domingo, 10 de julho de 2011

ANTOLOGIA DO NETTO

TEXTO E CHARGE: JOÃO DE DEUS NETTO


FRANCISCO PEREIRA DA SILVA

Francisco Pereira da Silva - Campo Maior (PI) 1918 - Rio de Janeiro (RJ) 1985. Autor. Dramaturgo ligado à temática popular e ao universo nordestino,tem parte de sua obra encenada no Rio de Janeiro, principalmente pelo Teatro Jovem, grupo preocupado em teatralizar a realidade brasileira nos anos 60.
Depois de estudar em Teresina e São Luís do Maranhão, muda-se para o Rio de Janeiro em 1942 para estudar direito, mas acaba formando-se em biblioteconomia, e trabalhando, até a sua morte, na Biblioteca Nacional.OBRAS: Sua primeira peça montada é Lázaro, lançada pelo Teatro Duse, com direção de Pernambuco de Oliveira, e distinguida pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais, ABCT, com o prêmio de revelação de autor, em 1952. Caso do Chapéu, Memórias de Um Sargento de Milícias (adaptação), Graça e Desgraça na Casa do Engole Cobra (1958), Romance do Vilela (1960 - Prêmio Círculo Independente de Críticos Teatrais), Cristo Proclamado(1960), Chapéu de Sebo, 1962, O Vaso Suspirado e A Nova Helena (duas peças curtas apresentadas num mesmo espetáculo), 1963, e O Chão dos Penitentes, 1965; O Chão dos Penitentes, 1965; Raimunda, Raimunda, que Paulo Afonso Grisolli monta em 1973, é seu último lançamento em cena.
Francisco Pereira da Silva deixa um significativo número de obras inéditas, entre as quais duas peças importantes: A Caça e o Caçador, poema dramático sobre as migrações nordestinas; e Amo por Amar, Que é Liberdade, drama épico sobre a vida de Gregório de Mattos, talvez a obra-prima do autor.

Francisco Pereira da Silva é também autor de roteiros cinematográficos; e, durante alguns anos, crítico teatral do Diário Carioca e da Última Hora.
SAIBA MAIS – Um apanhado completo de um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira está aqui neste primeiro link: http://blogdozancm.blogspot.com/2009/09/o-memorial-francisco-pereira-da-silva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário