segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ARTE-FATOS ONÍRICOS E OUTROS



MORTE GLORIOSA OU SEXO E MORTE

Elmar Carvalho

João Conrado nasceu e se criou no povoado Alto do Bode. Era disposto no serviço de roça. Fazia de tudo. Quando a época das chuvas era propícia, não havia roça mais bonita que a sua. Nos povoados da redondeza, não perdia um rala bucho. Sabia dançar um forró como ninguém. Não lhe faltava parceira. Aliás, as moças casadoiras achavam fosse ele um bom partido. Aos 22 anos, ele enamorou-se de linda morena do povoado vizinho, de nome Maria de Lurdes, de 17 primaveras. Foi prontamente correspondido. Firmaram compromisso, e João colocou no dedo anelar direito da jovem um lindo anel de noivado. Sabia do ditado popular, que dizia que quem casa quer casa. Por essa razão, aceitou convite para ir trabalhar no corte de cana, no estado de São Paulo, onde tentaria economizar algum dinheiro para construir a sua casinha, de taipa, mas decente, a ser feita pelo melhor mestre da localidade. Pediu a Lurdes que lhe respeitasse a ausência. Foi e trabalhou feito um condenado, pois o pagamento era por produtividade. Divertiu-se poucas vezes, porquanto o seu objetivo era amealhar o suficiente para a construção da casa.

Sua experiência sexual era escassa, uma vez que naqueles idos de 60 e na sua povoação natal as mulheres preservavam a virgindade até o casamento; apenas se exercitou no mister uma meia dúzia de vezes, no cabaré da sede do município, quando gastou alguns trocados, com a chave do quarto, com a mulher, dita rapariga, e com umas poucas cervejas, geladas em refrigerador a querosene. Nas poucas farras que fez, descobriu umas novidades com os peões paulistas; algumas dessas coisas, considerou verdadeiras indecências, e jamais pretenderia praticá-las, ainda mais com aquela que seria sua mulher; outras, achou normais, e sem dúvida as aplicaria, no momento certo. Quando economizou o que achou suficiente para a construção de sua morada, retornou.

Imediatamente, contratou mestre Inácio para fazer a casa, que teria uma sala, dois quartos, uma cozinha e o quarto do casal, chamado camarinha. Este era o maior. Ele e seus irmãos ajudaram o mestre e logo a casa foi concluída, ainda antes do período das chuvas. Quando o “inverno” pegou para valer, com os riachos correndo e as lagoas se enchendo de água, tratou de marcar o casamento, que aconteceu na cidade. Logo após o casório, os noivos e uma grande comitiva seguiram para o Alto do Bode, em grande algazarra de alvíssaras e brados de “viva os noivos”, em meio ao pipocar de foguetes e estrondos de ronqueiras e rojões. Às vezes um cavalo mais arisco se espantava e ameaçava desembestar em desabalada carreira. A parte cômica ficou por conta do Antônio Malaquias, cujo cavalo muito árdego empinou com o papouco do rojão e o lançou por terra. A comida foi farta e do agrado de todos. A aguardente serrana, a de melhor qualidade que havia, correu solta, pois João Conrado se prevenira para fazer uma festa de vergonha. Também havia sucos e vinhos para as mulheres. Nesse dia, João Sérgio, o mais afamado sanfoneiro de toda a região, estava inspirado e disposto como nunca, e arregaçou o fole da sanfona sem dó nem piedade. Os caboclos aproveitaram para improvisar uma festa dançante debaixo da latada, mas tiveram o bom-senso de encerrá-la por volta de 7 horas da noite, para não prejudicar os colóquios amorosos do casal.

Maria de Lurdes, apesar de virgem, era fogosa e sabia acariciar e atrair o parceiro, que, aliás, não lhe ficava atrás em ardência e fogosidade. Naquela época, naquele brocotó onde Judas perdera as botas, sequer se ouvia falar em televisão e em eletricidade. O casal dispunha apenas de um rádio de pilha, modelo ABC, o mais vendido na época. De modo que, nos primeiros dias, os embates amorosos foram sôfregos, repetidos, árduos, extenuantes, mas o casal permanecia quase inabalável, após os intermitentes sonos restauradores da libido. Alguns maledicentes viam olheiras no homem e achavam que a palidez da mulher já se tornava acentuada. As noites frias e chuvosas apenas concorriam para atiçar as ardências do casal. Já o dia amanhecendo, caiu um grande pé d' água, com os trovões ribombando de instante a instante. Aquele frio gostoso, aquele ruído aconchegante da chuva, terminou por empurrar os cônjuges para os braços um do outro. Não entrarei em detalhes. Deixo que a imaginação do leitor complete a cena e o cenário. Apenas direi que nessa oportunidade o caboclo João Conrado resolveu praticar uma das lições do Kama Sutra prático que havia aprendido em São Paulo, com as experientes raparigas da pauliceia. Quando Lurdes já amiudava os gemidos, quando já se agarrava a ele em desespero e grunhia palavras desconexas, sobre o surrado colchão de palha, o homem firmou o pé na forquilha do oitão, e fez um fincapé desesperado, como se quisesse empalar a mulher ou fundir-se a ela de forma absoluta; uma forte descarga elétrica lhes percorreu os corpos, no momento do orgasmo sincronizado, e os dois permaneceram abraçados e estáticos.

Quando Antônio Conrado veio chamar o irmão para irem para a roça, encontrou a casa no mais completo silêncio. Chamou o irmão e a cunhada várias vezes, em voz alta, mas não obteve resposta. Achou que chegara em hora imprópria, e que o casal não queria ser incomodado. Voltou a sua casa, que ficava a uns duzentos metros, para dar tempo de que ambos se recompusessem, e não ficassem embaraçados com sua presença. Não podia negar, ficara com certa inveja do irmão mais moço. Mas todos têm seu tempo, e ele já tivera o seu. Ao retornar à casa do irmão, verificou que o silêncio continuava como dantes. Ninguém lhe respondia. Mesmo gritando, não obtinha resposta. Um tanto preocupado, resolveu entrar na casa, cuja porta ficava apenas encostada. Como não ouvisse nenhuma voz ou ruído, resolveu olhar o que se passava na camarinha. Ficou um pouco aliviado quando viu o marido e a mulher nus e abraçados. Mais uma vez resolveu esperar que o casal acordasse.

Ao retornar, a situação anterior se repetiu. Silêncio absoluto do irmão e da cunhada. Não teve pudor, caminhou diretamente para a alcova para acordar os dois dorminhocos. Grande foi a sua surpresa e susto, quando verificou que os dois estavam mortos. Não atinou que motivo levara o irmão a colocar o pé na forquilha central. Somente horas depois, o médico lhe explicou a razão daquele inusitado fincapé, ao dizer que ele fora fatal, uma vez que a forquilha alta atraíra o raio. E este fora levado aos corpos através do contato do pé. Disse mais; disse que os dois nada sofreram, e que aquela fora uma morte verdadeiramente gloriosa.

2 comentários:

  1. Ilustre bardo,
    Fiquei curioso em saber qual parte do conto é a parte verídica que instigou a sua imaginação.

    ResponderExcluir
  2. O pé na forquilha, que na verdade foi na parede.
    No conto mudei, afinal a taipa rural não é muito resistente...

    ResponderExcluir