RAMON E
JULIANA
Adrião
Neto é uma das figuras mais atuantes da cultura brasileira.
Piauiense da gema, destaca-se pelo Brasil inteiro e notabiliza-se
pelo mundo. Seus trabalhos, livros, ensaios, recuperações
históricas, romances, um mundo de atividades, estão em contínua
ebulição, nunca param. Haverá espeça que ele ainda não tenha
palmilhado? Difícil. Agora, chega-nos mais um belo trabalho, Ramon
e Juliana, um misto de romance e reportagem – um romance
reportagem, registrando, contando, documentando. Um livro gostoso de
se ler, que vale a pena ser lido, precisa ser lido.
Inês
Hoffmann e Nelson Hoffmann, in Autores & Livro, jornal
Nheçuano, ano 4, número 16, Roque Gonzales, RS,
janeiro/fevereiro de 2013.
RAMON E JULIANA
Maria
Carvalho
Adrião Neto já possui vários livros publicados e
continua produzindo com sucesso extraordinário, extraindo de sua
inteligência privilegiada e que não se exaure, obras de valor
inestimável, expondo nelas a sua alma sonhadora e apaixonada, o seu
acendrado amor pelo seu povo, sua gente, seu Estado, seu País. A sua
pródiga imaginação, grande sensibilidade, esmerado espírito de
observação, dom para escrever o levam para outras e mais outras
obras de qualidade excepcional, dignificando a Cultura do nosso
Estado, tornando o nosso Piauí mais conhecido, valorizado,
respeitado e mais amado.
Adrião
é o mágico perfeito do bem descrever, do bem relatar. É um
escritor minucioso no escolher da palavra correta, adequada àquilo
que deseja realçar, transmitir, fazer compreender. Ele consegue
despertar no leitor a imensa vontade de conhecer o que ele descreve
e, com relação ao livro RAMON e JULIANA, a vontade de viajar, de ir
a novos lugares, descobrir suas belezas, culturas, idiomas, costumes,
crenças, tradições.
Em RAMON E JULIANA o nosso ilustre
escritor, Adrião Neto, retrata pessoas, descreve comportamentos,
cidades, casas, ruas, mergulha no passado e vai buscar a história
maravilhosa das antigas Civilizações, como a Inca, tudo num estilo
claro, leve direto, pois interpreta e sente com o coração o que o
cerca, o comove, o fascina.
Li
RAMON e JULIANA várias vezes e viajei com eles pelo Brasil e pelo
exterior. Passeei no TREM AZUL, visitei o VALE SAGRADO em CUSCO e me
deleitei com os picos nevados dos ANDES. A leitura me cativou e me
prendeu tão completamente que fiquei triste, quando li o último
capítulo e concluí nada mais ter para ler. Infelizmente!
Maria de
Carvalho Gonçalves,
musicista, poetisa, cantara e
compositora piauiense, in: “Apresentação de Lançamento do livro
Ramon e Juliana”,
Floriano, PI, 21 de julho de 2012.
A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIEDADE
DE RAMON E JULIANA
Francisca Neponuceno
O maior mérito do livro Ramon e Juliana não é
a intertextualidade temática com Romeu e Julieta nem o amor
poranga, mas sim a interdisciplinaridade e transdisciplinariedade que
a leitura do mesmo possibilita, pois conhecer Portugal,
particularidades de seu sistema monárquico, ratifica o que o aluno
está estudando em História com as façanhas do Marquês de Pombal,
Dom Henrique, o navegador, saber que D. Pedro IV em Portugal é o
mesmo D. Pedro I no Brasil entre outros. Em Artes, conhecer os
mosteiros, a Torre de Belém, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro
Nacional Dona Maria II, um exemplar da arquitetura neoclássica.
O livro nos permite contextualizar uma aula de
Literatura sobre o Modernismo Português, quebrando paradigmas, isto
é, chamando o personagem Ramon para contar particularidades da vida
de Fernando Pessoa quando entra no famoso café situado na Praça do
Comércio, de frente para o rio Tejo, onde Pessoa escreveu parte de
sua obra. A declamação e interpretação da poesia Mar
Português, excelente momento para motivar os aprendentes a
superar as dificuldades para atingir seus objetivos.
Ramon e Juliana permite ainda transversalizar com
geografia, pois durante a leitura um mapa mundi pode ser colocado na
sala de aula, marcando-se as coordenadas geográficas por onde os
personagens passaram, medindo as distâncias entre os países,
cidades, observar as diferenças de fuso horário, clima, etc.
São experiências vividas pelo personagem narrador num
gênero textual diferente do livro de História, de Geografia e de
Artes. A linguagem é empregada com uma função diferente da
informativa, leva o aprendente a desenvolver habilidades como
relacionarem diferentes textos, opiniões, temas, inferir em texto,
quais são os objetivos de seus produtos, identificar em textos de
diferentes gêneros os temas e a interdiscursividade existentes.
É importante se contextualizar o conhecimento numa
perspectiva holística, no entanto, deve-se manter a resiliência.
Assim, além de conhecimentos sólidos das várias disciplinas, o
aprendente exercitará e mostrará competência para estabelecer
relações, conexões entre os diferentes tipos de conhecimentos,
tendo como tema central de um projeto de Língua Portuguesa, como no
livro de Ramon e Juliana, de Adrião Neto.
É uma leitura transdisciplinar, porque possibilita
recriar, levando o aprendente à construção de novos conhecimentos
e conscientizando-se da existência da singularidade de uma aldeia
–Luís Correia, alargando os horizontes além-mar.
Francisca
Neponuceno – Professora.
Especialista em Linguística e em Ensino. Docente em Ensino Superior.
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