sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DIÁRIO INCONTÍNUO

Fundadores da Loja Maçônica Hiram Abib nº 3069: 1ª fila: Acídio, Juscelino, Olímpio, Eurivan Sales, prof. Soares, Francisco Augusto e Ribamar Gomes; 2ª fila: Juvenal, Luardo, Edilberto, José Augusto Ximenes e Antônio Carlos; 3ª fila: José Ataíde, Carlos Cardoso (1º venerável), José João Magalhães Braga e Elmar Carvalho. 

2 de dezembro

EURIVAN – VERDADEIRO MAÇOM E MÉDICO

Elmar Carvalho

Outro dia, em Regeneração, fui procurado em meu trabalho por um soldado, que me trazia um bilhete/convite do irmão-maçom Eurivan Sales Ribeiro, em que ele me dizia para que eu não deixasse de comparecer à solenidade em que ele receberia o Título de Cidadão Teresinense, pois temia eu não recebesse o verdadeiro convite a tempo. Quando foi ontem, no fórum, ao meio dia, recebi o convite enviado pela Câmara Municipal de Teresina. Apressei minha vinda à capital, para não perder a justa homenagem ao nobre irmão. Ao chegar, à boca da noite, quando fui ler mais atentamente a data do convite, verifiquei que a homenagem havia acontecido no dia anterior, quarta-feira. A justa honraria lhe fora outorgada por proposição do vereador major Paulo Roberto Bezerra de Oliveira. Chateado com a minha falta involuntária, resolvi prestar-lhe este outro tipo de homenagem, conquanto infinitamente mais singela.

Conheço-o desde o meu tempo de neófito, na loja maçônica Monges do Tibet, através da qual cruzei os umbrais da sublime instituição, ao fazer as viagens iniciáticas e as progressões salariais até o grau de mestre. Depois, por razões que não vêm ao caso aqui relatar, juntamente com ele e vários outros irmãos, fui um dos fundadores da ARLS Hiram Abib, da jurisdição do Grande Oriente do Estado do Piauí – GOEPI. Eurivan foi o terceiro venerável da loja. Sempre respeitado na Ordem, por causa de suas posições claras, firmes, maçônicas, contudo sempre predispostas à conciliação e à fraternidade, em que as arestas e o egoísmo da pedra bruta são inexoravelmente desbastados.

Nascido no município de Brejo, Maranhão, veio para o Piauí em 1952, aos sete anos de idade. Sua mãe era natural de Brejo (outrora Brejo dos Anapurus), enquanto seu pai nasceu em Campo Maior. Contou-me, muitos anos atrás, que uma das coisas que mais admira, pela beleza bucólica, pastoril, é contemplar os rebanhos de carneiros, na época das chuvas, a pastarem o capim mimoso, nos tabuleiros ou nas suaves colinas campomaiorenses, atapetados de babugens. Já cantei essa paisagem em alguns de meus poemas. Quem chega à cidade de Campo Maior, vindo de Barras, contemplará a sinuosidade alongada da colinas; quem proceder de Altos ou de Cocal de Telha, admirará os planos tabuleiros, que se desdobram a perder de vista, pontilhados de carnaubeiras. Eurivan, portanto, admira o bem, o bom e o belo.

Em sua vida de luta e de salutar liderança, foi presidente da Associação dos Professores do Estado do Piauí, que deu origem ao atual Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí – SINTE-PI. Foi candidato contra chapa tida como governista, que tentou lhe tomar o cargo, através de uma espécie de intervenção ou administração provisória, mas ele venceu a nova eleição, e se manteve no cargo. Em reconhecimento a sua liderança e esforço, o professor Wall Ferraz, em sua segunda gestão como prefeito de Teresina, o nomeou secretário municipal da Educação. Por duas vezes foi suplente de vereador, mas chamado a ocupar esse cargo na Câmara, preferiu declinar da convocação.

Professor de Química, enfrentou, já na idade madura, vestibular para o curso de Medicina, tendo sido aprovado. Fez esse difícil curso tendo que trabalhar, para sustentar a família. Quase aos 53 anos tornou-se médico, especializando-se em psiquiatria. Foi membro da Junta Médica de Saúde Psiquiátrica, da qual fazia parte o escritor Humberto Guimarães, membro da Academia Piauiense de Letras, que já narrou em alguns de seus textos as vicissitudes e tormentos da loucura. Tanto na vida particular, como na maçonaria e na medicina, Eurivan Sales Ribeiro é um homem desprendido, humanitário, humanista, fraterno, solidário, caridoso, virtudes que lhe ornam a rica personalidade de homem desprovido de empáfia.

Posso atestar isso porque, quando tive que lutar contra uma neoplasia, ele me visitou algumas vezes, em minha convalescença, tanto no hospital como em casa, e eu lhe pude sentir a energia benfazeja, positiva, e a sua palavra amiga, de força e incentivo. Nas minhas conquistas, pude sentir-lhe o regozijo; a alegria de quem fica feliz com os triunfos alheios. Por tudo isso posso dizer que o irmão Eurivan Sales Ribeiro é um verdadeiro médico e maçom, que fez por merecer a distinção honorífica que recebeu. Um médico e maçom que segue à risca o juramento de Hipócrates e o da Sublime Ordem, cujas colunas ele honra e ajuda a sustentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário