domingo, 14 de novembro de 2010

ANTOLOGIA DO NETTO

TEXTO E CHARGE: JOÃO DE DEUS NETTO


ALVINA GAMEIRO

Alvina Gameiro nasceu em Oeiras em 1917 e faleceu em Brasília, em 1999. Poetisa, escritora, ficcionista, professora, romancista, contista, pintora, piauiense… Basta! Alguém com todas essas características merece ser lembrada. Estudou inicialmente em Teresina, em seguida no Rio de Janeiro, onde se formou em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes, e obteve graduação na Universidade de Colúmbia, NY – USA.
“Alvina é uma mulher multifacetada e que precisa ser mais conhecida pelos piauienses. Ela traz o traço do olhar feminino, que foi buscar no vaqueiro o nosso processo de identificação entre romances, poesia e contos”, afirma o professor Luis Romero, um dos organizadores do Salão do Livro do Piauí - Salipi.
Livros: 15 contos que o destino escreveu (Conto 1970); A Vela e o temporal (Romance e Novela 1957), Chico Vaqueiro no meu Piauí (Poesia cordel 1971); Contos do sertão do Piauí (Conto 1988), Curral de serras (Romance e Novela 1980); O Vale das Açucenas (Romance e Novela 1963); Orfeão de sonhos (Poesia 1967).

Nenhum comentário:

Postar um comentário