo
Cronista,
articulista e historiador
Ao amigo e grande mestre Dr.
Elmar Carvalho
Como barrense da gema, sempre
tive curiosidade em saber um pouco mais da história do meu torrão. Qual a
origem, por exemplo, do nome dado ao rio em que minha mãe lavou meus “coeiros”;
onde fisguei o primeiro peixe; paraíso em que me empanturrava de alegria nas
suas águas mansas e frescas, e lugar do meu primeiro pulo mortal. Mas também,
lugar onde observava o canto dos pássaros sobre as frondosas copas das matas
ciliares; o voo apressado do Martim Pescador, de plumagem verde-azul reluzente,
plainando sobre as águas e sempre aguardando o momento oportuno para, em queda
livre, mergulhar e fisgar seu almoço. Local, por fim, do nado lento e mortal do
jacaré, sempre à espreita, nas sombras soturnas das árvores descaídas das
ribanceiras do rio.
Pois bem, segundo nosso
prestigiado escritor e historiador Wilson Gonçalves, em seu Dicionário
Enciclopédico Piauiense Ilustrado, o rio Maratoã, como era antigamente grafado,
significa o riacho da Pedra Grande, em língua indígena. Isso tem sentido, uma
vez que em alguns trechos do rio enormes rochas afloram e permitem, no período
de verão, a travessia de pessoas e animais.
Ao descrever o rio da minha
infância, lembrei-me do excelso poeta Da Costa e Silva em seus versos “SOB
OUTROS CÉUS”, que magistralmente canta o rio Parnaíba em Amarante:
IV
“Eu sou tal qual o Parnaíba:
existe
Dentro em meu ser uma tristeza
inata,
Igual, talvez, à que no rio
assiste
Ao refletir as árvores, na
mata...
O seu destino em retratar consiste,
Porém o rio tudo o que retrata,
De alegre que era, vai tornando
triste,
No fluido espelho móvel de ouro e
prata...
Parece até que o rio tem saudade
Como eu, que também sou desta
maneira,
Saudoso e triste em plena
mocidade.
Dar-se em mim o fenômeno sombrio
Da refração das árvores da beira
Na superfície trêmula do rio
...”
Foi este desejo de conhecer mais
sobre a história do meu torrão, o que me levou a escrever uma crônica com o
título “Barras do Marataoan: o Retorno”, publicada, recentemente, em Folhas
Avulsas(josepedroaraujo.blogspot.com.br), e no blog de Elmar Carvalho
(poetaelmar.blogsport.com.br). Nesse escrito, conto um pouco da história de
Barras, a origem do epíteto de terra dos governadores e dos poetas, e elenco
alguns dos ilustres barrenses nascidos às margens do Marataoan. Para escrever
esse artigo, recorri ao grande poeta e escritor Elmar Carvalho em sua crônica
ensaística “Barras – terra dos governadores e de poetas e intelectuais”.
No texto que ora escrevo, volto a
falar um pouco mais sobre as origens de Barras, dando um enfoque histórico
sobre os precedentes da fundação e povoamento de Barras em meados do século
XVIII, e, sobre o seu entrelaçamento com Bitorocara, antiga fazenda de propriedade
de Bernardo de Carvalho e Aguiar, pai de Miguel de Carvalho e Aguiar, ambos
considerados fundadores da cidade de Campo Maior e Barras do Marataoan,
respectivamente. Trato aqui, portanto, da relação que existe entre estas duas
importantes cidades fundadas, a primeira, pelo valoroso Mestre de Campo, e a
segunda, pelo seu filho.
Como relatei em minha crônica
anterior, Barras surgiu a partir de uma fazenda de gado conhecida como
Buritizinho, que se tornou povoado tempos depois. O proprietário dessa fazenda
chamava-se Miguel de Carvalho Aguiar, filho do lendário Mestre de Campo
Bernardo de Carvalho e Aguiar fundador da fazenda Bitorocara que ficava
encravada nas confluências dos rios Longá (Bitorocara) e Surubim hoje município
de Campo Maior.
