segunda-feira, 30 de março de 2020

SER CONSIDERADO VELHO NÃO TEM A MENOR GRAÇA




SER CONSIDERADO VELHO NÃO TEM A MENOR GRAÇA

Antônio Francisco Sousa – Auditor Fiscal (afcsousa01@hotmail.com)

                Encontrei-me com Sandoval, dia desses, exatamente, dezenove de março último. Como nunca acontecera antes, dessa feita fui eu que, mesmo sem cumprimentá-lo, para seu espanto, comecei a despejar mágoas minhas recentes.

                Meu caro, vou lhe dizer o seguinte: fazia muito tempo, nem me lembro quanto, que uma tristeza assim, tão doída, absoluta, pesadíssima se abatera sobre mim, como ontem. Completava quarenta e três anos de serviço público, no qual ingressei aos dezoito anos. Sem festa, mas, a despeito do coronavírus que já ocupava todos os meios de comunicação, todas as conversas familiares, todos os discursos e espaços disponíveis, senti-me bastante feliz com as efemérides que o Todo-Poderoso me permitira viver: era muito tempo de trabalho, e eu, ainda “novinho” em folha, sentindo-me disposto, um bem conservado ex-atleta. Isso tudo, toda essa alegria mixou ao chegar em casa e receber dura admoestação, seguida de ditatorial ordem familiar: que é que o senhor pensa estar fazendo, saindo de casa para trabalhar quando até o governo já abriu a exceção, principalmente, para pessoas na sua condição, de fazer isso em casa? Se não se incomoda, pessoalmente, bom que saiba que tem outros com os quais convive que não aprovam essa sua “maluquice”. O senhor não é nenhum super-homem, está na faixa de idade cujo risco em relação à COVID-19 é muito maior que todos de sua casa. Pense nos filhos, na esposa, nos netos. A partir de agora, fique em casa, não saia sob propósito algum, estamos combinados?

                 Como não sou um bobo comum, mas um grandíssimo tolo, percebi que, de fato e de direito, passara a ser o mais novo idoso da família. E pude constatar, amigo, que ser considerado, pelos outros, velho é muito pior do que por si mesmo.

                Sandoval quis intervir, não deixei. Meu velho, nunca pensei que isso machucasse tanto; talvez mais porque a verdade fora tornada pública pela mesma família que, em muitas oportunidades, antes, teimara em me contrariar quando dizia já estar ficando velho, afirmando que não, que eu parecia bem melhor do que alguns deles, mais novos. Um bando de mentirosos, enganadores. Foi só um malsinado e desgraçado vírus aparecer para que a verdade viesse à tona.

Portanto, perguntaria a você, Sandoval: será que depois que a situação se normalizar, for superada esta amaldiçoada virose, caso permaneça saudável, deveria aceitar os rapapés e salamaleques daqueles falsos? Mesmo que continue fazendo as coisas que somente os não velhos realizam: peladinhas três vezes por semana; cervejinhas sempre que tiver vontade; uma panelada ou um sarapatel, por mês, e outros atos e ações sobre os quais não preciso falar, vou continuar ou não atravessado com eles? Ou seria melhor aproveitar a nova e fática velhice para agir como um velhinho mau: explorar a boa vontade, a paciência e a disponibilidade dos jovens familiares, sempre que entender necessário?

                Dando um tempo, permiti a Sandoval manifestar-se. Olhe aqui, amigo, isso que aconteceu a você somente agora, e por conta de um maldito vírus, faz tempo vem ocorrendo comigo. Até já me acostumei; não raro, deixo que digam ou façam como quiserem. Às vezes, quando algo ocorre de forma contrária ao que decidiram, critico ou questiono: por que não falaram comigo, antes; um cidadão mais velho e experiente, certamente, não faria a bobagem que fizeram? Bem feito. E continuo o discurso: olhem, velhice não veio só para fazer doer todos os nossos ossos e juntas, adoecer-nos ou nos tornar grandes teimosos, mas, também, para nos fazer escutados, sermos consultados, pensarmos em soluções que passariam despercebidas ou nas quais vocês nem pensariam, prezados jovens. Experiência, meus amigos, serve, inclusive, para levarmos quem pensa que sabe tudo mais que todos - como se dizia quando eu era jovem - “numa boa”.

                Retomando a palavra, para encerrar, falei a Sandoval – mas gostaria que elas ecoassem ou replicassem em outras paragens -: vou tentar me acostumar com a recém-adquirida velhice. Creio que vou precisar de muito menos tempo do que o já prestado como servidor público. Na verdade, acho que vai ser fácil: bastar-me-á passar a não aceitar que refutem ideia que, antes, lançava e que, no fundo, parecia verdadeira: de que eu era um idoso já anteriormente ao último dia dezenove de março.

                Todavia, ser considerado velho, de repente, principalmente, por quem vivia inflando seu ego, iludindo-o, negaceando essa sua condição, não tem a menor graça. Isto é fato. Comigo concordou Sandoval, com um gesto de cabeça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário