quarta-feira, 27 de maio de 2020

A ROSA DOS VENTOS GERAIS

Rosa dos Ventos Gerais - 1ª edição
Alcenor na charge de Fernando di Castro

A ROSA DOS VENTOS GERAIS

Alcenor Candeira Filho (*)

         O AUTOR

         Para nós é motivo de alegria fazer a apresentação do livro A ROSA DOS VENTOS GERAIS, do poeta piauiense Elmar Carvalho.

       Embora o autor dispense apresentação, porque residiu durante vários anos em Parnaíba, onde se formou em Administração de Empresas e publicou poemas em jornais e em antologias, – desejamos registrar alguns fatos ligados à sua atividade cultural, no Estado:

         Membro da Academia Parnaibana de Letras;
         Presidente da União Brasileira de Escritores do Piauí;
         Presidente do Diretório Acadêmico “3 de Março”;
         Editor de literatura do jornal “Inovação”;
       Coordenador da página literária “Textos e Pretextos”, do Suplemento do Diário Oficial do Estado;
         Coordenador de literatura e editoração da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, que publica uma das mais importantes revistas do Nordeste: “Cadernos de Teresina”;
         Participação nas seguintes antologias poéticas: “Galopando”, “Poesia do Campus”, “Salada Seleta”, “Em Três Tempos”, “Poemágico”, “Poemarít(i)mos”, “Poesia Teresinense Hoje”, “Postais da Cidade Verde”, “A Poesia Piauiense no Século XX”.

         Na qualidade de homem de letras, Elmar Carvalho é mais conhecido como poeta, mas não devemos deixar de lembrar sua vocação para a crítica literária. Mesmo não sendo ainda autor de livro no gênero, Elmar já publicou em jornais e revistas vários textos críticos, voltados especialmente para a análise de obras piauienses.

         O trabalho que Elmar Carvalho vem realizando se afasta da velha crítica historicista, que realça os elementos extrínsecos (biográficos, históricos e sociológicos) da obra literária. Ciente de que literatura é acima de tudo “monumento estético”, o escritor tem optado pela chamada “nova crítica”, que valoriza os elementos intrínsecos da obra. Se literatura é a arte da palavra, o texto e a sua interpretação estético-literária é que importa.                                                

         A Rosa dos Ventos Gerais

         Elmar Carvalho é um dos melhores poetas piauienses da Geração de 1970, como atesta o livro ora lançado em Parnaíba.

       Como obra que abrange toda produção do poeta até agora, é natural que “A Rosa dos Ventos Gerais” ofereça apreciável diversidade temática, variedade que se percebe também em termos de gêneros literários, com versos para todas as preferências e gostos: líricos, sociais, épicos, satíricos.

         A partir dessa diversidade, o poeta dividiu a coletânea em quatro partes, que passaremos a comentar.

         1ª PARTE: Cancioneiro do Ar

         Os poemas da 1ª parte são líricos. Falam de amores devastadores, como no “Poema da Mulher Amada”, e de amores idos e vividos, como na “Elegia do Amor Final”. Aliás, as coisas idas, vividas e revividas predominam na parte inicial do livro.

      O passado não é uma pedra, não é uma campa, por isso nele o poeta mergulha como que em busca do tempo perdido “com seus gemidos/ de fantasmas que/ arrastam correntes/ por entre ais doloridos”.
        
   Conforme está dito em “Eterno Retorno”, o passado são “emoções redivivas/ e ampliadas/ das sensações/ de nervos expostos/ nas carnes pulsantes.” Na esteira da teoria do tempo circular, o poeta lembra que “o passado poderoso e renitente/ retorna e continua vívido e presente/ se contorcendo se retorcendo/ e se reacontecendo.”
         
     Já o poema que abre a coletânea – “Autobiografia Zodiacal” – enuncia uma das características marcantes do poeta Elmar Carvalho: sua vinculação com o concretismo, vanguarda que propõe o aproveitamento de recursos espaciais e geométricos como elementos orgânicos do poema, aproximando-o, assim, das artes plásticas.

         Não obstante a predominância de poemas de forma livre, deparamo-nos nessa parte inaugural do livro com alguns poemas de forma fixa, exatamente seis haicais (nenhum com os rigores métricos do haicai japonês, cujos versos, não mais do que três, correspondem a dezessete sílabas, o primeiro e o terceiro com cinco e o segundo com sete) e um soneto, o único em toda obra do poeta. A propósito, tal soneto nada acrescenta à excelente poesia de Elmar Carvalho, porque não passa de fastidiosos gemidos românticos, com os arrulhos de arapongas nos espinheiros, adornando a solidão enluarada das desertas chapadas.

         2ª PARTE: Cancioneiro do Fogo

         A miséria humana, observada numa das regiões mais carentes do país, lateja nos versos que compõem o “Cancioneiro do Fogo.”

Certamente não são versos incendiários, porque não incitam a rebelião. São versos utilitários, isto sim, que servem para tornar o ouvido um órgão capaz de ouvir, por exemplo, o ronco sinistro de vísceras famintas:

      “a fome
que come
e consome
o “home”
     mora
em sua víscera sonora
      e o devora
como uma flora
          cancerosa
                   rosa carnívora
que aflora e o deflora
de dentro para fora.”

         O poeta, sempre interessado na sua época, assume a posição de receptáculo do sofrimento humano, de caixa acústica por meio da qual as pessoas possam tomar conhecimento dos males que as afligem, como neste minúsculo poema “O Favelado”:

“O favelado, qual filósofo meditava:
sua miséria era tamanha
que tudo enchia e ainda sobrava.”

         O teor público da poética de Elmar Carvalho já foi ressaltado pela crítica. No prefácio que figura na antologia “Poemágico”, declarou Assis Brasil, um dos grandes críticos do país:

         “Elmar Carvalho (...) canta uníssono a consciência da vida e dos compromissos humanos. Canta as desigualdades sociais, numa forma (poética), como já acentuamos, muito mais contundente do que uma catilinária oca de deputado. O lado emblemático e realista da sua linguagem se unem para que a poesia, mais uma vez, seja o corte profundo e quente e afiado da denúncia.”

         Os poemas do “Cancioneiro do Fogo” são compostos normalmente por versos curtos em que notamos a ausência quase total de pontuação, e uma linguagem sempre solta, leve, livre, direta. Até irreverente e contestatória, às vezes. Tudo porque a preocupação maior é com a mensagem, que se impõe por si mesma.

         3ª PARTE: Cancioneiro da Terra e da Água

         A terceira parte do livro celebra o Piauí. São versos líricos através dos quais o poeta empreende um passeio sentimental por ruas, rios, praças, praias, campos, casas, catedrais e cidades piauienses. Nesse bloco de composições telúricas, destacavam-se, como os mais inspirados e de melhor solução formal, os poemas “Noturno de Oeiras” – resultado de uma viagem física e psicológica que o poeta realizou pelo reino mágico da antiga capital de inúmeras tradições históricas, religiosas e artísticas – , e “Marítimas”, escrito no ritmo oceânico do mar, em cujas ondas o poeta assimilou os gestos e o jeito de falar e de ser:

“Do mar eu trouxe
o vento que dança
em torno de meus cabelos.
Trouxe este meu cheiro
de sal, mariscos e maresia.
..........................................
Meus olhos têm o brilho
que roubei das ardentias.
Os relâmpagos das procelas
pousaram nas minhas mãos
e nelas se aninharam.
Do ritmo do mar eu trouxe
os meus gestos e o meu jeito de falar.
..........................................


Mas sobretudo trouxe a vida
na alegria das chegadas
e na tristeza das despedidas.”