De acordo com o Pe. Cláudio Melo,
Miguel de Carvalho de Aguiar, natural do Rio São Francisco, Bahia, veio para o
Piauí por volta de 1714, atraído pela vocação do pai, sendo-lhe companheiro
inseparável nos momentos mais duros, partilhando de suas canseiras, angústias e
glórias.
É provável que nesse período
Bernardo de Carvalho e Aguiar tenha aconselhado ao filho a instalar sua
primeira fazenda nas ribeiras do rio Marataoan, uma região de águas abundantes,
ricas pastagens, e distante aproximadamente 16 léguas (imperial) da fazenda
Bitorocara. É razoável presumir-se que o pai tenha vendido ou doado a Miguel de
Carvalho Aguiar uma razoável quantidade gado, bem como autorizado que alguns de
seus escravos e moradores fossem ajudar a instalar uma fazenda na barra do Maratoã,
na localidade Buritizinho, hoje cidade de Barras, onde muito prosperou.
Miguel de Carvalho e Aguiar
tornou-se um abastado fazendeiro da região. Conforme se verifica em seu
testamento, transcrito no livro “Barras, Histórias e Saudades” de autoria do
ilustre barrense Antenor Rêgo Filho, Miguel de Carvalho declara, dentre outras
coisas, ser possuidor de uma grande fortuna:
“Declaro que todo monte de minhas
fazendas possuirei quarenta mil cruzados, pouco mais ou menos, a saber, quatro
fazendas, uma chamada da BARRAS, NA RIBEIRA DO RO MARATAUAN, NO LONGÁ, e outra
chamada Campo (inelegível), e outra chamada São Francisco e outra chamada
Arraial, todas na ribeira do Parnaíba, com terras próprias, com todos os gados
vacuns e cavalares do meu ferro (inelegível), que dentro delas se acharem
(inelegível) mais fábricas a elas pertencentes.
Item: mais ouro e prata e roupas,
selas, bancos, mesas e mais trastes que (inelegível) partes para dentro se
acharem.
Item: mais 19 escravos, a saber:
...”.
Miguel de Carvalho tinha a
patente de Coronel e foi construtor da primeira capela de Barras do Marataoan,
onde foi sepultado. Conforme Wilson Carvalho Gonçalves, no seu dicionário já
citado, o início da construção dessa capela ocorreu em meados do século XVIII
sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Gonçalves diz ainda que esse
templo foi a célula geradora do povoamento da localidade, em redor do qual se
formaram os primeiros sítios, currais e fazendas. A igreja foi, portanto, a
primeira forma de ocupação da povoação de Barras do Marataoan.
Em abril de 1730, morre seu pai
Bernardo de Carvalho e Aguiar, no Maranhão, muito pobre e como muitas dívidas.
O Pe. Cláudio Melo afirma que, por razões desconhecidas, Miguel de Carvalho
abandonou o pai, no final de sua vida, deixando-o em extrema pobreza. O Coronel
Miguel sente a morte do pai, ao tempo em que lamenta que uma riqueza imensa se
diluiu e se transformou em dívida. Sobre esse fato, apenas declarou:
“Nada herdei, por isso não sou
obrigado a pagar seus débitos”.
Em seu livro, Antenor Rêgo Filho
observa que conta a lenda que um vaqueiro, andando a procura de uma rês
desgarrada, encontrou uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, talhada
em madeira, dentro de uma moita de tucum, localizada onde hoje está erguida a igreja
matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Barras. Salienta ainda que o Coronel
Miguel de Carvalho e Aguiar, como fervoroso católico, deu início à construção
de uma capela em homenagem à mencionada Santa. Antes da conclusão da referida
construção o Cel. Miguel de Carvalho veio a falecer, deixando parte da sua
fortuna para um sobrinho de nome Manoel da Cunha Carvalho, filho de sua irmã
Antônia de Carvalho Aguiar que morava na Bahia. O inventário de Miguel de
Carvalho e Aguiar, datado de 9 de dezembro de 1749, revela que este não teve
filhos:
“Declaro que sou casado na cidade
da Bahia com dona (inelegível), da qual não tenho filhos nem outros alguns
herdeiros forçados, e depois de casado, pouco meses, vieram os parentes da dita
minha mulher e a tiraram violentamente de minha casa, com tudo quanto tinha
trazido de seu para meu poder e até o presente, não tenho feito vida material
com ela."
Os motivos da separação do
Coronel Miguel de Carvalho e Aguiar com sua esposa são desconhecidos.
Alguns anos após a morte de
Miguel de Carvalho, seu herdeiro Manoel da Cunha Carvalho deu continuidade à
construção da capela.
Diz também Antenor Rêgo Filho
que, em 1804, ao redor da capela de Nossa Senhora da Conceição já existiam
algumas casas de telhas e várias de palha. A dois de abril desse mesmo ano
morre Manoel da Cunha Carvalho, então dono de imensa quantidade de terras,
herdadas, do tio, deixando, em testamento, para Nossa Senhora da Conceição, uma
vasta gleba de terra, compreendendo uma légua em quadra, exatamente onde se
localizava a capela recém-construída, e a fazenda Buritizinho, incluindo mais,
todo o gado bovino e demais animais e benfeitorias. Daí a razão porque todas as
terras onde se localiza a sede do município de Barras pertenciam ao patrimônio
da paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Com o falecimento de Manoel da
Cunha de Carvalho, é nomeado Francisco Borges Leal Castelo Branco para a
administração do patrimônio da paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Em 1806, conclui-se a reforma e
pintura da capela, iniciando-se, assim, o povoamento da localidade. A fazenda
Buritizinho dava lugar à “POVOAÇÃO DAS BARRAS”. Três anos depois, existia já um
arruamento de várias casas, onde já havia um desenvolvimento da povoação;
registra Antenor Filho.
Segundo ainda Antenor Filho, em
22 de agosto de 1819, Francisco Borges Leal foi substituído por José Carvalho
de Almeida, filho de Barras. E foi por iniciativa desse novo administrador, que
o Presidente da Província do Piauí, em data de 27 de setembro de 1826,
solicitou ao Governo Imperial a criação de uma Freguesia no povoado de Barras,
e sua elevação à categoria de Vila. Pela Lei Provincial de nº 656, de 2 de
setembro de 1836 e a Instrução da Presidência da Província, de 9 de setembro do
mesmo ano, foi a povoação erigida a Distrito de Paz.
Barras só veio ser elevada à
categoria de Vila em 24 de setembro de 1841, através da Lei nº 127 e, de fato
instalada, a 19 de abril de 1842.
Finalmente, pelo Decreto nº 01,
de 28 de dezembro de 1889, do então Governador do Estado, Gregório Taumaturgo
de Azevedo, ilustre filho de Barras, foi elevada da categoria de Vila para a de
Cidade, com o nome de Barras do Maratahoan.
Assim, a história nos mostra que
Bitorocara tinha uma estreita ligação com a barra do Maratoã, ou seja, com a
minha Barras do Marataoan.
Sobre a história da minha terra
natal, faço aqui uma interrupção estratégica para não cansar e não provocar
tédio aos leitores que, por acaso, se dispuserem, generosamente, ler esta
crônica. Em outra oportunidade, quiçá continue eu a recontar fatos históricos
de Barras do Marataoan.
Fonte: blog Folhas Avulsas
Belo texto, como historiador e apaixonado por história do piaui,achei interessante pois a mais de dez anos pesquiso sobre o início do povoamento de campo maior e as famílias pioneiras, a formação do campo maior se confunde com a de barras fiquei surpreso com a colocação do testamento de Miguel de Carvalho pois estou no meio de minha tese que fala sobre bitorocara ser o embrião de campo maior.
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