domingo, 1 de março de 2020

DEUS, DEUSES E O NADA

Fonte: Google


DEUS, DEUSES E O NADA

Elmar Carvalho

(“- Não sejas curioso a respeito de Deus, / pois eu sou curioso sobre todas as coisas/ e não sou curioso a respeito de Deus.” – Walt Whitman)

(“E só de nós se esconde o Pai Onipotente/ para ser meritória e nobre a fé do crente/ e não ser tão culpada a negação do ateu”. – Alarico da Cunha)

I – Ainda que pensássemos
numa seqüência de deuses
criados um pelo outro
o mais recente pelo
mais antigo e assim
sucessiva e infinitamente
ainda assim chegaríamos
até o Deus dos deuses
ou até o caos do nada.
Na última hipótese
o nada seria um deus
criador de mitos e de mundos
e teria que ser reverenciado.
E a esse deus-nada
eu tiraria meu chapéu
que sequer tenho mas tiraria.

II – Mas o nada não cria nada
porque o nada é nada e nada
somado com nada é nada
e multiplicado por nada é nada.

III – Se acreditássemos
na seqüência de deuses criados
um pelo imediatamente anterior
até chegar ao Deus original
– o Deus dos deuses –
por que não acreditaríamos
no Deus único sem limites
espacial e temporal?
Se o Deus da
Gênese criou o penúltimo
Deus da cadeia de deuses
poderia criar tudo sem
deuses intermediários.

IV – Num blefe descomunal
poderia até afirmar
que esta realidade não existe.
Que tudo não passa do sonho
de um deus e que esse
deus sou eu.
Mas o Eterno existe
e esta realidade existe
e quando descobrirmos
o Mistério da Gênese de Deus
a humanidade será perfeita e fará
parte do Corpo Místico de Deus.
Mas então recomeçará um
novo ciclo senão haveria
o grande tédio de Deus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário