sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FREITAS, LITERATOS

Clodoaldo Freitas

Lucídio Freitas

REGINALDO MIRANDA

Diversos representantes da família Freitas, de Jerumenha e Oeiras, pontificaram no mundo literário. Alguns foram membros ou patronos de cadeiras na Academia Piauiense de Letras. A Cadeira n.º 1 tem por patrono José Manuel de Freitas (1832 – 1887) e primeiro ocupante Clodoaldo Severo Conrado de Freitas (1855 - 1924). É comum cronistas fazerem referência errônea ao parentesco existente entre ambos, razão desse esclarecimento.
Descendem de José de Freitas Fragoso (f. c. 1833), fazendeiro natural do vale do rio Itaueira, termo de Jerumenha, de onde se mudou para a sede municipal e exerceu por largos anos o cargo de tabelião, e de sua esposa, Luisa Maria de Sousa. Esse casal gerou cinco filhos, entre esses: Antonio Manuel de Freitas Fragoso, o primogênito, e Gonçalo Manuel de Freitas, o caçula.
Antonio Manuel de Freitas Fragoso mudou-se para o termo de Oeiras, casando-se com Raimunda Dias Ferreira. Entre os filhos do casal consta a professora Antonia Rosa Dias de Freitas, esposa do coronel Belisário José da Silva Conrado. Esse último casal gerou o intelectual Clodoaldo Freitas, primeiro presidente da APL. Clodoaldo é pai de Alcides e Lucídio Freitas, respectivamente, patrono e primeiro ocupante da Cadeira n.º 9, da APL(o último é também patrono da Cadeira n.º 23).
Por seu turno, o capitão Gonçalo Manuel de Freitas, permaneceu na vila de Jerumenha, onde exerceu o cargo de vereador, e foi casado com sua parenta Ana Maria de Sousa. Tiveram quatro filhos, entre esses os desembargadores José Manuel de Freitas e Jesuino José de Freitas (do Tribunal de Justiça do Maranhão) e Lucialina Maria de Freitas e Sousa.
O desembargador José Manuel de Freitas exerceu relevantes funções públicas, tendo casado com a jerumenhense Teresa Carolina da Silva Freitas, de cujo consórcio gerou dez filhos, entre esses: Amélia Carolina de Freitas Bevilaqua (1ª ocupante da Cadeira n.º 23, da APL e esposa do jurisconsulto Clóvis Bevilaqua), João Alfredo de Freitas (patrono da Cadeira n.º 11, da APL) e Cesarina Carolina de Freitas (esposa de Joaquim Antonio de Freitas Bastos, estes pai do livreiro Freitas Bastos, proprietário de famosa livraria jurídica, no Rio de Janeiro).
A irmã do desembargador Freitas, Lucialina Maria de Freitas e Sousa, foi casada com o capitão Honorato José de Sousa e são os pais do desembargador Esmaragdo de Freitas e Sousa (terceiro ocupante da cadeira n.º 01, da APL) e de Maria Isaura de Sousa que foi casada com o major Honório José de Passos (pais do conceituado médico Astrolábio Passos, um dos fundadores da Universidade de Manaus e figura de proa na vida cultural amazonense, no primeiro quartel do século passado).
Portanto, José Manuel de Freitas era primo-irmão da mãe de Clodoaldo Freitas e tio materno de Esmaragdo de Freitas, respectivamente, patrono e membros da Cadeira n.º 1, da APL.  

Um comentário: