terça-feira, 22 de março de 2022

Vitrine poética



Vitrine poética 


Sousa Filho (*)

 

        No último sábado (19/03/22), tive a honra de participar de um evento denominado Vitrine poética, em homenagem ao dia da poesia. O acontecimento foi muito bem organizado pelo poeta e produtor cultural, o meu amigo Carlos Pontes, um guerreiro no que se refere às artes.

        É importante salientar que o evento Vitrine poética ocorreu no Parnaíba Shopping, teve como curador o poeta Carlos Pontes; como apoiadores: Mambembe, O Piaguí, Centro Musical Parnaíba e o Ateliê Poético; e contou com poetas e poetisas de várias faixas etárias, numa grande interação entre gerações. Além disso, o público compareceu em bom número.

          Nesse contexto, pude conhecer pessoalmente e reencontrar vários amigos e amigas do grupo de poesias denominado Ateliê poético, conduzido de forma altamente democrática pelo meu amigo e poeta Daltro Paiva.

          Devo enaltecer aqui a poeta Rosinha Maciel, que se deslocou de sua cidade (Chaval) para nos honrar com sua poesia. Parabéns, Rosinha. Você é uma guerreira. Fazendo justiça, Parnaíba vive uma efervescência na poesia desde o lançamento da Coletânea Poética Versania (2017) organizada pelo amigo Claucio Ciarlini. Ele é professor, escritor, editor do jornal O Piaguí, membro da Academia Parnaibana de Letras e da Academia Mundial de Letras da Humanidade, entre outras atividades culturais.

          É imprescindível que eu fale aqui dos jovens e excelentes poetas e poetisas da novíssima geração.  Eles são o presente e o futuro da nossa poesia, dentre os (as) quais cito: Pedro Horácio (poeta mirim), Ana Beatriz, Carolina Ciarlini, Ely Batista, Eren Soares, Layza Lunê, Moisés Carvalho, Roberto Vinício  e  Thamires Gonçalves. Todos possuem um grande talento.

          Outro fator preponderante foi a presença dos poetas já conhecidos tais como: Adriana Martins,  Alexandre César,  Carlos Pontes, Claucio Ciarlini,  Daltro Paiva, Edna Santos, Jailson Jr.,  José Marcelo (meu amigo e irmão de longa data), Jota Cunha, Leonardo Silva, Lu Campos, Morgana Sales (além da poesia,  Morgana nos honrou com sua belíssima voz), Rosinha Maciel e Sousa Filho.

          Acredito que cabe aqui um agradecimento especial ao amigo Carlos Pontes pela iniciativa de promover esse grande evento. Na ocasião, os editores da Editora Tremembé Alexandre César e Amanda Silva, doaram alguns exemplares da coletânea poética Piauí Poético. Além disso, a poeta Rosinha Maciel nos presenteou com exemplares do seu livro Entre a lua e o mar.

           Assim, posso afirmar que o Vitrine Poética foi uma grande homenagem ao dia da poesia. Fica aqui o meu respeito e gratidão a todos os poetas e poetisas que fizeram parte desse evento. Espero que outros produtores culturais sigam o exemplo do amigo Carlos Pontes e promovam novos encontros poéticos como esse. Viva a poesia.


(*) Luiz Gonzaga de Sousa Filho é professor, poeta e cronista.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário