segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O hilário Bamba

 


O hilário Bamba

Carlos Rubem 

Juarez Hilarião Cunha, vulgo Bamba, era meio amalucado. Agregado do casal Socorro e Abdias Oliveira, que foi arrendatário do Café Oeiras e depois proprietário do restaurante Esplanada e do Hotel Velha Cap.

Bamba era alcoólatra, passa temporada em abstinência. Mas, quando malinava nos vidros, não parava de beber, ia à lona. Maltrapilho, juntava-se aos bebuns da cidade. Deu muito espetáculo.

Ao influxo dos vapores etílicos, qualquer coisa que se lhe dizia, ficava amofinado. Língua ferina, gostava de jogar indiretas, sempre arrancando risos dos circunstantes.

Uma vez quando caminhava nas calçadas da Farmácia Popular que pertencia ao meu pai, Ditinho, reparou que o então prefeito Juarez Tapety estava conversando no interior daquele estabelecimento comercial. Neste momento, o Juarez de Evinha, negro do Rosário, galhofeiro, disparou-lhe uma piada. Com o dedo polegar esquerdo apontado para o alcaide, sentenciou: — Nunca vi um Juarez prestar!

Fumava cigarro pau-ronca. Caprichava no corte alemão do seu cabelo. A molecada gostava de dar tapa na sua região parietal de forma dissimulada. — Quero saber quem bateu na minha cabeça, indagava atônito.

Reagindo a essa brincadeira de mal gosto ocorrida no Calçadão do Visconde, Bamba, involuntariamente, quase derrubou da cadeira um cliente de outro tipo popular, o Mudo Engraxate, enquanto este desenvolvia o seu ofício. Houve uma bruta e surpreendente discussão entre ambos. O Mudo gesticulava freneticamente, tentava falar, ou melhor, grunhia demonstrando o seu descontentamento. Os gozadores fizeram a festa. Forte, sentindo-se aviltado, Bamba se atracou com o Mudo que o estocou de leve com um cutelo. Transtornado, propalava que estava morto!

Depois deste fato, comprou uma peixeira de 12 polegadas embainhada. Aonde chegava, fazia o maior alarido. Batia a mão na cintura, bravateando: — Cabo de chifre falará e não falhará. Vou matar o Mudo, meu inimigo! 

Quando conversava com alguém que assentia com seu pensamento, gritava de satisfação: — Dou valor, meu filhinho! Bonito de se vê narrando um gol do seu time de coração, o Palmeiras Futebol Club. Desentoado, cantarolava uma canção predileta. Gostava de dizer que havia morado na Rua do Hospício, no Recife. Muito se orgulhava de sua tez. — Sou o branquinho de Pedro Cunha (pai), jactava-se! 

Só sabia ferrar o nome. Era uma luta para votar. Não sabia escrever o numeral 1106 correspondente ao seu xará, candidato a Deputado Estadual. Tentava grafar, mas assentava apenas uns garranchos. O seu chefe Abdias Oliveira, já nervoso com a “burrice” do Bamba, teve uma genial ideia para salvar o sufrágio do seu fâmulo. Disse-lhe escrevesse apenas o seu prenome na cédula eleitoral. — E se eu botar o Hilarião, serve?, indagou ao seu interlocutor que ficou apoplético mais ainda.

Com o mano João formava uma dupla interessante. Moravam com Letícia Cunha, tia solteira e palradora. Um dia, na hora do almoço, chegou em casa e encontrou um prato feito sobre a mesa. Comia bem.

— De quem é este pratarrão, perguntou a tia pensando que fosse do seu irmão.

— É seu...

— Este pratarrim? 

No restaurante Esplanada havia um local reservado ao carteado. Jogava-se pif-paf regado a muita cerveja. Um belo dia o banqueiro da jogatina, cansado, quis se recolher um pouco. Ordenou que Bamba vigiasse uma manta de carne-de-sol estendida para secar num varal do saguão.  Preveniu-lhe que tomasse cuidado contra as investidas dos urubus.

Passado algum tempo, o velho Abdias, curtindo bruta ressaca, notou o sumiço da carne. Chamou-lhe às fala. Passou-lhe boa descompostura. 

— Eu fechei o portão do quintal, justificou-se.

— Imbecil, os urubus atacam por cima, esbravejou o patrão.

São muitas as passagens protagonizadas por Bamba. São relembradas, com muita alegria, até hoje. Era muito engraçado. Gente Boa!

Faleceu na madrugada do dia 15 de novembro de 1978, data de uma eleição. Foi encontrado desfalecido com uma pancada na cabeça. Era epilético. Há quem diga que foi assassinado. Um mistério...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário