segunda-feira, 24 de agosto de 2020

DE LÍDER A MÁRTIR - 24 DE AGOSTO DE 1954!

 

Fonte: Estado da Arte/Google


DE  LÍDER  A   MÁRTIR - 24 DE AGOSTO DE 1954!

Jônathas de Barros Nunes

Membro da Academia Piauiense de Letras

O BRASIL, em instantes críticos de sua história, tem exigido de alguns de seus filhos, as formas mais desumanas, de desagravo à alma da Nação brasileira, quando ela é vilipendiada por forças nocivas ou estranhas.  Foi assim em agosto de 1954.

A crise politico-militar brasileira se aprofunda com o assassinato do Major  da Ativa da Aeronáutica Rubens Vaz, ocorrido em cinco de agosto, em companhia do Senhor Carlos Lacerda, de quem era segurança. As primeiras conclusões do  IPM instaurado na Base Aérea do Galeão apontavam o envolvimento direto de elementos da Guarda pessoal do Presidente Vargas no crime.  Oficiais Generais da Aeronáutica, arvorando-se em donos da situação no Rio de Janeiro, lançam ultimato exigindo a renúncia do Presidente Vargas. Na esteira da Aeronáutica, o Almirantado majoritariamente  também se manifesta pela renúncia do Presidente. Na raiz de tudo o ódio explosivo  alimentado pelas duas derrotas eleitorais consecutivas impostas por Getúlio à candidatura udenista do lider da Aeronáutica, Brigadeiro Eduardo Gomes. Este Oficial exercia grande liderança na Força Aérea Brasileira.  No pano de fundo emerge a figura de Carlos Lacerda, líder radical da oposição nacional a Getúlio. Extremista de Direita, radical e incendiário, inoculou na mente de umas duas centenas de Oficiais das Forças Armadas, a firme convicção de que o Brasil estava dominado pela corrupção e pelo comunismo, sendo Getúllio o grande responsável por essa situação. Não media as consequências  dos ataques por ele desfechados contra a pessoa e a família do Presidente. Uma espécie de Bolsonaro da época, mas intelectualmente anos-luz mais preparado. E o Exército?

O Ministro da Guerra, General Zenóbio da Costa, veterano da FEB, sentiu-se entre a “cruz e a espada”. De um lado, sua fidelidade ao Presidente constitucionalmente eleito. E de outro lado,  a posição dos colegas de farda da Aeronáutica e da Marinha, fanatizados pelo ódio udenista e lacerdista a tudo que representava o getulismo.  Com a Vila Militar  em prontidão rigorosa, sob o Comando dos Generais  Nelson de Melo e Odilio Denys,  à espera das decisões do  Ministro  Zenóbio da Costa, este na reunião ministerial no Palácio do Catete(que se prolonga pela noite adentro), assim se manifesta: “Presidente, o Exército está com a Constituição, está  com o Senhor. Agora Presidente, muita gente tá achando que talvez seja bom o Senhor tirar uma licença.” O velho Getúlio(GêGê) entendeu tudo!  E foi contundente na resposta : “Não renuncio!...E se esses amotinados vierem até a porta do Catete, daqui só me levarão morto!” Pouco depois, o General Zenóbio deixa a reunião do Ministério e se dirige à Vila Militar, com o Presidente ainda em plena reunião ministerial.  Ao deixar o Catete, o General é indagado por um repórter da Folha da Manhã, hoje Folha de São Paulo: Ministro, a situação agora parece que está normal, não é?

“Parece não, normalíssima. Enquanto eu for Ministro da Guerra não haverá golpe nem desrespeito à Constituição. A ordem será mantida e a Constituição respeitada”.

Mas ontem, Ministro, as coisas estavam pretas, não acha?

“Preta por que?” responde o Ministro, alteando a voz. “Não tenho medo de cara feia. Já lutei na Itália a frente de meus comandados e nunca tive medo. Pode a nação ficar tranquila que o Exército saberá cumprir o seu dever. E quando falo, não o faço em meu nome, mas no do Exército que está coeso para defender a Constituição”.

Entrementes, os militares amotinados em assembleia permanente no Clube da Aeronáutica, recusam, claro e bom som, até mesmo uma licença do Presidente.

Às 08 horas e 35 minutos  de 24 de agosto de 1954, o Presidente Getúlio Vargas pressente a chegada iminente dos protagonistas da República do Galeão!  Em seu quarto, no Palácio do Catete, toma a pistola automática  e atira contra o peito.  Consumatum est. Como rastilho de pólvora, os  “Miseráveis” de Vitor Hugo”, nesse lado do Atlântico,  observam no céu cinzento e triste daquela manhã de agosto carioca,  raios inesperados  cortando o céu  pra todo lado com a mensagem mais triste que o canto da Acauã... “mataram Getúlio!” Num piscar de olhos a região do Catete, Largo do Machado, Flamengo Passeio Público, Cinelândia, estavam com dezenas e dezenas de milhares de pessoas, a imensa maioria formada pelos “miseráveis de Vitor Hugo” descendo das favelas dos morros cariocas. Praticamente todos os efetivos do Exército e da polícia tiveram que ser mobilizados para tentar conter os justos excessos do estado de comoção da população  com o sacrifício de Getúlio. O Senhor Carlos Lacerda, um dos principais alvos da ira popular, ao que se soube foi se refugiar no recinto da República do Galeão.  

Certa feita, quando servia na Escola de Material Bélico do Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, de 1961 a 1964, meu Comandante, o então Coronel Vicente de  Paulo Dale Coutinho comentando a situação do seu grupo politico-militar,  radicalmente anti-getúlio, dentro do Exército, por sinal muito bem articulado, comentou:

“...pois é, em 54, estava tudo preparado para a gente assumir tudo por dez anos, mas ai o Getúlio se suicida e estragou tudo.”

O silêncio de Getúlio não terá sido em vão! Até no instante supremo, conseguiu dar uma rasteira nos inimigos da Pátria com incrível maestria.    

5 comentários:

  1. Comandante Elmar, é uma honra para mim ocupar espaço no blog do amigo.
    Jônathas Nunes

    ResponderExcluir
  2. Fui eu quem se sentiu honrado em publicar um texto do nosso comandante em chefe.

    ResponderExcluir
  3. Fui eu quem se sentiu honrado em publicar um texto do nosso comandante em chefe.

    ResponderExcluir
  4. Meus caros Jonathas e Elmar, vivi, de perto, estes momentos. Era eu interno do colégio Pedro II, no Rio de janeiro, em 1954, fazendo o curso científico . No dia da morte de Getúlio Vargas o diretor do internato, prof. Wandick Londres da Nóbrega liberou todos os alunos para participarem dos funerais daquele homem público que ficou gravado na história do Brasil. Permaneci uma semana no apartamento do meu tio e de lá acompanheitodos os acontecimentos.
    Nildomar Silveira

    ResponderExcluir
  5. Caro desembargador já está na hora de o amigo nos contar esta e outras coisas através de um livro de memórias. O amigo tem o que contar e com certeza saberá contar de forma atraente e instigante.

    ResponderExcluir