quarta-feira, 19 de maio de 2021

POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DOS MAGISTRADOS



POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DOS MAGISTRADOS


Des.  inativo Valério Chaves

 

Em solene cerimônia virtual realizada na noite do dia 12 de maio corrente, com o prestígio confortador de intelectuais, magistrados, autoridades  constituídas e círculos culturais mais expressivos do Estado do Piauí, a Academia de Letras da Magistratura Piauiense  deu posse na cadeira 24, ao seu mais novo imortal, dr. Thiago Brandão de Almeida.

 O ato, marcado por instantes de deslumbramento espiritual, foi presidido pelo desembargador e presidente da ALMAP, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, cabendo ao acadêmico e desembargador federal Carlos Augusto Brandão de Carvalho proferir o discurso de recepção.

            O novo imortal é Juiz de Direito com atuação em comarcas do Piauí e em Teresina há vários anos, apesar de jovem. É ex-presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), professor da UESPI  e da AMAPI, além de profundo estudioso e conhecedor da Ciência do Direito.

 Indicado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), integrou a Comissão de Notáveis presidida pelo ministro Luz Fux, do Supremo Tribunal Federal, responsável pela elaboração do projeto do novo Código de Processo Civil.

            Thiago Brandão é um jovem e respeitado magistrado piauiense.

Mas como disse o ex-ministro Jarbas Passarinho, em discurso proferido a 24 de julho de 1971, na sede da Escola Industrial de Belém, entendemos  que “é preciso contar com a pressão renovadora da mocidade.  Ela tem pressa e, na pressa não raro julga mal seus antepassados, próximos e remotos”.

            Em seu discurso de posse, profundamente emocionado e integralmente honesto, Thiago Brandão traçou sua própria biografia familiar e profissional numa síntese reveladora de seu caráter de cidadão e magistrado

            A partir de sua posse no sodalício dos magistrados piauienses, acho que posso chamar de meu ilustre confrade e dizer-lhe que essa foi a mais alta de suas conquistas, porque ela irmana e estimula na perpetuação da chama que outros que, antes de nós, conservaram, viva e perene a ALMAP como o símbolo do pensamento mais elevado da nossa terra e dos magistrados piauienses.

            Nobre é a missão da Academia de Letras da Magistratura.

 Portanto estou convencido de que de agora em diante o confrade Thiago Brandão, do alto de sua competência, dela participa com o entusiasmo de sua juventude de homem da ciência jurídica e homem de letras preocupado com os problemas da justiça.

             Receba meu fraternal abraço expressando o apreço, o respeito e admiração que devoto ao amigo.

            Teresina/PI, maio/ 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário