quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DIÁRIO INCONTÍNUO

Mário Faustino


19 de janeiro

O POETA WALTER LIMA

Elmar Carvalho

Quando eu estava atravessando um grande lençol de areia, no percurso que vai da cidade de Jijoca para a vila de Jericoacoara, com o veículo devidamente tracionado, e imprimindo-lhe a velocidade adequada à topografia da trilha, meu celular tocou. Pedi a minha filha Elmara que o atendesse e explicasse ao responsável pela ligação que eu não poderia atendê-lo, em virtude dessa circunstância, até porque eu já atolara o carro anteriormente, quando me descuidei, e não adotei a velocidade correta. Era o poeta Walter Lima quem ligava, de São Paulo, onde trabalha. Para me justificar, mandei-lhe um e-mail, no qual, como prova, pedia que ele lesse uma matéria sobre essa aventura, que publicara na internet. Em sua resposta, além de aceitar as minhas exculpas, mandou-me um poema recente, que já postei em meu blog.

Faz alguns anos que conheço o poeta Walter Lima. Nascido em Altos, veio cedo para Teresina, onde morou durante vários anos. Além de ser contador (da contabilidade, e não de conversa fiada ou de estória de trancoso), fazia serviços de revisão gramatical, mormente em obras literárias. Foi nesta última condição que travei relações de amizade com ele. Prestou-me serviços de revisão em alguns de meus textos e opúsculos, sobretudo em meu livro Lira dos Cinqüentanos, que passou pela sua chancela gramatical. Conversávamos sobre literatura. Logo constatei que era dado a leituras criteriosas, atentas, seletivas.

Pude perceber que ele lia com cuidado, ruminando o que degustava, sem pressa e sem afoitezas; antes, fazendo reflexões sobre a linguagem e estilística do autor. Era familiarizado com os clássicos da literatura brasileira, e com as obras seminais da literatura feita no Piauí. Entretanto, em virtude da necessidade de uma melhor perspectiva em sua vida profissional, teve que se mudar para São Paulo, onde hoje exerce suas atividades contábeis, mas sem se desligar de seu compromisso com a literatura, seja como leitor exigente, seja como homem de letras, senhor de seu itinerário poético.

Com o passar do tempo, passou a mostrar-me as suas produções poéticas. São textos sintéticos, em que, por vezes, rompe com a sintaxe tradicional, com o objetivo de alcançar uma maior densidade e fluidez. Contudo, não abandonou as lições da tradição poética ocidental, e, portanto, segue uma linha também discursiva e metafórica, porém desdenhando os lugares comuns, as imagens demasiado exploradas.

Admirador confesso de Mário Faustino, creio que ele vem desenvolvendo uma poética algo semelhante ao que Faustino pretendia fazer, e ainda esboçou. Um poema longo, um tanto fragmentário, composto de sucessivas unidades, elaboradas ao sabor dos acontecimentos pessoais, sociais, culturais ou históricos, que lhe impulsionam a criatividade. Entretanto, como dito, não aboliu os recursos discursivos; antes os adequou ao seu estilo e ao que pretende, em sua luta com as palavras. Portanto, absorveu as lições dos grandes mestres – do passado mais longínquo e da contemporaneidade – porém colocando nas suas produções a sua marca pessoal, a sua individualidade.

5 comentários:

  1. sintético, sintático e porque não dizer enfático seu comentário em relação às minhas simples palavras em relação a esse meu ofício fausto de poeta caro Poeta El-Mar. prefiro as simples palavras, de fácil entendimento, pois só assim posso compará-las às formigas, que de tantas idas e vindas, num árduo trabalho executam uma grande missão (exemplo esse que deveria ser seguido pelos primatas providos de racionalidade). Sabedor que é da minha luta com as palavras (pulando e suportando as pedras no meio do caminho), que apesar de algumas postagens através de blogs e sites de poesia, a maioria dos trabalhos estão que maturando, como que seguindo uma temática (repetida) de uma possível publicação futura, mas somente depois de expurgar as inúteis e ver o que sobra de bom.
    Sintético, sintático e porque não dizer enfático, Poeta El-Mar, tal como o Mar. abraço cordial.

    ResponderExcluir
  2. Sintético, sintático e porque não dizer enfático seu comentário em relação às minhas simples palavras nesse meu ofício fausto de poeta caro Poeta El-Mar. (corrijo parte "A" do texto)

    ResponderExcluir
  3. valter lima, que bom saber ser você de altos. no primeiro salão do livro de altos, fizemos uma homenagem ao poeta menezes y morais, também filho da terra. podemos pensar numa homenagem a você, que, pelas palavras carimbadas de verdade verdadeira do poeta el-mar carvalho, do meu máximo gostar e profundo querer bem, bem merece. envie-me (kenardkruel@yahoo.com.br) fotos suas e dados biográfios. o texto do poeta el-mar arriba já serve de apresentação. e que apresentação, meu senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há dias procurava um meio de entrar na caverna: primeiro por não ter um convite; segundamente por pensar em encontrar algum primata-peludo-Urso a dormitar, mas tal qual foi minha surpresa o Maomé-Jiré veio até a montanha... Honrosas as suas palavras Caro Kenard Kruel em saber de minha pessoa através do Poeta-amigo-nosso El-Mar... Sou Altoense, terra de Chiquinho Cazuza e Meneses Y Morais e stou nessa luta vã com as palavras (como disse Drummond).
      Certeza que este contato terá sido um marco para estreitarmos os laços de amizade, apesar de tê-lo visto algumas vezes e também de muito ouvir falar a seu respeito, seja pelas letras que publica e outros falares da boca de outros amigos (Rubervam, El-Mar...). Este contato servirá também para louvá-lo pelo trabalho em prol das letras piauienses, mas sabedor que seu nome já está elevado a um nível mais elevado, isto se justifica pelo seu recente trabalho em torno do nome de Torquato Neto (o Anjo Torto). belíssimo trabalho. Caso eu fosse o autor já estaria a lamber a cria !
      quando lançar, me contate, quero adquirir um exemplar. Varei muitos anos e gastei muitas sandálias a procura d´uma Geléia Geral, muito calor passei por não ter encontrado ! agora temos a chance de encontrar tudo publicado num só volume (Torquato Neto)...
      Caro Kenard, adicionarei seu e-mail a mantemos contato... já considero este blog de El-mar uma sala de visita que a cada dia encontramos uma surpresa sentada... Hoje foi Você!!
      abração
      visite meu blog: limavalter.blogspot.com

      Hay que endurecerse pero sin, perder la ternura jamás (Che)

      Excluir
  4. Caro kenard,
    Comuniquei ao poeta Walter Lima a sua proposta contida em seu comentário. O vate Walter merece.

    ResponderExcluir