O QUE
É ROMANCE
Alcenor
Candeira Filho
l. E S T R U T U R A
narrativa em
prosa
via de regra
longa
com núcleos
dramáticos
múltiplos ou
vários.
liberdade
inteira
de espaço e
de tempo
com
protagonistas
com
antagonistas
e mil
peripécias
em curso de
enredo.
linear
relato
ou
não-linear
descritiva
parte
ou
dissertativa...
- o que importa é a arte.
COMENTÁRIO
Romance é uma grande narrativa de ficção
ou de criação imaginária, surgida a partir de fins do século XVIII e início do
XIX.
Segundo Massaud Moisés, em A CRIAÇÃO
LITERÁRIA, “o romance é uma visão macroscópica do Universo, em que o escritor
procura abarcar o máximo possível com sua intuição. Por isso convergem para ele
os resultados das outras formas de conhecimento. A História, a Psicologia, a
Filosofia, a Política, a Economia, etc., colaboram permanentemente e de vários
modos para essa recriação do mundo.”
A obra de ficção é expressão da imaginação
criadora em que predomina a narração, “Correspondendo ao velho instinto humano
de contat e ouvir estórias, uma das mais rudimentares e populares formas de
entretenimento”, conforme Afrânio Coutinho.
O romance surgiu na Inglaterra com
HISTÓRIAS DE TOM JONES (1749), de Henry Fielding.
No
século XIX podem ser lembrados como grandes romancistas: Sthendal, Balzac,
Dickens, George Eliot, Dostoievski, Tolstoi, Gogol, Eça de Queirós, José de
Alencar, Machado de Assis.
Os elementos da ficção correspondem às
seguintes indagações que podem ser
feitas diante de uma obra desse gênero:
- quem?
(personagem)
- o quê ?
(o que as personagens fazem, ou o
que é feito a elas)
- onde? (o
lugar dos fatos)
- quando? (o
tempo em que a ação decorre)
- como? (de
que modo se desenvolve a ação).
O poema faz alusão às principais
características do romance:
- longa
narrativa em prosa
- várias
células dramáticas
- liberdade
de tempo e espaço
-
personagens (planas ou redondas)
- enredo
(“intriga”, “história”, “assunto”)
Enredo
linear: (começo-meio-fim) ou não linear (saltos na sequência da ação):
- cortes = ações subentendidas
- flashback = mistura de presente,
passado e futuro
- tempo cronológico
ou histórico, que é o tempo do calendário ou do relógio, e o tempo psicológico,
que transcorre no interior
de cada ser
humano ou de cada personagem.
- pode
conter passagens dissertativas (texto opinativo) e descritivas (retratação dos
seres, coisas e paisagens).
Sendo o romance sobretudo um monumento
estético, o poema “Estrutura” termina com o seguinte verso:
- o que importa é a arte.
de cada ser
humano ou de cada personagem
- pode
conter passagens dissertativas (texto opinativo) e descritivas (retratação dos
seres, coisas e paisagens).
Sendo o romance sobretudo um monumento
estético, o poema “Estrutura” termina com os seguintes versos:
- o que importa é a arte.
social
sentimental
passional
científico
político
histórico
erótico...
COMENTÁRIO
É ampla a lista de tipos de romance. No
livro A CRIAÇÃO LITERÁRIA, Massaud Moisés menciona: “linear”, “progressivo”,
“vertical”, “analítico”, “psicológico”, “introspectivo”, “de costumes”, “de
ação”, “de personagem”, “de drama”, “de espaço”, “de formação”, “de evolução”,
“de época”, “de chave”, “de sociedade”, “de terror”, “de tempo cronológico”,
“histórico”, “picaresco”, “policial”, “romântico”, “realista”, “moderno”, etc.
O poema “Classificação”, com rimas
paralelas consoantes agudas e esdrúxulas, se limita a registrar alguns tipos de
romance.
narrador-personagem
narrador onisciente
narrador observador
COMENTÁRIO
Foco narrativo é a fala de quem conta o
episódio.
