sexta-feira, 20 de abril de 2012

HOMENAGEM E EMOÇÕES

João Alves Filho e sua esposa Geni


Antônio de Pádua Aragão da Silva
Mestre instalado


O maçom e escritor João Alves Filho, membro emérito e ativo da Loja Maçônica Costa Araújo nº03, que tem como Venerável o maçom José Flávio Furtado Marinho, foi o centro das atenções por tão significativa homenagem que as Lojas Maçônicas lhe prestaram na noite de ontem, dia 18.04.12, em reunião ordinária da Loja do homenageado, nas comemorações dos seus 42º aniversários de atividades maçônicas, sem nenhuma interrupção ao longo desse longo período.
Foi uma noite muito especial e compareceram para brindarem com a Loja Costa Araújo,por ter no seu quadro irmão da estirpe de João Alves Filho, as lojas co-irmãs: Mestre Araújo Chaves nº12; Pátria e Liberdade nº02; Fraternidade Campomaiorense e Monge do Tibet. Fez parte da comitiva que se deslocou de Teresina para cumprimentar o maçom João Alves Filho, o irmão José Carlos, candidato a Grão Mestre, da Soberana Grande Loja Maçônica do Estado do Piauí.
O homenageado foi surpreendido com uma comissão de cunhadas, lideradas pela esposa Geni Maria Gonçalves da Costa Araújo Alves. A comissão recebeu atenção especial do Venerável Flávio Marinho e sentaram do lado norte da Loja.
O Venerável designou o irmão Antônio de Pádua Aragão da Silva, para proferir o discurso de saudação ao irmão homenageado João Alves, formalizado, tarefa que passou ao irmão secretário João Leal sobrinho, que proferiu com excelente desempenho.
Falou o homenageado afirmando que dois terços de sua vida, hoje, com 67 anos de idade, têm sido dedicados à maçonaria e que se fosse necessário, começaria tudo de novo, pois, a maçonaria é realmente a grande escola da vida. João Alves fez o seu emocionante pronunciamento, de uma eloqüência clara e sentimental, de improviso, para encanto dos maçons presentes, que o aplaudiram de pé.
O irmão Herivelto da Silva Cordeiro (2º Vigilante), presidente da Academia Piauiense de Mestres Maçons-APMM, fez sua saudação acadêmica, enaltecendo a dedicação do irmão maçom e do escritor João Alves, por tantos livros publicados, todos de ótimas qualidades literárias. O irmão e Deputado Federal acadêmico Domingos José de Carvalho, representante do Grande Oriente do Estado do Piauí, que se fazia acompanhado do Venerável José Faustino dos Reis, saudou o homenageado João Alves, em nome da Loja Maçônica Fraternidade Campomaiorense. Pronunciaram-se com suas homenagens em nome de suas Lojas, o irmão Gilmar Saraiva, da Loja Mestre Araújo Chaves nº12; Irmão José Narciso do Monte, da Loja Monge do Tibet; Irmão Reis, Venerável da Loja Pátria e Liberdade nº2; o irmão João Leal Sobrinho – Secretário da Costa Araújo; o irmão José Carlos, candidato a Grão Mestre.
Foi o que pude registrar.

4 comentários:

  1. Em minha recente visita a Campo Maior e fazendo caminhada no entorno do açude grande conheci por acaso o simpático Corinto Brasil onde eu estampava uma camiseta do Caiçara Esporte Clube com a data da fundação do clube de 1954, mesmo ano do nascimento do Corinto. Este me acompanhou e batemos longo papo, fazendo um convite para conhecer a ACALE pois naquele dia haveria uma reunião de pauta. Horas depois, me dirigi até a Academia e fui recepcionado pelo simpático Sr. João Alves e outros membros, foi uma manhã proveitosa daquele dia 03 de março colhendo novos amigos.


    sp,

    ResponderExcluir
  2. Estimo que o nobre Horácio seja um caiçarino. E o nosso bravo Corinto?

    ResponderExcluir
  3. Caro Elmar, sou caiçarino como também o bravo Corinto, no entanto, o nosso Leão parece mais um gato de estimação, vem sofrendo várias goleadas, inclusive estive presente na arena do Deusdete de Melo e o nosso Leão foi meramente humilhado pelo Bodão pelo placar de 4x0 pelo torneio Movimentação, mas, continuo fiel as cores, ainda acredito nas garras sanguinárias do glorioso Leão dos Carnaubais.

    sp.

    ResponderExcluir
  4. Ele voltará a exibir sua juba imponente e suas garras afiadas...

    ResponderExcluir