sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DIÁRIO INCONTÍNUO

Olavo Filho, Reginaldo Miranda e Elmar




24 de fevereiro

PAISAGEM CULTURAL E PRESERVAÇÃO ARQUITETÔNICA EM CAMPO MAIOR

Elmar Carvalho

Estivemos na Academia Piauiense de Letras o arquiteto Olavo Pereira da Silva Filho e eu para tratarmos de evento cultural com o seu presidente, o historiador Reginaldo Miranda, cujo evento será promovido pela APL, com o apoio da Academia de Letras do Vale do Longá e da Academia Campomaiorense de Artes e Letras, presididas, respectivamente, pelos intelectuais Itamar Abreu Costa e João Alves Filho.

Ficou deliberado que a solenidade cultural acontecerá no dia 24 de março, sábado, às 10 horas, no auditório da APL. Olavo Filho, uma das maiores autoridades sobre o patrimônio arquitetônico do estado, seja na área urbana ou rural, discorrerá sobre a importância artística, histórica e cultural dos casarões e outros prédios de Campo Maior, bem como falará sobre a relevância de esse patrimônio ser declarado como paisagem cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Na oportunidade correrá um requerimento para concessão dessa chancela de paisagem cultural do IPHAN, a ser assinado por todos os presentes que o desejarem, para posterior entrega à autoridade competente. O conferencista é autor do excelente livro “Carnaúba, Pedra e Barro na Capitania de São José do Piauhy”, que lhe custou mais de duas décadas de pesquisas, reflexões e várias viagens aos diferentes sítios das construções, para observações e vistorias.

Todo esse esforço lhe possibilitou a elaboração das belas e profusas fotografias e ilustrações, que permeiam toda a obra, que constitui, dessa forma, um verdadeiro álbum, diria mesmo uma obra de arte. Foi por essas e outras razões – inclusive a inserção de dados e contextualização históricos, além da parte ensaística referente ao urbanismo e arquitetura, nesta incluídos os solares e sobrados das urbes, as casas grandes das fazendas e as casas simples, de taipa e cobertura de palha, dos vaqueiros e agregados – que “Carnaúba, Pedra e Barro na Capitania de São José do Piauhy” arrebatou importante premiação nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário