terça-feira, 4 de novembro de 2025

Teresina - Tempo e Memória projetado no Liceu Piauiense

 



Lançamento do documentário Teresina – Tempo e Memória

 

Ontem, 03 de novembro de 2025, às 10h30, foi exibido, no auditório do Liceu Piauiense (CETI Zacarias de Gois), o documentário Teresina – Tempo e Memória, produzido e realizado por Elmar Carvalho e Claucio Ciarlini. O vídeo teve roteiro e narração de Elmar Carvalho, com edição de Claucio Ciarlini. Nele são relatadas as memórias fragmentadas do roteirista, de meados da década de 1960 aos dias atuais, de forma breve e intensa. Aparecem na narrativa e nas imagens circunstâncias e episódios memorialísticos, bem como paisagens arquitetônicas, urbanísticas e naturais de Teresina.

 

O auditório estava lotado de alunos do velho Liceu e de alguns professores — inclusive de História e Literatura —, além dos seguintes membros da Academia Piauiense de Letras: Fides Angélica Ommati (presidente), Carlos Evandro Martins Eulálio e Marcelino Leal Barroso de Carvalho, que tomará posse de sua cadeira ainda neste mês. O diretor do colégio, professor Jair Pinheiro, fez a apresentação do documentário e de seu roteirista e narrador.

 

Após a exibição, Elmar Carvalho teceu algumas explicações sobre o documentário e disse que o vídeo foi feito apenas “com algumas ideias na cabeça” e uma câmera de celular, além da utilização de imagens criadas por inteligências artificiais, resultando, contudo, em um excelente trabalho de edição, realizado pelo poeta e escritor Claucio Ciarlini. Alguns alunos fizeram perguntas, que foram respondidas por Elmar Carvalho.

 

Também fizeram uso da palavra a presidente da APL, Fides Angélica, o professor Carlos Evandro e a professora Teresa, do Liceu Piauiense.

 

O documentário foi muito aplaudido pelos alunos do velho educandário, que aparece de forma privilegiada no vídeo, em virtude de nele ter estudado o roteirista aos 17 anos de idade, quando se deslumbrou com o belo auditório e suas sedutoras cariátides, que lhe parecem sustentar o teto.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário