quarta-feira, 27 de novembro de 2019

POSSE DE VALDECI CAVALCANTE NA APL

Membros da Academia Piauiense de Letras, vendo-se, na primeira fila, da esquerda para a direita: Homero Castelo Branco, Celso Barros Coelho, Antônio Fonseca Neto, Nerina Castelo Branco, Fides Angélica, Valdeci Cavalcante, Oton Lustosa, Nildomar da Silveira Soares, Francisco Miguel de Moura e Hugo Napoleão; na segunda fila, no mesmo sentido: Felipe Mendes, Cid de Castro Dias, Dílson Lages Monteiro, Humberto Guimarães, Elmar Carvalho, Plínio Macedo, Reginaldo Miranda, Itamar Abreu Costa e Nelson Nery Costa. Fonte: Blog do Professor Gallas.
Comitiva de parnaibanos, natos e honorários, e de membros da Academia Parnaibana de Letras.


Em solenidade prestigiada por personalidades da sociedade,  da cultura e da política piauenses,  tomou posse  na noite de quinta-feira (21) como membro da Academia Piauiense de Letras (APL) o  empresário e escritor parnaibano  Valdeci Cavalcante.

O evento  presidido pelo advogado  Nelson Nery Costa, atual presidente da instituição, aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado e seguiu o ritual  praxe nas solenidades de posse das academias de letras.

Após o Hino do Piauí interpretado na belíssima voz de Soraya Castelo Branco deu-se início à solenidade de posse com a formação da mesa de honra composta por acadêmicos e autoridades de um modo geral,  entre os quais,  políticos como o senador Elmano Ferrer, o ex-governador Hugo Napoleão,  o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, os deputados federais Júlio César e Flávio Nogueira, além do ex-governador Freitas Neto atual presidente do SEBRAE - PI.

 Conduzido por uma comissão composta por três acadêmicos, o recipiendário Valdeci Cavalcante fez seu discurso de posse exaltando o papel das academias de letras desde o início com base na Academia Francesa de Letras fundada por Richelieu em 1635, sob o reinado de Luís XIII de França,  sendo uma  mais antigas instituições no gênero. Em seu discurso falou também da sua satisfação em pertencer à Academia Piauiense de Letras e do seu gosto pelas letras ao escrever livros e artigos para jornais.

Em seguida o discurso de saudação ao novo acadêmico foi  feito pelo ex-governador Hugo Napoleão que destacou as qualidades deste novo imortal.

 Valdeci assumiu a Cadeira nº 17, que tem como Patrono Raimundo de Arêa Leão e  como último ocupante João Paulo dos Reis Velloso que também é parnaibano.

Além da Academia Piauiense de Letras, Valdeci  também  é membro da Academia Maçônica de Letras do Piauí e das Academias de Letras de Campo Maior, de Parnaíba e de Sete Cidades.

 Muitos parnaibanos,  dentre os quais os  membros da Academia Parnaibana de Letras - APAL,  tais como presidente José Luiz de Carvalho, o secretário geral Antonio Gallas, o representante da APAL  em Teresina  poeta e contista Altevir Esteves, a diretora de cerimonial, escritora Dilma Pontes, Breno Pontes de Brito,  o poeta e romancista Elmar Carvalho, professora Yeda de Moraes Souza Machado, professor Francisco Filho  e Francisco de Assis de Moraes Souza, prefeito de Parnaíba, foram levar o seu abraço de amizade a   Valdeci  Cavalcante, que  também é membro dessa academia parnaibana, e parabenizá-lo por mais esta conquista em sua vida.

Com a posse de Valdeci Cavalcante na vaga de Reis Velloso,  a cidade da Parnaíba   continua com três (03) membros naquele sodalício. Os outros dois são o escritor Assis Brasil e o poeta Alcenor Candeira Filho,  porém, é  oportuno salientar que, outro parnaibano ilustre, o eloquente orador Monsenhor Antonio Sampaio também pertenceu a Academia Piauiense de Letras ocupando a cadeira de nº 10, hoje ocupada pelo poeta e escritor Elmar Carvalho, que embora não sendo parnaibano de nascimento,  o é de coração,  e também por merecimento,  pois em  23 de março de 2006,  recebeu solenemente,  da Câmara Municipal de Parnaíba, a mais importante outorga do legislativo municipal  paranaibano, ou seja, o Título de Cidadão  Parnaibano.

Após finda a sessão solene de posse,  foi servido um farto coquetel aos convidados enquanto Valdeci recebia os cumprimentos e autografava livros de sua autoria.

A posse de Valdeci Cavalcante na Academia Piauiense de Letras é mais uma prova do destaque e da competência do povo desta cidade chamada de  Parnaíba  e que teve o orgulho de ver nascer o iniciador da literatura piauiense,  Ovídio Saraiva,  e de  ser  a terra berço de  escritores famosos e inteligentes como Assis Brasil, Alberto Silva, Reis Velloso  e muitos outros.


Fonte: Blog do Professor Gallas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário