domingo, 16 de setembro de 2012

Seleta Piauiense - Zito Batista



MONÓLOGO DE UM CEGO

Zito Batista (1887 - 1926)


Falaram-me do sol! Maravilhoso sol
            Refulgindo na altura ...
Ah! se eu pudesse ver, assim como um farol
            Imenso e inacessível
Em vertigens de luz sobre as nossas cabeças!. ..
            E — eterna desventura —
Eu fiquei a pensar: por que o sol invencível
Não rasga o negro véu de minha noite espessa
            Quando brilha na altura?

Falaram-me das florestas e das aves!
             Das aves, cujo canto
Põe na minha alma em febre uns arrepios suaves
             De vaga nostalgia ...
Ah! se eu pudesse ver as aves e as florestas!
             Soberbo o meu encanto!
Se eu pudesse aclarar a minha noite sombria,
Quando ouvisse enlevado em delírios e festas
             Num soberbo canto
Todo poema de amor das aves nas florestas!

E o mar? Onde o mais belo símbolo da vida?
             O mar é um rebelado!
Que vive noite e dia "em soluços gemendo
              De cólera incontida,
A investir contra o céu como um tigre esfaimado!
É lindo o mar no seu desespero tremendo!
Eu não o vejo não! Mas chega aos meus ouvidos
              E escuto alucinado
A música fatal dos seus grandes gemidos!
Há toda uma história enorme a interpretar
Nesse choro convulsivo e incessante do mar ...

Ah! que destino o meu! que desgraçada sorte
Me traçou, pela terra, a mão de um Deus Brutal!
Na vida, em vez da vida, anda comigo a morte,
               A escuridão sem fim ...
Tenho a envolver-me o corpo a asa torpe do mal.

E falam-me do céu, das aves e das flores;
E dizem que o mundo é um paraíso, assim,
Todo cheio de luz, de aroma, de esplendores!
E eu creio! Eu creio em tudo ...
Os homens têm razão! eu creio e desejara
Vendo sumir-se ao longe a minha noite amara
Ver o mar, ver o sol no firmamento mudo
               A brilhar!... a brilhar ...

Mas o meu grande sonho, o meu sonho infinito
É outro, um outro ainda: o que me faz chorar
E há de, em fúria, arrancar-me o derradeiro grito
Quando eu daqui me for, aos trambolhões, a esmo,
É a ânsia indefinida, o desejo profundo
De conhecer o que há de mais original no mundo,
               De conhecer a mim mesmo!

Porque a julgar, talvez, pelo mal que me oprime
Eu devo ser, por força, um monstro desconforme.
Na eterna expiação do mais nefando crime
Atado ao poste real de minha dor enorme!...

(Harmonia Dolorosa, 1924)

Nenhum comentário:

Postar um comentário