Engenheiros e Engenharia do Piauí
Elmar Carvalho
Já com os conhecimentos e a experiência adquiridos através
das várias obras que escreveu sobre a história e a engenharia piauienses, o
engenheiro, escritor e historiador Cid de Castro Dias estava muito bem qualificado
para escrever sua mais recente obra: “PIAUÍ Seus Engenheiros Suas Obras”.
Nesse livro ele optou por tratar, em ordem cronológica, das
principais obras públicas projetadas e construídas em solo piauiense, a começar
pelas realizadas pelo engenheiro militar Enrico Antônio Galuzzi, especializado
em cartografia, que fez parte da equipe do primeiro governador da Capitania do
Piauí, com o objetivo de auxiliá-lo na sua organização político-administrativa.
Sem os recursos dos aprimorados instrumentos e tecnologia de
hoje, Galuzzi, graças à sua coleta de dados e levantamento de campo, conseguiu elaborar
a primeira Carta Geográfica do território piauiense, que muito se aproxima dos
atuais mapas do estado, com o seu contorno já bem delineado e definido. Nela
constam inúmeras informações, tais como limites, rios, trilhas, freguesias,
vilas, igrejas, povoações, currais etc. Trabalho que ainda nos dias atuais merece
louvor, pela sua notável precisão.
Em seguida, aborda as obras do segundo engenheiro militar a
desenvolver suas atividades em terras do Piauí. Relata suas principais realizações,
os levantamentos topográficos que executou, as mais relevantes obras que
construiu e os mais notáveis projetos que elaborou. Foi ele o construtor da
primeira ponte, no caso a sobre o Mocha, em Oeiras. Chamava-se Pedro
Cronemberger e deixou inúmeros descendentes no Piauí.
Relatou a construção das principais edificações do início da
nova capital, Teresina, pelo presidente da província, José Antônio Saraiva, uma
verdadeira epopeia, pelas dificuldades políticas enfrentadas e pela própria
complexidade envolvida no traçado das ruas, dos quarteirões, dos largos e,
sobretudo, na construção de prédios. Saraiva, segundo nos informa Cid de Castro
Dias, não contou com um engenheiro; contudo, teve a sorte de encontrar um
experiente e competente mestre de obras, João Isidoro França, que tudo executou
com excepcional zelo e perícia. Apenas no início do século XX Teresina passaria
a ter prédios projetados por engenheiros.
A obra se reporta aos principais engenheiros e edifícios
públicos, dos quais descreveu as características marcantes e eventuais
reformas. Entre outros engenheiros, são citados Antonino Freire, Luís Mendes
Ribeiro Gonçalves e Cícero Ferraz de Souza Martins. Dentre outras grandes obras
referidas no livro, destaco a sede da Intendência Municipal, a Delegacia
Fiscal, o Hospital Getúlio Vargas, o Liceu
Piauiense, a Casa Anísio Brito, o Quartel do 25º BC, e a Escola Normal de
Teresina.
Fala das grandes realizações do governador Alberto Silva, das
avenidas e ruas que ele reformou e ornamentou, das que projetou e construiu e dos
vários prédios públicos erguidos em sua gestão. Entre outras obras de reforma,
restauração e construção, o livro menciona as da Avenida Frei Serafim, Avenida
Maranhão, Palácio de Karnak, Teatro 4 de Setembro, Hotel Piauí (Luxor), Centrais
Elétricas do Piauí S/A – CEPISA, Parque Zoobotânico e Tribunal de Justiça do
Piauí.
O livro, ao falar desses engenheiros e de suas principais
obras, certamente está dando uma grande contribuição para que vários fatos da
História do Piauí sejam mais bem conhecidos.
Ademais, pelo seu formato e inúmeras fotografias, é uma
verdadeira obra de arte, um belo álbum que será folheado, lentamente, com
agrado e admiração.
Não apenas será lido, será contemplado com o devido respeito aos nossos grandes mestres da engenharia e arquitetura.
Muito importante o livro.
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