sábado, 12 de maio de 2012

BREVE HISTÓRIA DO AÇUDE GRANDE DE CAMPO MAIOR



JOÃO ALVES FILHO
Presidente da ACALE


As autoridades em tempos remotos, preocupavam-se muito com a conservação e a pureza da água da nossa lagoa, por ser a única fonte que servia à população.
No ano de 1764, dois anos depois de instalada a VILA DE CAMPO MAIOR (08 de agosto de 1762), os Conselheiros da Comunidade (Poder Legislativo), assim acordaram: “por ser uma das causas principais para a saúde dos povos a pureza da água de beber e não havendo nesta Vila, outra senão a da lagoa, acordaram que ninguém possa lavar roupa nela, em tempo algum, nem também para dar de beber a cavalos, senão levados pelo cabresto na ponta da lagoa, buscando a olaria, porém, nunca poderá dar solto e nem se poderá peiar, para entrarem peiados na dita passagem, e somente se dará de beber pelo cabresto e de quem o contrário fizer incorrerá na pena de 2:000 reis por cada vez que for pegado”
Em 22 de dezembro de 1858, o Dr. João José de Oliveira Junqueira, 13º Presidente da Província do Piauí, em leilão público, o Cel. Jacob Manuel de Almendra, arrematara a sua construção, com prazo de conclusão da parede, em junho de 1860. Valor da obra 3.500$000 – para pagamento depois de resistir a um inverno.
Em sessão ordinária do Conselho Comunitário (Câmara), do dia 12 de junho do ano de 1860, fundamentado no Código de Postura (Lei de 1764), o vereador José Firmino da Costa, disse a bem do interesse público: “REQUEIRO A ESTA CÂMARA QUE DE HORA EM DIANTE NÃO SE CONCEDA TERRENO ALGUM POR AFORAMENTO NO AÇUDE PELA PARTE SUL, PARA FAZER-SE VAZANTE, SEM QUE PRIMEIRO ESTA CÂMARA MANDE UMA COMISSÃO CRIADA PARA FAZER AS DEMARCAÇÕES PRECISAS A BEM DO PÚBLICO. IGUALMENTE, QUE TAMBEM NÃO SE CONCEDA DITOS TERRENOS PARA FAZER-SE CURRAIS PARA CRIAÇÃO DE GADO VACUM, CAVALAR, OVELHUM E CABRUM MISTOS AOS TERRENOS MENCIONADOS, QUER DO LADO DE AQUÉM, QUER DO LADO DE ALÉM”.
A poetisa MARION SARAIVA, com referência à má conservação do AÇUDE, pronunciou-se: ‘HOJE EM DIA FALA-SE MUITO MAL DA ÁGUA DO VELHO AÇUDE. TAMBEM, POR QUE DEIXARAM DE CUIDAR DA SUA CONSERVAÇÃO? DANTES, AS POSTURAS MUNICIPAIS OCUPAVAM-SE DE QUE ELAS NÃO FOSSEM CONTAMINADAS”.Em tempo: até a década de 1960, a água servida à população era do açude e transportada em carroças, roladeiras e ancoretas.

CROMOS DE CAMPO MAIOR

         Elmar Carvalho

         I

Açude Grande
apenas no nome, mas pequeno
na paisagem ampla dos descampados.
Tuas águas cinzentas
azularam-se em minha saudade.
Tuas águas barrentas
são tingidas de azul pelo
azul do céu que se espelha
em tuas águas de chumbo.
Em ti os pobres lavam
coisas e se lavam,
apesar das placas, dos guardas
e da postura municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário