terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Francelino Pereira e a sua Angical do Piauí


Francelino Pereira e a sua Angical do Piauí

José Itamar Abreu Costa *

Faleceu em Belo Horizonte dia 21 de dezembro de 2017.
                                                                                                                      
O piauiense nascido em Angical-PI, o ex-governador e ex-senador Francelino Pereira aos 96 anos.

Francelino era muito ligado a sua terra e sempre vinha (enquanto saudável) passar a festa do final do ano em Angical.
                                                                                                                    
Quando o Dr. Adib Jatene era Ministro da Saúde procurou sensibilizar os senadores para que votassem a CPMF, uma das maneiras de cativá-los era um Check UP cardiológico previamente agendada no INCOR.

Dia 27 de dezembro o então Senador Francelino fez como de costume, realizou a sua caminhada em torno das superquadras em Brasilia. Dia 28 pegou o avião para São Paulo e ao chegar no INCOR já estava lhe esperando o competente cardiologista IBRAHIM, fizeram todos os exames e ao final da tarde o cidadão Francelino já retornou a Brasília. Dia 29 ao realizar a costumeira caminhada notara algo estranho; não tinha a mesma performance do dia anterior aos exames. Atribuíra aquela indisposição aos exames do dia 28.

No dia 30 aviona para Teresina e já no Aeroporto o esperava o mano Venâncio e foram para a bucólica Angical.

Dia 31 foi de muitas visitas dos amigos de infância e o velho senador meio sem pique conseguiu superar tudo aquilo. Dia primeiro de janeiro ele saiu de casa por voltas das 7h da manhã e com um roteiro previamente organizado pela cunhada Evanilde, foi em busca dos velhos amigos para convidá-los para o tradicional jantar que era por ele oferecido todos os anos.

Ao caminhar um pouco o homem do bem, sentiu-se mal e apresentou uma forte dor no peito, tendo que ficar em uma casa de um amigo bem humilde, contemporâneo de infância e adolescência. Sudorese profusa e fria, palidez, vômitos.

Fizeram um contato comigo e fomos orientando a conduta, colocado em ambulância foi transferido para Teresina, mais precisamente para o ITACOR. O ECG, mostrou uma área extensa comprometida na parede anterior e fizemos a colheita dos únicos exames (marcador de IAM) CK-MB que apresentou um número altíssima confirmando o grande comprometimento do músculo cardíaco.

Estabilizamos o paciente e solicitamos UTI AÉREA, que foi prontamente enviada para Teresina: Todos os representantes do Piauí à época** foram solidários com o Senador Ex governador de Minas. Fizemos contato com Dr. Adib Jatene que nos orientou e nos deu apoio total na condução do caso. O paciente foi encaminhado para o INCOR.  Foi acompanhado por 60(sessenta) dia alguns dias em Choque cardiogênico) esperado o período de Miomalácia e mais alguns dias o mestre Adib Jatene com sua equipe competente fizeram uma reconstrução geométrica no Ventrículo Esquerdo e Revascularização de outras artérias comprometidas.

Ao receber alta   do INCOR o Senador através da sua assessoria nos enviou um cartão de agradecimento, que guardo até hoje.

Não sabemos quantas vezes Francelino ainda voltou à sua aldeia, sei que ele era muito ligado às suas origens.

Após o procedimento cirúrgico ele teve uma sobrevida muito longa vindo a falecer aos 96 anos.

Francelino era filiado ao DEMOCRATAS de Minas GERAIS.

Foi criada em 1993 e passou a funcionar em 1994, era Presidente da República Itamar Franco e do Senado e da Câmara o Senador Mauro Benevides


* Cardiologista (Piauí) e Presidente do DEMOCRATAS em ALTO LONGÁ (PI)

** Senador Hugo Napoleão
Deputado Federal Freitas Neto

Deputado Heráclito Fortes

José Sarney

Antônio Carlos Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário