sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

POSSE DE ELMAR NA ALMP




Na primeira foto,veem-se os acadêmicos Reginaldo Miranda, Emília Paixão (Bizinha), Elmar Carvalho, Virgílio Queiroz, Francisco Almeida (Dr. Tatá) e o engenheiro Pedro Alberto Campos Oliveira. Na segunda, Fátima Carvalho, mulher do novel acadêmico, coloca-lhe o manto acadêmico. Na foto acima, da esquerda para a direita: Neto Leal, presidente da Câmara Municipal de Regeneração, Elmar Carvalho, Francisco Almeida (Dr. Tatá) e Virgílio Queiroz, presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba.

Na solenidade promovida pela Academia de Letras do Médio Parnaíba, ocorrida no dia 5 de dezembro de 2009, o Dr. Tatá fez uma bela palestra de improviso sobre a vida e a obra do poeta Da Costa e Silva, recitando vários poema de cor, o que demonstra ter ele uma memória invejável.
Elmar Carvalho foi recebido por Virgílio Queiroz que lhe fez o elogio acadêmico, e analisou sua obra literária, sobretudo a poética, além de ter falado de sua vinculação afetiva e literária com Amarante e Regeneração.
Elmar Carvalho também falou de improviso, entretanto aproveitou o ensejo para ler sua crônica Recuerdos de Amarante e recitar o seu poema Amarante, em que exalta a bela cidade de Da Costa e Silva.
Compareceram, entre outros,além dos já referidos, os acadêmicos Reginaldo Miranda e Emília Paixão (Bizinha)e o engenheiro Pedro Alberto Campos Oliveira. Plateia seleta e atenta.

2 comentários:

  1. É um grande prazer ter Elmar Carvalho como membro da Academia de Letras do Médio Parnaíba. Ele é uma amante do nosso poeta maior - Da Costa e silva e, também, um cantor telúrico do Velho Monge e de nossa querida Amarante. Conheço Elmar desde 1983 e, através de um convite seu, ingressei na UBE-SECÇÃO DO PIAUÍ, chegando a compor a diretoria da entidade quando ele foi presidente. Elmar é um homem simples que busca nas pequenas fontes, corredeiras de sabedoria. Além de poeta é crítico literário sagaz e minucioso. Como contista ele dá um brilho especial nos enredos e suas personagens ficam gravadas na mente do leitor embevecido com o traquejo literário e com um humor sutil e prazeroso. Parabéns, Elmar, pelo BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado digo eu, pelo seu amável e estimulante comentário. O Virgílio é um amigo e um capitão de longo curso da cultura piauiense.

    ResponderExcluir