O poema alude aos tipos de foco narrativo:
a)
narrador-personagem: quem expõe um episódio de
que participou (1ª pessoa)
b)
narrador-onisciente: quem expõe o episódio na
condição de sabedor de tudo
c)
narrador-observador: quem expõe um acontecimento
do qual não participou diretamente (3ª pessoa).
personagem plana
ou também redonda
com perfil moral
e/ou anatômico.
COMENTÁRIO
Existem no romance as personagens
principais (protagonistas), secundárias (deuteragonistas) e/ou antagônicas
(antagonistas).
As personagens podem ser descritas
interiormente (retrato moral) e/ou anatomicamente (retrato físico),
classificando-se em:
a)
personagens planas ou bidimensionais:
caracterizadas epidermicamente, sem profundidade psicológica ou dramática,
pertencendo ao romance de tempom cronológico.
b)
personagens
redondas ou tridimensioanais: pertencem sobretudo ao tempo psicológico e têm
profundidade, revelando-se por uma série de características, diferentemente das
“planas”, identificadas pelo desenvolvimento irregular de uma virtude ou de um
defeito.
Notar
que o poema se constitui de versos pentassilábicos e rimas alternadas consoantes.
diálogo
direto
discurso indireto
e indireto livre
em espaço físico
ou psicológico.
COMENTÁRIO
O poema
reporta-se a dois elementos de narrativa: a fala da personagem e o espaço ou
local do desenvolvimento da ação.
A fala
diz respeito às três modalidades de discurso mencionadas no texto, cada qual
com as seguintes características:
a)
discurso
direto:
- é a personagem falando
- fala visível da personagem
- uso de verbo dicendi ou de um dos
seguintes sinais de pontuação, dois pontos, travessão, aspas
- destaca a personagem
Exemplo: Hoje estudei matemática -
disse o aluno.
b)
discurso indireto:
- é o
narrador falando pela personagem
- verbo dicendi
- destaca o narrador
- verbo na 3ª pessoa do singular na
oração subordinada
substantiva
Exemplo:
-
O aluno disse que hoje estudara (tinha estudado) matemática.
c) discurso indireto livre:
- é o narrador reproduzindo o
pensamento da
personagem
- ausência de verbo dicendi e de
dois pontos, travessão e
aspas
- destaca ao mesmo tempo o narrador e a
personagem,
isto é, a linguagem do narrador
funde-se com a própria
linguagem espontânea da
personagem.
Exemplo:
“O suor umedeceu-lhe as mãos
duras. Então?.
Suando com medo de uma
peste que se
escondia tremendo?” (Graciliano
Ramos -
VIDAS SECAS).
tempo cronológico
ou imaginário
com desfecho trágico
ou com fecho cômico.
COMENTÁRIO
Poema de versos pentassílabos (redondilha
menor) com rimas no esquema a-b-b-a.
O tempo é a época do fato,
classificando-se em:
a)
tempo cronológico: tempo do relógio
b)
tempo psicológico: tempo interior das
personagens ou do narrador.
O desfecho
do romance pode ser triste (trágico) ou alegre (cômico).
social
sentimental
passional
científico
político
histórico
erótico...
COMENTÁRIO
É ampla a lista de tipos de romance. No
livro A CRIAÇÃO LITERÁRIA, Massaud Moisés menciona: “linear”, “progressiva”,
“vertical”, “analítico”, “psicológico”, “introspectivo”, “de costumes”, “de
ação”, “de personagem”, “de drama”, “de espaço”, “de formação”, “de evolução”,
“de época”, “de chave”, “de sociedade”, “de terror”, “de tempo cronológico”,
“histórico”, “picaresco”, “policial”, “romântico”, “realista”, “moderno”, etc.
O poema “Classificação”, com rimas
paralelas consoantes agudas e esdrúxulas, se limita a registrar alguns tipos de
romance.
narrador-personagem
narrador onisciente
narrador-observador
COMENTÁRIO
Foco narrativo é a fala de quem conta o
episódio.
O poema alude aos tipos de foco narrativo:
a)
narrador-personagem: quem expõe um episódio de
que participou (1ª pessoa)
b)
narrador-onisciente: quem expõe o episódio na
condição de sabedor de tudo
c)
narrador-observador: quem expõe um acontecimento
do qual não participou diretamente (3ª pessoa).
personagem plana
ou também redonda
com perfil moral
e/ou anatômico.
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