sábado, 22 de setembro de 2012

Física Quântica, pensamento positivo, fé



José Maria Vasconcelos

Minha amiga, desde início da adolescência, nutria pavor de, um dia, gerar filho. Só depois dos 35 anos, divorciada, despertou-lhe o sentimento, submetendo-se a terapias de neurolinguística. Desejava não só um filho, mas dois ou três, a qualquer custo, com qualquer parceiro. Minha amiga é mãe de dois.
No meu tempo de seminário, via nas vitaminas o milagre para aumentar-me o peso. "Peso de bode" - gozava Frei Timóteo. Olhava-me no espelho, angustiava-me a pele chupada. Um dia, frei Higino, padre de ideias avançadas e benquisto, montou uma brincadeira, sem eu saber: preparou pílulas de trigo, pintadas de vermelho, secou-as no forno, colocou-as em um pequeno frasco com orientações em inglês. "Tome estas vitaminas, mandaram-me dos EUA, são milagrosas." Em poucos dias, procurei o padre: "Estou me sentido forte e rosado". Meus companheiros sabiam da tramoia e, por muito tempo gozaram-me no recreio. Até hoje, tenho horror a vitamina. O bode de 52 quilos pesa 74.
Nos dois exemplos de cura, ocorreu o fenômeno Efeito Placebo(placebo, do latim, significa prazeroso), uma mistura de conceitos científicos(neurolinguística, física quântica, bioquímica), sugestão e religiosidade. O difícil é eliminar as incertezas, o "achar que não vai dar certo" ou "achar que foi milagre", além de uma modesta reação do organismo ou mente. Em certos cultos religiosos, banais "curas" são produtos de sugestões, discursos inflamados, falsas interferências do divino ou de satanás. Menos de milagre. Uma indústria de seduzir incautos. Pior, sob a mira da ambição financeira.
Física Quântica estuda, desde o século XIX, as ondas eletromagnéticas emanadas por qualquer organismo emissor de calor. Do latim QUANTUM, Albert Einstein, a partir de 1905, desenvolveu a Teoria da Relatividade, em que se misturam conceitos de fótons, prótons e tempo. O físico inspirou-se no versículo 4 do salmo 89 (90) para definir a relatividade do tempo: “Mil anos diante de Vós são como o dia de ontem que se foi ou como uma vigília da noite.”
Depois de Einstein,desenvolveram-se estudos sobre energias eletromagnéticas, evoluindo para descobertas fantásticas, como computador,tomografia computadorizada,controle remoto,viagens e pesquisas espaciais, além dos fenômenos mentais sobre efeitos dos pensamentos positivos e negativos (neurolinguística).Sobre este último conceito,o escritor Paulo Coelho criou famoso bordão:"Quando penso(positivo), o universo conspira a meu favor."
Pela Física Quântica e demais ciências correlatas, sabe-se que somos essência, energia, que se consubstancia e vira matéria,emoção e mente. Estamos constantemente interagindo com o cosmo, temos imenso poder dentro de nós, o pensamento. Jesus antecipou:"O reino dos céus está dentro de vós".Somos produtos do que pensamos. O Mestre adianta: "Se tiverdes fé, sereis capazes de deslocar uma montanha".
Neurolinguística é a ciência que estuda a elaboração da linguagem cerebral. Há muita gente vendendo livros e conferências de autoajuda, estimulando e ensinando técnicas do pensamento positivo e guerra às mentes negativas. Seitas religiosas operando milagres pela fé. Até pela malandragem, condenada por Cristo: "Eles farão coisas fantásticas". De qualquer maneira, Einstein tinha razão: ciência e espiritualidade podem andar abraçadas.

Um comentário:

  1. Existem certas coisas que só podem, realmente, ser representadas pela imaginação, uma delas é o ponto. Silogismo: portanto , para aqueles que não valorizam a fé, apresentamos o contraditório da matéria palpável ser formada por incontáveis pontos imaginários.

    Felisardo.

    ResponderExcluir