         Empregando a técnica do despojamento da linguagem, Elmar Carvalho nos dá em rápidas pinceladas a síntese do Piauí, a partir da região litorânea (“Paisagem Marinha”, “Marítima”, “Lagoa do Portinho”, “Mar(rulho) no Tabocal”, “3 Postais de Parnaíba”, “Vento na Alma e nos Cabelos”), passando pela capital (“Flagrantes de Teresina”), e cidades interioranas (“Noturno de Oeiras”, “Cromos de Campo Maior”, “Elegia a Campo Maior”, “Amarante”, “Livramento: Pedra e Abstração”).

         A linguagem desses poemas da terra contém efeitos fônicos que decorrem principalmente das aliterações. A expediente acústico – ora sutis, ora ostensivos – recorre aliás o poeta ao longo de toda obra. Afinal, como ensina Ezra Pound, poesia é imagem e conceito (fanopéia e logopéia), mas também ritmo (melopéia).

         4ª PARTE: Cancioneiro dos Ventos Gerais

         A vida, respirada, repisada, repensada e/ou reinventada nos ares do Piauí neste final de século, mas sempre a mesma em qualquer lugar e época, – eis a matéria-prima da poesia reunida na derradeira parte do livro.

A vida em Parnaíba, que o poeta já exaltara em vários poemas inseridos no “Cancioneiro da Terra e da Água”, está sempre presente na série denominada “Poemitos da Parnaíba”, que retratam tipos curiosos, malucos, miseráveis, humanos.

         Dois poemas se destacam, a nosso ver, na parte final do livro, ambos de natureza épica na classificação do próprio autor: “Dalilíada”, baseado na vida e na obra do pintor espanhol Salvador Dali, e “A Zona Planetária”, inspirado num cabaré de Campo Maior.

         Embora o excesso de alusões mitológicas no último poema transmita um clima de exotismo e passadismo, o poeta em verdade está interessado é na vida presente, no Piauí e seus angustiantes problemas sociais, representados no caso por prostíbulos existentes em Campo Maior.

         Num total de 382 versos, distribuídos em dez segmentos, o poeta focaliza a prostituição através de um processo criativo em que mistura a mitologia clássica, a astronomia e a sociologia dos lupanares.

         O início do poema já nos fornece uma visão geral da promiscuidade reinante no ambiente, onde as emoções são alinhadas pedra a pedra ao som de vitrola que embala os “que bebem vinho/ e sangue em frágeis taças de cristal.”

         Há versos admiráveis neste moderno poema épico, seja pela magia musical, seja pela beleza das imagens. Se a linguagem às vezes ganha sabor classicisante para ajustar-se ao referencial mitológico, assume quase sempre expressividade moderna e contundente, como nestes versos de “Marte”, cujo ritmo de rudo açoite parece querer varrer as impurezas da vida instintiva e sublinhar a sublime alvura dos lençóis lavados em lágrimas vertidas nas ressacas das “tempestades do sexo”:

“Os satélites Fobos e Deimos,
filhos de Marte e Vênus,
amantes do amor (em)bebido em sangue
em suas fatídicas rondas orbitais
espalham o medo e o terror.
Marte dos amores lav(r)ados
no sangue das Fúrias e do Terror
dos romanescos crimes passionais
dos sexos decepados pelas guilhotinas
ou cortados pelas espadas
dos homens e mulheres ciumentos.
Marte dos mártires
dos grandes amores matadores.
Planetas das amáveis
              das afáveis amazonas
a cavalgarem sequiosas
o enlouquecido cavalo alado
do sexo – Pégaso pegajoso
de esperma e mucosa de vagina.”

         CONCLUSÃO

         Os comentários ora feitos sobre A Rosa dos Ventos Gerais destinam-se apenas a chamar a atenção do leitor para alguns aspectos dos versos de Elmar Carvalho. Versos a serem digeridos por todos os que ainda crêem na poesia como produto artístico capaz de alimentar o espírito como a chuva amamenta a terra.
__________________________________________________________________
(*) O autor é procurador federal (aposentado), professor de literatura e membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia Parnaibana de Letras.  Tem vários livros publicados. Participou de várias antologias. Publicado na Fortuna Crítica de Rosa dos Ventos Gerais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário