sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A FEIA


ALCIONE PESSOA LIMA
 
Em uma cidadezinha deste Estado conheci uma mulher tão feia que, embora sua família fosse a mais rica do lugar e ela uma competente professora, além de prendada, tinha muitas dificuldades em conseguir namorado.
E já fazia parte do anedotário daquele povo quando o tema das prosas era ausência de beleza. Uns diziam que era feia, outros horrível, e outros exageravam no adjetivo: era terrível!
Mas, um certo dia chega naquele longínquo lugar um sujeito advindo das banda do Ceará tentando sobreviver longe de sua terrinha e buscando meios para isso,  resolveu enfrentar a atividade comercial, lógico, uma pequena “bodega”, facilitando, assim, o seu entrosamento com a população. Em especial com aqueles que não dispensam comprar à prazo, deles até perder de vista. 
Pois bem. Um dia o indigitado bodegueiro bateu os olhos na “menina feia”, mas não a vendo da forma comum aos conterrâneos da mesma, e sim com um coração cheio de desejos, a ponto de apaixonar-se por ela e, em pouco tempo após, pedi-la em casamento.
Tal atitude causou espanto a todos, mas com o tempo tudo foi sendo considerado normal, mesmo aqui e acolá se ouvindo comentários sobre o exótico casal. É, mas em cidades do interior têm dessas coisas: a população adora fuxicos. E não é só coisa de mulher, não.
Viviam admirados com a disposição sexual do casal, pois tivera, em poucos anos,  três filhos. 
Um certo dia, após alguns anos do citado matrimônio, agora já um comerciante respeitado na cidade, o forasteiro e “herói” foi à agência bancária da cidade para realizar alguns depósitos e ao postar-se na fila para ser atendido ficou atrás de um senhor bem idoso, conhecido por todos como “grosso”, ou seja, de muita “sinceridade” em suas argumentações ao ponto de tornar-se mesmo inconveniente.
E o referido ancião, ao observar que o forasteiro estava na fila, atrás dele, o solicitou que passasse à frente, mas foi retrucado por aquele, bem gentilmente:
- não, o senhor chegou primeiro, sem falar que é mais idoso...
Mas, o “grosso” insistiu dizendo-lhe: passe para frente “siô”. Então, ele perguntou: por que? O velho respostou sem piedade:
 - ora como vou confiar em você aí atrás de mim? Um homem que tem tesão para uma mulher feia como a sua tem também para um velho como eu!  Passe para frente e não discuta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário