sexta-feira, 10 de junho de 2011

POSSE DO DES. JOSÉ JAMES E DO JUIZ LIRTON NA AMALPI




DINAVAN FERNANDES

O Des. José James Gomes Pereira e o Juiz Lirton Nogueira Santos foram empossados na Academia de Letras da Maçonaria Piauiense (Grande Loja e Grande Oriente). Ambos receberam a titulação perpétua das cátedras 13 e 33, da   A solenidade de posse foi realizada no último dia 01 de junho deste ano.
Em seu discurso de posse o Des. José Gomes Pereira  reverenciou os nome dos dois grandes homens que ocuparam as cadeiras acadêmicas que ora estão sendo assumidas: José Francisco Dutra e Mathias Olímpio de Melo. 
O patrono da cadeira 33, ocupado por Lirton Nogueira Santos, fora integrante da “Fraternidade Florianense”, tendo assumido o primeiro malhete daquela venerável loja, em 24 de junho de 1933, quando instituiu um “livro de ouro”, objetivando angariar donativos para a construção do Templo, inaugurado em 11 de janeiro de 1935.
Mathias Olímpio de Melo, patrono da cadeira nº 13, assumida pelo Des. José James, nasceu na Vila de Nossa Senhora da Conceição, atualmente Barras do Maratoã, em 1882 e falecido em Teresina em 1967. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Recife em 1904. Terminado o curso de direito, regressou a sua terra natal, sendo nomeado Promotor Público de Teresina; Secretário de Governo em três administrações no Piauí; Governador do Estado, eleito sob a legenda do Partido Republicano, a partir de 1º de julho de 1924, para mandato de quatro anos.
Mathias Olímpio combateu o banditismo com firmeza e resolução, restabelecendo a ordem pública. O Piauí teve ainda, no seu Governo a invasão do seu território pela famosa coluna Prestes, chefiado por Luiz Carlos Prestes, Juarez Távora, Cordeiro Farias, Siqueira Campos, João Alberto e outros revolucionários. Teresina ficara em estado de sobressalto, cheia de medo e insegurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário