segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Julgamentos

 

Fonte: Viagem na Itália/Google

 Julgamentos

 

Carlos Henriques Araújo

Escritor, memorialista e cronista 

 

Todos somos juízes, juízes dos outros; nunca paramos para julgar nossas ações; ninguém gosta de ser julgado, mas a todo instante estamos julgando os outros. Por que é tão difícil ser feliz ou fazer alguém feliz, e tão fácil ficarmos tristes e magoar os outros? Por que rimos da topada dos outros, e logo depois sentimos pena pela queda? Por que é tão difícil dizer: eu te amo, mesmo quando se ama? Por que ficamos calados, quando no fundo gostaríamos de ter dito tantas coisas, mas só depois nos damos conta disso? Por que é tão difícil reconhecer nossos erros mesmos sabendo que estamos errados?

 

É mais fácil ser fiel, mas preferimos nos aventurar mesmo nos arriscando; não valorizamos o amor que temos, quando o perdemos, ficamos a lamentar; enxergamos um cisco no olho do outro e não percebemos uma trave no nosso; é difícil olhar as pessoas sem estar analisando-as e julgando-as; se a vemos num carro novo, pensamos logo: melhorou de vida ou o que é pior, está roubando; no fundo, não estamos seguros se ficamos alegres ou com uma réstia de inveja; se a encontramos indo a pé para o ponto do ônibus, achamos que está arruinada, falida;

 

 Fazemos que não a vemos para não lhe causar vergonha, ou oferecemos uma carona só para humilhá-la; não paramos de julgar os outros à luz dos preconceitos: se for desquitada, é fácil; se passou dos trinta e não casou, é coroa; se costuma ir à igreja é carola; se é rico, bonito, passou dos quarenta e ainda está solteiro, é bicha; se ficou rico em pouco tempo, é porque roubou; se é casado e começa a sair sozinho, está com problema no casamento ou se separando.

 

Por que não nos colocamos no lugar do outro para sermos julgados? Por que é tão difícil pedir perdão como também perdoar? Por que é tão fácil falar e tão difícil ouvir? Por que é tão difícil ajudar ao próximo mesmo quando temos de sobra? Por que nos indignamos e nada fazemos para mudar esta realidade, mesmo sabendo que agindo assim fazemos a diferença e estamos contribuindo para melhorar este mundo?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário