sábado, 20 de março de 2021

Abraão Gama, um homem bom

Fonte: Internet (redes sociais)
Carlean, Abraão e José Augusto de Aquino


Abraão Gama, um homem bom


Camilo Martins

Escritor e poeta


Quando eu nasci, já estava lá seu Abraão Gama!!

Eu atravessa os trilhos que beiravam o cemitério São José, atravessa a avenida Miguel Rosa e seguia na rua Ruy Barbosa e...Já chegava na lanchonete do tio Abraão, como eu o chamava, já que era muito amigo da minha vó Egídia e dos meus pais também! 

Eu dava a bênção a ele, e já esperava, porque em seguida ele mandava me servir um gostoso suco, com pão massa fina!!

Fui crescendo assim, vendo tio Abraão usar de sua bondade e generosidade para com o próximo, não só em pequenas coisas, mas, em grandes causas!

Um dia desses estive com ele e me disse que um amigo precisava de uma cirurgia do coração a qual custaria 35 mil reais e que certamente morreria, pois não possuia tal quantia, ao que o tio Abraão, bondosamente, para salvar-lhe a vida, pagou todas as despesas médicas!

De igual forma um outro que necessitava de uma cirurgia no ombro que custaria 11 mil reais, tio Abraão também pagou tudo e por aí vai!!

Adotou muitas crianças carentes, inclusive meu, já saudoso, primo Ariosvaldo, que teve sua formação acadêmica e um comércio, sob os auspícios do mestre Abraão!

Filósofo, tinha uma capacidade mental extraordinária e era sábio no aconselhamento pessoal, sempre mostrando a direção certa que a pessoa tinha que seguir para alcançar a vitória e ser feliz na vida!!

Amava jogar dama, assim poderia, entre uma jogada e outra, meditar nas melhores jogadas para o enfrentamento das crises em todos os seus aspectos e fazer a jogada certa pra vencer nesse jogo misterioso que é a vida!

Hoje meu coração está triste com a morte desse herói da história de superação, luta e vivência, mas, é assim a vida, você escreve o seu capítulo e se vai, fica a sua história como exemplo e legado para a próxima geração e pra humanidade!

Pra mim, boas lembranças e a saudade do tio Abraão Gama!   

5 comentários:

  1. Lindo texto e maravilhosa pessoa que que vai para o andar de cima. Que o Senhor o receba em paz.

    ResponderExcluir
  2. O Camilo Martins se saiu bem nesse texto. Até porque tem lembranças de sua infância. O Cineas também escreveu um texto sobre ele. Agora me lembrei que anos atrás escrevi um sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei conhecendo agora pela pena do saudoso amigo Camilo.

    ResponderExcluir
  4. E a pena do Camilo é uma pena que vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Um patrimônio cultural imaterial: um casario antigo, uma especiaria que satisfazia os sedentos numa terra quente, um dono carismático e uma clientela fiel e conquistada há muitas gerações. Preservem o local, pois, quem não sabe do passado, dificilmente entenderá o presente e, nem investirá no futuro. Fique com Deus.

    ResponderExcluir