segunda-feira, 28 de setembro de 2026

Uma Leitura Íntima de "A Maldição do Poeta"

Imagem elaborada pela IA GPT

 

Uma Leitura Íntima de "A Maldição do Poeta"

 

Frederico Rebelo (*)

 

Ensaio elaborado pelo escritor e poeta Frederico Rebelo sobre o poema “A Maldição do Poeta, da autoria de Elmar Carvalho, que poderá ser lido na íntegra através deste link: https://poetaelmar.blogspot.com/2026/09/a-maldicao-do-poeta.html.  

 

Conheço Elmar Carvalho há tempo suficiente para reconhecer, por trás de seus versos, algumas das inquietações que os alimentam. A amizade e a convivência me ensinaram que, nele, poesia e vida não caminham por estradas inteiramente separadas. Há sempre, sob a palavra rigorosamente trabalhada, alguma inquietação mais funda, algum acerto de contas do homem consigo mesmo e com o mundo.

 

É dessa perspectiva, ao mesmo tempo afetiva e crítica, que leio "A Maldição do Poeta". O poema me parece uma espécie de autorretrato interior: não do homem biográfico, mas do poeta diante da própria condição de escrever.

 

Desde o primeiro verso, o poema nos coloca diante de uma figura solitária: o “lobo solitário”, perdido em estepes onde jamais esteve. A paisagem é imaginária, mas o sentimento que a produz é concreto. Vento, frio, Lua e estepes compõem menos um cenário do que uma geografia interior.

 

Então vem um dos versos que mais me chamam a atenção:

 

"para não a ver

meus próprios olhos ceguei.”

 

Há aqui uma contradição de grande força poética. O poeta cega os próprios olhos para não contemplar a Lua. Mas essa cegueira voluntária pode ser entendida de outra maneira: ao recusar o olhar imediato, ele procura uma visão que não depende dos olhos. A imagem sugere o preço de uma percepção que ultrapassa a aparência das coisas.

 

Em seguida, aparece o “cão danado”, “condenado / por si mesmo”. A condenação já não vem somente de fora; nasce no próprio sujeito. E sua pena é uma “eternidade / de trabalho forçado”. A expressão me parece particularmente feliz porque despoja o ato de escrever de qualquer romantismo fácil. Para esse poeta, a criação tem algo de necessidade e de suplício.

 

É nesse ponto que o título começa a adquirir sua verdadeira dimensão. A maldição não está apenas no sofrimento. Está na impossibilidade de escapar daquilo que o impele a escrever.

 

O "Judeu Errante" prolonga essa condição. O poeta atravessa “desertos de areia e de gelo”, sempre fugindo de si mesmo. A errância deixa de ser geográfica e passa a ser existencial. Por mais que caminhe, o poeta carrega consigo aquilo de que tenta fugir.

 

Quando se proclama “Poeta maldito / até a infinita geração”, Elmar aproxima sua voz de uma antiga linhagem literária: a do poeta que não se acomoda, que permanece em conflito com o mundo e consigo próprio. Não é necessário recorrer a nomes ou genealogias para perceber essa filiação; ela está contida na própria imagem.

 

Mais adiante, a expressão “cosmopolita proscrito / das fronteiras do / tudo e do nada” amplia o horizonte do poema. O poeta pertence a todos os lugares e, simultaneamente, sente-se estrangeiro neles. As fronteiras de que fala Elmar já não são políticas: são existenciais. O poeta habita esse território instável entre o que pode ser nomeado e aquilo que permanece obscuro.

 

E então surge Prometeu.

 

A escolha é precisa. Prometeu traz consigo o fogo, a transgressão e o castigo. Mas o que mais me interessa na apropriação de Elmar é um detalhe: as aves que dilaceram o titã “saíram de seu cérebro”.

 

Aqui o poema alcança uma de suas imagens mais perturbadoras.

 

O algoz nasce do próprio pensamento. Os monstros e fantasmas que atormentam o poeta são também criaturas de sua imaginação. Ele dá existência àquilo que depois o persegue. A criação, portanto, deixa de ser apenas expressão: torna-se também uma forma de confronto com aquilo que o próprio espírito produz.

 

Por isso, o "caldeirão vulcânico / em contínua erupção” me parece a imagem que melhor concentra o poema. A mente do poeta ferve. Dela brotam “monstros e fantasmas / de milhares de membros e cabeças”, numa proliferação quase descontrolada de formas. O vulcão não é apenas destruição; é também fonte de matéria.

 

E talvez esteja aí o paradoxo central de "A Maldição do Poeta": aquilo que atormenta o poeta é também aquilo que alimenta sua poesia.

 

É por essa razão que não vejo o poema apenas como uma confissão de angústia. Vejo nele uma reflexão sobre a própria condição de escrever. O lobo, o cão, o Judeu Errante e Prometeu são faces diferentes de uma mesma figura: o homem que carrega dentro de si uma matéria que não lhe permite o repouso.

 

Como amigo e confrade, essa leitura me toca de maneira particular. Há em Elmar uma inquietação intelectual que conheço e que reconheço nesses versos. Não me parece que ele esteja simplesmente construindo a personagem convencional do “poeta maldito”. Há, antes, uma espécie de reconhecimento: o poeta sabe que sua condenação está ligada àquilo que constitui sua própria força.

 

Talvez seja essa a verdadeira maldição de quem escreve: não conseguir expulsar os fantasmas que o habitam porque são justamente eles que, transformados em palavra, podem sobreviver ao próprio poeta.

 

É nesse ponto que o poema deixa de ser apenas autorretrato e se torna poética. A dor, a solidão, a errância e o tumulto da imaginação encontram na linguagem uma forma de permanência.

 

E é talvez aí que eu encontre o Elmar que conheço: o homem inquieto que não se satisfaz com a superfície, o escritor que transforma a inquietação em matéria verbal e o poeta que, mesmo quando fala de sua própria maldição, continua exercendo aquilo que essa mesma maldição lhe impõe.

 

Prometeu permanece acorrentado. As aves continuam retornando. O vulcão não se extingue.

 

E o poeta, fiel ao seu destino, continua escrevendo.

 

(*) Frederico A. Rebelo Torres, poeta, escritor, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário