sexta-feira, 20 de julho de 2018

AMIGO, TODOS OS DIAS, POR TODA A VIDA

Fonte: Google

AMIGO, TODOS OS DIAS, POR TODA A VIDA

Antônio Francisco Sousa
Auditor Fiscal (afcsousa01@hotmail.com)

Do amigo, o que dizer? Muita coisa, como não? O amigo é esse cara, mais que chapa e que colega; vezes, até mais que irmão.

            Aquele que chega de mansinho, se percebe no outro uma aflição; e que sai, bem de fininho, quando entende finda sua missão.

            O primeiro a querer saber, da felicidade do companheiro, a razão; o que parte para a luta, que se esfola, não desiste, jamais deixa o outro na mão, mas que também fica feliz se seu amigo diz estar feliz sem razão.

            Meu amigo sou eu que escolho, Deus apenas avaliza a união; por isso jamais a ele se abandona; como fazer isso em quem o Todo-Poderoso põe a mão?

            Se o amigo diz não poder fazer o que lhe pede, talvez você nem precise saber a razão: ou o pedido é algo impossível, ou não lhe seria favorável a solução. Mas se insistir no assunto, fique tranquilo: não tomará por desconfiança a inquisição; certamente, com muita e sutil gentileza, ele lhe dará a explicação.

            Ter amigo é tão importante como ganhar um novo coração, que mesmo vindo com outro cérebro, este não afetará sua intelecção; talvez o que lhe aconteça, de fato, com esta nova composição, é que menos dúvidas lhe confundam, no momento de consolidar sua convicção. Já motivos você os terá, sim, para viver ainda mais feliz: provavelmente, jamais lhe faltará emoção.

            Aquele que deixa dúvida de que amigo seria sua melhor conceituação, não está no ponto nem apto, ainda, para tão sublime missão: ser, de fato e, simplesmente, amigo, sem mais nenhuma complementação. Ninguém é amigo por acaso, por descuido natural, vocação ou opção. Todos nascemos com uma sina, uma inata orientação: buscar fazer da amizade nossa mais importante missão. Fazer e ser amigo não nos deve custar nada: deixar de tentar buscar esse objetivo, sim, é negar-se ao cumprimento de uma divina imposição.

            Por tudo isso, meu caro amigo, é que a amizade é uma bênção. Amigos, só os tenhamos pouco ou raros, se não pudermos tê-los em profusão. O amigo não cobra espaço, não sente inveja ou decepção, tem sempre o coração aberto, tempo bastante para ouvi-lo com atenção, e o ajudar, ainda que lhe falte tempo para outras obrigações. Quando deixa de entender determinada situação envolvendo seu amigo, compreende que, da parte dele, não foi um escamoteio, um subterfúgio, muito menos uma omissão: fazê-lo alheio àquele caso, possivelmente, teve por motivo eximi-lo de alguma decepção.

            Viva o amigo e a amizade, todo dia, o ano todo, por toda a vida.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário