domingo, 25 de outubro de 2020

Seleta Piauiense - Paulo Machado

 

Fonte: Pinterest/Google


O Rio


Paulo Machado (1956)

 

                   ao poeta Cineas Santos

 

preciso urgentemente escrever um poema!

   

que os versos sejam vorazes,

lembrando do rio de minha cidade,

comendo as pedras do cais.

 

 mas como escrevê-lo?

 

 como domar o rio de minha cidade

 à condição de poema?

  

o rio de minha cidade não pede adjetivos,

principalmente recusa os que o tornam abstrato.

 

o rio de minha cidade é um rio migrante,

Por que aprisioná-lo no corpo de um poema?

 

o rio de minha cidade guarda em suas entranhas

o orgulho do homem sozinho.

 

o rio de minha cidade é água viva na carne,

água pesada na memória.

 

o rio de minha cidade é torto

como uma cicatriz

fazê-lo reto seria contradilê-lo

 

vivê-lo, petrificá-lo nas retinas

esquecê-lo, jamais

 

preciso urgentemente escrever um poema!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário