quinta-feira, 3 de outubro de 2019

CARÊNCIA DE AFETOS




CARÊNCIA DE AFETOS

Cunha e Silva Filho

        Leitores  queridos, não sei se já se detiveram mais demoradamente para refletirem sobre  algumas  postagens das redes sociais (aqui, me reporto mais  ao Facebook e às conversas  privadas do Messenger e do WhatsApp,  mais conhecido por zapp. Uma visão  e um análise, por mais esquemática   que sejam, nos vai mostrar indicadores  de grande monta para entendermos  melhor  o que  se passa no interior  de dessas centenas ou milhares de pessoas que se servem desses veículos  de comunicação  e interação    sociais a fim de, por assim dizer,  minimizarem a carga enorme de carência de afeto,  carinho, cumplicidade, solidariedade e de muito amor   que gostariam  de repassar aos milhares ou milhões de usuários pelo mundo afora.

   Eu mesmo recebo,  dentro dos limites de  adicionados à minha lista de amigos, diariamente mensagens e cumprimentos  relacionado à esfera  tão necessária  da afetividade. São vídeos,  áudios,   ilustrações,  fotos,   frases em forma de antigos cartões   postais  que faziam as delícias dos velhos tempos da correspondência  manual enviada pelos Correios, sobretudo no  auspiciosos  períodos do Natal e véspera de Ano Novo ou no Bom. Isso tudo que encanava os nossos olhos no passado  praticamente  se acabou.

      Eu diria que são poucos  aqueles que  ainda se utilizam desses mensagens escritas à mão e cuidadosamente sobrescritadas  pelo  remetentes  queridos e amados de antanho. Tal atitude do antigo remetente de cartões e cartas me  faz recordar  uma visão  drummondiana  expressa  cabalmente  num  crônica “Participação  de casamento,” do livro Boca de luar (Rio de Janeiro: Record,  1987 ) 
    Essa visão pertence a um tem  do filósofo alemão  Walter Benjamin (1892-1940)), que seria a da “atitude do colecionador! No meu ensaio “Drummond: o cronista entre a tradição e a modernidade”, incluído no livro As ideias no tempo (Teresina: Convênio  APL/Senado Federal, 2010, 267 p.) tento analisar  esse aspecto da “atitude do colecionador.” Nesta crônica de hoje  pinço uma frase emblemática do narrador-colecionador do citado livro, Boca de luar:  “(...) Essas coisas transitórias, como tudo,  vivem tanto”(, apud As ideias no tempo, op. cit.p. 181)

     Não sou avesso a descarta-me de qualquer  mesmo  recebida no Messenger ou pelo zapp. Posso até não concordar com elas, e até, contraditoriamente,  as repasso. Não sei como os que a receberam  de mim senti-se-ão  ou que atitude tomarão   relativamente ao conteúdo repassado.  Contudo, isso não me diz  respeito.  Não sou adepto de aceitar tudo ou negar tudo. Tenhamos alguma paciência com os nossos   usuários amigos do peito ou amigos  ocasionais, bissextos, ou mesmo  indiferentes.

    Retornemos,  então, ao campo vital da afetividade.  O que esses carentes, amigos,  não amigos,   acrescidos à nossa lista de amizade, perseguem sofregamente  é puro  desejo de se comunicar,  de   compartilhas suas   alegria,  vitórias,  sofrimentos,   sentimento de amor,  partilhados, desejos  insatisfeitos,   paixões delirantes,   vontade de estar  presentes, no chamado mundo real, em nossas vidas,  neste fenômeno  da tecnologia  pós-moderna,  amiúde   se apresentando   como o mágico  mundo  da virtualidade, algo glamuroso em certas situações  vividas   graças à possibilidade de  escrever à distância,  do falar   pelo celular,   ou s não sendo possível por razões de privacidade,   de conviver  momentos  de felicidade,   de  prazer  juntos,   porquanto  por estarem  distantes  muito distantes,   não poderem  concretizar mais  plenamente  as fruições  dos sentimentos vários  que  comungam   com maior ou menor carga  de amor e  compartilhamento.   

    Nem tudo é trash  nas redes sociais. Seu papel é múltiplo e irradiador tornou-se algo  presente na vida contemporânea.  Obviamente,  o mau uso  delas  não vai empanar  as outras funções  fundamentais  que  elas sobejamente podem  ensejar a quem as saiba usar com  dignidade, discrição   respeito e responsabilidade,  Se existe in box próprios  à s intimidades de vária natureza,  isso não seria tampouco   um  indicador  de só pura  licenciosidade, já á que  está protegido por lei e   pela segurança do protocolos  dos  organismos  responsáveis pelo  espaço virtual.

          O mundo da virtualidade  veio para ficar. O mais  relevante nessa permanência  é o respeito à dignidade dos usuários entre si. Para o que me interessa discutir  como tema da afetividade, ou melhor, da ausência dela,   cumpre que  devotemos  com  paciência  e com   tolerância um  pouco de nosso  egoísmo e individualidade.

        Tentemos  preencher esses vazios  de amor, de fraternidade,  de  cumplicidade,  de adesão a todas as inúmeras formas  de   manter  os nossos espíritos  abertos   àqueles que nos procuram por necessidade  intrínseca   de dar sentido  às suas vidas,  aos seus anseios e às suas fragilidades emocionais, sentimentais, morais,  transcendentais, culturais, sem os grilhões nefastos dos preconceitos de toda sorte   e das ideias superadas  na contramão   do aperfeiçoamento  do espírito humano e da práxis do humanismo universalista   em todas as direções    conducentes a uma mundo melhor com paz,  discernimento entre os homens e valorização  do espaço  real ou  virtual, ou combinados,  da afetividade estendida a cada um de nós e em proveito de todos, como uma das grandes fontes geradoras  da felicidade entre os povos. Bom dia, leitores! Feliz  mês de outubro de 2019.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário