José
Maria Vasconcelos
Cronista,
josemaria001@hotmail.com
Comida
abundantemente condimentada e associada a misturas provoca azia e má
digestão. A comidinha caseira, frugal, porém, é inesquecível,
atravessa gerações, dá saudade da vovó. Os dois extremos também
acontecem na produção de um texto. Em época de disputas nos
concursos e mercado de trabalho, exige-se árduo esforço na técnica
da redação, que não se improvisa nem se aprende de repente. Tem de
ralar, dedicar-se à leitura, observar e imitar bons produtores de
texto. Em Machado de Assis e Arimateia Tito Filho absorvi lições da
frase curta, enxuta, fotográfica e frugal como a comidinha da vovó.
Frases
longas, tortuosas e abuso de conectivos atormentam um leitor, às
vezes, obrigado a digerir um texto. Por prazer, nenhum outro
arriscaria ler um período que começa no centro de Teresina e
termina na entrada de Altos. Intelectuais, em geral, empanzinados de
academicismos, arrotam gorduras barrocas, citações filosóficas
intestinais, cujo efeito bota para correr quem está por perto.
No
magistério, costumava ler as redações dos estudantes, diante
deles, com amargo humor. Escolhia os textos mais indigestos, sem
pontuação, longos como trilhos do metrô. Lia direto, sem respirar,
por falta de pontuação, até esfolar o pulmão. Eu teatralizava,
mostrava-me exausto, desfalecia. Gargalhada geral. Ninguém sabia a
identidade da vítima. Hoje, eles me encontram e agradecem as
sagradas porradas. Ainda bem que não se falava em bullyng e
constrangimento, nem professor apanhava.
Uma
clássica lição para escrever corretamente: montar frases curtas,
diretas, como esta:"Roberto ofereceu ajuda a um velhinho."
Repare que a ordem está perfeita: Roberto(sujeito) ofereceu(verbo)
ajuda a um velhinho(dois completos do verbo). Aparecem somente termos
essenciais, não exigem vírgula. Virgulação só quando elementos
essenciais da oração(sujeito, verbo e complementos do verbo) são
entrecortados, regra geral, por um ADJUNTO ADVERBIAL, VOCATIVO ou
APOSTO. Observe o mesmo exemplo, agora modificado por esses
elementos: "Roberto, filho do professor José Maria, ofereceu,
com espírito cristão, ajuda a um velhinho, na travessia da faixa do
trânsito." Roberto(sujeito), filho do professor José
Maria,(aposto) ofereceu,(verbo) com espírito cristão,(adjunto
adverbial) ajuda a um velhinho,(complementos verbais) na travessia da
faixa do trânsito(adj. adverbial). Esticando o período, enfeia a
compreensão: "Roberto, filho do professor José Maria,
ofereceu, com espírito cristão, ajuda a um velhinho, na travessia
da faixa de trânsito, quando foi abordado por um assaltante, e, de
repente, apareceu a polícia." A panela ferveu demais, pode
queimar, usando período longo, conectado por conjunções e pronomes
relativos.
Uma
simples distração agride a correção gramatical. Na crônica
passada, "Não me toques, Madalena!", fui alvo da
palmatória: "Maria Madalena e outras mulheres assistiu o Mestre
até o Calvário." Pecado mortal servir o Mestre dessa maneira.
Eu queria destacar a personagem Madalena, fechando com parênteses os
termos "e outras mulheres": "Maria Madalena(e outras
mulheres) assistiu..." Agora, sim, dá para assistir, sem
escorregar na concordância. Aí me vem saudade da sala de aula,
apesar das repugnantes e insossas redações.
Igual a comidinha da vovó que a gente come todinha, esse texto apetitoso a gente lê todinho e ainda aprende a lição: montar frases curtas e diretas.
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