segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Antônio de Pádua e seu "cara baixa"

 

Pádua e seu jeep "cara baixa"

Recebi a fotografia acima através de WhatsApp. A postagem me foi enviada pelo contista e cronista Pádua Santos, que aparece à direção do jeep "cara baixa", de cor verde. Pádua já foi vereador, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito de Parnaíba.

Respondi o seguinte:

"Rapaz, um dia gostaria de dar uma voltinha nesse charmoso jeep, como carona. Kkkkk.

O bicho é muito bonito e nos leva ao passado e a Pasárgada."

Parnaíba é a minha Pasárgada, sobretudo a da segunda metade dos anos 1970. Em busca do passado, iria rever os velhos prédios, os vetustos sobrados, o Porto das Barcas e o rio Igaraçu, dos velhos porcos d'água e embarcadiços, que embarcaram, encantados, para um tempo "sem passado, sem futuro e sem presente", no destempo de um tempo que não volta mais.

############################

Após a publicação do texto acima, o amigo JOAMES, um dos maiores cordelistas do Piauí, me enviou os seguintes versos, o que muito me desvaneceu:

Eu não corro atrás de glórias
Nem para tê-las me empalho,
Mas corro atrás das histórias
Do poeta Elmar Carvalho!
(Joames).

Um amigo do alto clero e de alto coturno, brincalhão e muito inteligente, me fez a seguinte pergunta: "Parnaíba é sua Pasárgada por ser amigo do rei ou por ter a mulher que escolher? rsrs"

Respondi o seguinte: "Na verdade o é por coisas que vi e vivi, mas que hoje só existem na minha memória, que já se vai e se es-vai es...gar...çan...do."      

6 comentários:

  1. Boa tarde dr. Edmar. Tive um igual, um charme de vanguarda.

    ResponderExcluir
  2. É um carro muito bonito, símbolo de uma época mais amena e menos apressada.

    ResponderExcluir
  3. Mestre! Como tudo de pouco valor está exposto em todo canto, meus rudes versos então por todos os lugares!
    (Joames).

    ResponderExcluir
  4. Mestre, você é um dos melhores poetas populares do Piauí de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  5. o Elmar é sempre brilhante e se faz acompanhar de um humor leve e inteligente.

    ResponderExcluir