segunda-feira, 17 de abril de 2023

Mimos de aniversário




Mimos de aniversário

Elmar Carvalho

Na véspera de meu aniversário, minha mulher disse que desejaria conhecer o Restaurante Faustino, situado na beira do Igaraçu, nas imediações do antigo Bar do Cornélio. Foram conosco, à boca da noite, o Felipe Macedo, minha filha Elmara, Simone, sobrinha de minha esposa, e, claro, eu e a Fátima. Adrede convidado pela Fátima, apareceu no Faustino o Francié (Francierton) Vasconcelos, marido da Auricélia, sobrinha de minha mulher, que não pôde comparecer.

Após feitos os pedidos, fui surpreendido com um bolo de aniversário e um prato com uma iguaria com decoração temática. Só então fiquei sabendo que era a comemoração antecipada de meu aniversário. O cantor e compositor Teófilo Lima, artista parnaibano de minha admiração, anunciou o meu aniversário, disse umas palavras simpáticas de acolhimento, e interpretou, com belo arranjo de sua autoria, duas canções comemorativas de aniversário, sendo uma delas a tradicional “Parabéns pra você”. As pessoas próximas, em gesto de cortesia, cantaram e acompanharam as salvas de palmas.

O Teófilo continuou a interpretar clássicos da MPB, ao tempo em que intercalava belas canções de sua autoria, algumas delas exaltando a linda paisagem parnaibana. Ele compôs uma excelente melodia, com letra que é na verdade um criativo e belo poema, em que a deslumbrante praia de Pedra do Sal é exaltada. Antes de ir embora, autografei meu opúsculo O Poeta e seu Labirinto e entreguei ao Teófilo, oportunidade em que lhe disse, brincando: “Não podendo eu ser diretamente amigo de Deus, sou amigo do Teófilo, cujo nome significa amigo de Deus.”

Em vários grupos de WhatsApp, uns bons amigos se referiram à minha data natalícia, tendo eu respondido a todos. O acadêmico Jônathas Nunes, professor da UFPI e que já exerceu importantes cargos públicos, inclusive o de reitor da Universidade Estadual e o de deputado federal, costuma brindar seus colegas da Academia Piauiense de Letras com criativos e bem-humorados poemas, por ocasião de seus aniversários natalícios. Ele postou o mimo abaixo, que muito me desvaneceu:

S A L V E!

 

É noite de Preamar!

Bom Dia Comandante Elmar!

Das Letras no oceano,

Seu NOTURNO DE OEIRAS,

Alcança o Brasil inteiro!

Tem o mais forte lampejo

Deste Piauí sertanejo!

Nada importa, pouco importa,

Se o NOTÍVAGO DE OEIRAS,

Amante de uma balada,

Sonhando com uma donzela,

Caminhe sem encontrar nada!    

Minha filha Elmara Cristina fez uma bela arte para esse criativo e epigramático poema, como um corolário a esta singela, contudo magnífica homenagem, que o professor e confrade Jônathas Nunes, em sua generosidade, me prestou.  

Um comentário:

  1. O poema dedicado ao Grande Poeta já foi um presente genial. Especialmente, o final. 😁👏👏

    ResponderExcluir