quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

TEMPOS IDOS E VIVIDOS DE DOMINGOS JOSÉ


 

TEMPOS IDOS E VIVIDOS DE DOMINGOS JOSÉ

 

Elmar Carvalho

 

Ocorreu em Campo Maior, ontem à noite (15/01/2025), o lançamento do livro Tempos Idos e Vividos, da autoria do médico e escritor Domingos José Carvalho.

O autor nasceu em Barras, em 27 de agosto de 1943, mas ainda bem jovem, juntamente com sua família, radicou-se em Campo Maior, onde prosseguiu em seus estudos. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Fez especializações e tem pós-graduação latu-sensu em Medicina do Trabalho. O autor pertence a várias entidades filantrópicas, assistenciais, culturais e literárias. Recebeu inúmeras distinções honoríficas.

A solenidade foi iniciada por uma série de belas músicas, entre as quais o hino do Glorioso Santo Antônio Aparecido ou do Surubim, dobrados e marchas, executadas pela afinada filarmônica do Lar da Juventude, dirigido pelo dinâmico diácono Gean Medeiros. Houve também a participação do coral dessa entidade, que nos brindou com lindas melodias, inclusive uma de caráter erudito.

Na oportunidade os pronunciamentos de Ana Cunha, presidente da Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras, Monte Filho, Elmar Carvalho, João Carvalho, Túlio Sérvio Andrade, Érico Carvalho, filho de Domingos José, enalteceram as qualidades e as virtudes da obra e do autor, bem como a competência e a dedicação profissional deste.

O livro tem uma excelente programação visual, em papel de alta qualidade (couchê), uma revisão excelente (professor Moisés Andrade e Antonio Soares) e várias fotografias. Foi dividido em quatro partes: Acrósticos, Poemas, Crônicas e Contos e Prefácios, Homenagens e Discursos. Da sequência de acrósticos, em que homenageia filhos, netos, pais, irmãos e esposa, destaco o seguinte:

Jesus – esposa

    Justamente foi você a musa

    Encantadora dos meus sentimentos

    Suave como o voar das brancas garças

    Universo de compreensão, amor e ternura

    Sonho realizado dos meus afetos     

Não preciso dizer que com os versos acima Domingos José fez uma “média” para mais de várias décadas junto a sua musa. Da parte denominada Poemas, de temática diversificada, terei o cabotinismo e a imodéstia de pinçar este, em que fui (in)justamente louvado:

Ao poeta Elmar Carvalho

    Se tantos já fizeram

    Eu também vou sublinhar

    Mesmo sem rimas perfeitas

    Ao poeta vou desejar

    Planuras de vida sem fim

    Aos deuses vou suplicar

    Que conserve cada vez melhor

    A inteligência do grande poeta Elmar

Não mereço, mas, penhorado, agradeço ao autor o poema acima, de desvanecedor conteúdo expresso em ritmo e rima.

Ao longo de suas mais de 200 páginas, permeadas por várias fotografias, são narradas várias peripécias jocosas, relatados vários fatos interessantes, bem como são homenageados personagens ilustres de Campo Maior e do Piauí.

Aproveito para encerrar com a minha pequena apresentação, que se encontra no excelente TEMPOS idos e vividos:

“Desde bem jovem, Domingos José Carvalho, nascido em Barras, veio estudar e morar em Campo Maior, onde se radicou, para se tornar um notável campomaiorense como os que mais o sejam.

Cidadão exemplar, dele nunca se ouviu falar de nenhum ato ou conduta que pudesse desabonar a sua honorabilidade. Os cargos que ocupou foram por ele exercidos com competência, correção e zelo, de modo que nenhum reparo se lhe pode fazer.

Maçom paradigmático, nunca foi perjuro, e, portanto, nunca deslustrou seu avental e nem tampouco maculou as vestes maçônicas que envergou ao longo de várias décadas, como obreiro dinâmico, estudioso e dedicado.

Médico há vários decênios, jamais descumpriu o Juramento de Hipócrates, que um dia pronunciou, ao concluir seu curso, tendo exercido sua profissão de esculápio com invulgar competência e proverbial dedicação, podendo dele ser dito que é humanitário e caridoso, para com todos, sobretudo os mais pobres e necessitados.

Conquanto muito atarefado em sua vida profissional, tem exercido a literatura e a oratória com invulgar talento, posto que suas produções são lavradas em estilo escorreito, fluente, claro, objetivo e conciso, dentro do que recomenda a melhor prática redacional.

Seus trabalhos são frutos de pesquisa, reflexões, senso de observação, em que revela conhecimento, argúcia e perspicácia, ao se aprofundar no assunto ou tema que desenvolve. Assim, é um literato de muito mérito e valor, que merece os nossos efusivos aplausos e admiração.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário