sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Menino, não!


Menino, não!

Carlos Rubem 

Rita de Cássia Campos, minha tia materna, era professora por vocação. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Teresina e noutras cidades. Autoridades do ensino público, como os Professores A. Tito Filho, Wall Ferraz e Baldoíno Barbosa, lhe deram muito apoio nessa empreitada, sabiam da sua dedicação, compromisso educacional.

Depois que exerceu seu mister no Grupo Escolar Armando Burlamaqui, tornou-se Supervisora de Ensino ao tempo em que lecionava Psicologia no Curso de Magistério da Escola Normal de Oeiras. Era muito versátil!

Menino curioso, gostava de ler os cadernos ilustrativos e provas das alunas de Ritinha que levava para casa visando análise e atribuição de notas. Achava tudo bonito, instigante!

Há pouco tempo me relembraram um episódio relatado pela Ritinha, em forma de alegoria, a cerca de um determinado assunto, na sala de aula. Disse que eu, certa feita, estava escondido debaixo da mesa de refeição, na casa do vovô Joel, enquanto os adultos almoçavam. Notaram a minha ausência. Em dado momento, sentiram um mal cheiro. Havia soltado um pum... A Mãe Ice (Alice), desconfiada, descobriu onde me encontrava: 

— Sai daí, menino! 

— Menino não, cachorro, respondi.

Hoje (27.08.2029), é o Dia do Psicólogo. Mais do que nunca faz-se necessário a presença e a participação deste profissional para se obter o equilíbrio social, valorização da vida.

Fico muito honrado ser pai de uma Psicóloga, a doce Letícia Lopes Reis, residente em Teresina. Especializada na compreensão do fenômeno relacionado ao envelhecimento humano.

Em nome dela, cumprimento a todos que exercem esta atividade que muito contribui para tornarmos mais tolerantes, integrados no meio familiar, aceitos no grupos sociais. 

Salve o Psicólogo!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário