domingo, 12 de fevereiro de 2023

Seleta Piauiense - Rogério Newton

 

Fonte: Google

A outra face

 

Rogério Newton (1959)

 

quando nasci

meu pai e minha mãe

untaram algodão de palavras


passaram no meu peito

e na minha fronte

sopraram búzios nos ouvidos


na rua de pedra

meninos lenhadores tangiam jumentos

chocalhos soavam como a flauta de khrishna


o riacho borbulhava entre as pedras

um anjo barroco sertanejo sorria


os passos

do meu pai e da minha mãe

ressoam nesta casa


por isso choro

de alegria


tenho o coração em chamas

as mãos vazias


toda manhã

bebo gotas de orvalho


não sei por que teimas

em lembrar a cozinha

da casa da infância


o céu estrelado

acima das paredes ocre

das carnaúbas


a cinza fria recolhida

por mãos negras


sia domingas, baziliza

sancha, luzia

maria do ôi cego, das dores


impossível esquecer essa lembrança

quente como os doces

de minha mãe no fogão de lenha


o pote de barro

apara água da chuva

2 comentários: