quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NOTÍCIA CULTURAL

Márcio Freitas, Elmar Carvalho e Neto Leal, presidente da Câmara Municiapal de Regeneração, durante a solenidade de posse de Elmar na ALMP, ocorrida em Amarante

POSSE DE MÁRCIO FREITAS

No próximo domingo, às 10 horas, o advogado e escritor Márcio Freitas, natural de Oeiras, tomará posse na Academia de Letras do Médio Parnaíba, cujo presidente é o literato Virgílio Queiroz. A solenidade acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Regeneração, terra natal da consorte do empossando. Márcio Freitas passará a ocupar a cadeira nº 25, cujo patrono é Nestor Moreira Ramos, e tem como último ocupante Osvaldo Soares do Nascimento. O discurso de posse está a cargo do advogado e historiador Reginaldo Miranda, atual presidente da Academia Piauiense de Letras, que escreveu o mais importante livro sobre a História de Regeneração. Sem dúvida será uma bela festa de letras e cultura, em que certamente serão proferidos dois belos discursos. Segue abaixo um breve currículo do Dr. MARCIO ANTONIO SOUSA DA ROCHA FREITAS.

MARCIO ANTONIO SOUSA DA ROCHA FREITAS nasceu em 04 de novembro de 1966 em Teresina. Filho de Benedito da Rocha Freitas Filho (advogado e natural de Floriano) e Maria de Jesus Sousa Freitas (advogada e natural de São Pedro do Piauí).
Cidadão Regenerense e Florianense.
Bacharel em Direito pela UFPI. Bacharel em Engenharia Agronômica pela UFPI. Especialista em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental. Mestre e Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI.

Professor Efetivo de Direito Ambiental, Direito Agrário, Direito Urbanístico e Direito Administrativo da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, do Instituto Camillo Filho, da Faculdade Novafapi e da Escola de Ensino Superior do Floriano (atualmente licenciado para cursar doutorado).
Assessor técnico da Promotoria de Meio Ambiente da Procuradoria Geral de Justiça/ Ministério Público do Estado do Piauí.
Presidente da Fundação Médio Parnaíba para o Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente e do Agronegócio (com sede em Regeneração). Presidente da Fundação Velho Monge (com sede em Teresina).
Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Teresina – CONDEMA.
Representante Regional da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.
Diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí – SENGE.
Consultor Jurídico da Associação de Proteção aos Animais – APIPA.
Ex-Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Piauí e Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
Ex-Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA-PI e Coordenador da Comissão de Defesa do Meio Ambiente.
Fundador e Editor do Jornal Folha da Vila.
Ex-Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Regeneração.
Ex- Professor do Colégio Agrícola de Regeneração.
Editou a Legislação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, escreveu mais de 100 pareceres técnicos para a Curadoria do Meio Ambiente, publicou mais de 10 artigos científicos sobre meio ambiente e recursos hídricos.
Tem inéditos os livros: Normas de Proteção do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Teresina; Aspectos Jurídicos do Gerenciamento Costeiro; Ações e Pareceres sobre Meio Ambiente.
Diretor da Academia de Ciências para Regeneração. Mantenedor do Ponto de Leitura de Regeneração.
Advogado e ambientalista.
(Freqüenta Regeneração há mais de 27 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário