sábado, 13 de outubro de 2012

Acredita em possessão demoníaca?



José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com


Meu filho precisou levar o netinho, 3 anos, ao hospital, vítima de desidratação. Enquanto a criança era atendida, o pai circulava pelos corredores. Ouviu gritos e grunhidos, como voz de porco ou homem enfezado, proferindo irreverentes frases em uma enfermaria. Correu para ver. Tratava-se de uma menina de 11 de anos. A mãe orava sobre ela. O médico não entendia por que tamanho transe. Meu filho voltou assombrado com o fenômeno.

Semelhante caso ocorreu em outro hospital de Teresina. Conhecido e veterano médico acompanhava uma paciente, jovem e bela, atacada, frequentemente, de depressão e alucinações. Doses cavalares de remédios, sem efeito. A jovem manifestava grunhidos aterrorizantes, voz máscula, palavrões e incontida força corporal. Quando o médico se aproximava do hospital, ela já o pressentia, na enfermaria: "Não quero ele aqui. Eu quero é matar esta vagabunda...!"

As igrejas Católica e evangélicas, sérias e sem teatros televisivos, admitem a possessão satânica, com prudência, exigindo, primeiro, resultados da medicina sobre transtornos mentais. A Renovação Carismática Católica, movimento de retorno ao cristianismo primitivo, usa com frequência, a desgosto de parte do clero, orações de libertação. O jovem padre Hélio Libardi, da Congregação Redentorista, pratica exorcismo. Uma das sessões foi presenciada pelo SBT Repórter. João Paulo II, antes do papado, expulsou espíritos malignos. Padre Belmonte, exorcista e professor da Pontifícia Universidade Regina Apostolorum de Roma, em congresso no México sobre a prática do exorcismo, pediu cautela. O padre atribui a possessão diabólica a excessiva utilização de ocultismo, esoterismo, tarô, filosofias neo-pagãs, superstições, que atraem as forças do maligno. SBT Repórter também acompanhou o Padre Jáder Pereira em sessões de exorcismo. O sacerdote adverte: "A prática de ocultismo e esoterismo é uma porta aberta para os espíritos maléficos."

Os espíritos malignos existem; o Espírito de Deus, também. É só escolher entre o mal e o bem. As consequência do mal ou do bem advirão, agindo na saúde, na família, estendendo-se, às vezes, por gerações. Roubo, adultério, drogas, suborno, mentira, assassinatos, corrupção, exercício empresarial da prostituição encontram-se no plano do maligno. Espíritos maléficos podem não tomar posse dessas pessoas, mas inspirá-las ao exercício do mal.

A presença do Espírito Santo de Deus, através da oração diária e do exercício dos dez mandamentos, atrai bênçãos por gerações. Na carta aos efésios, capítulo 6, apóstolo Paulo promete: "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais enfrentar as ciladas do maligno."

Na Bíblia, encontram -se inúmeros casos de possessão demoníaca, algumas confundidas com manifestações epilépticas ou doença física. O teólogo Antônio Carlos Machado, de Fortaleza, enviou-me sua opinião sobre o tema: "Seguindo uma linha de raciocínio analógica à de Freud, esses fenômenos paranormais podem ter uma explicação baseada na história de vida das pessoas, o que poderia ser descoberto através de uma análise psicológica de profundidade. O problema é que esse tipo de análise depende da colaboração do analisado e, no mais das vezes, o próprio paciente não tem condições ou não tem vontade de colaborar. Para quem vê somente o lado exterior do fato, parece uma coisa muito estranha. Mas, ao meu ver, isso indica o quanto a nossa ciência ainda está longe de conhecer mais profundamente a 'alma' humana, então a forma mais fácil de explicar isso seria atribuir a ações de espíritos. Existem pessoas sensitivas do bem, que são capazes de 'captar' fenômenos invisíveis para os outros."

Pessoas do bem podem ser oprimidas, nunca possuídas pelos espíritos imundos. O demônio oprimiu Jesus, no deserto, aproveitando-lhe o estado frágil de jejum prolongado. Jovens pobres e educados no bem, sofrem astúcias para a prostituição e paixões descontroladas, tráfico de drogas, a fim de conquistas financeiros rápidas.

Pior que a poluição, o mundo anda intoxicado das influência malignas. Deus virou balela e segundo plano, só lembrado depois das desgraças estabelecidas.

A civilização atual descrê das ações malignas. Explicam-se os rumos e as causas de tantas desgraças e males, que nem médicos nem recursos científicos nem psicólogos dão jeito. Daí os transes esquisitos nos hospitais, clínicas, cultos e ocultismos.

2 comentários:

  1. interessante esse texto! Eu acho que se a pessoa acredita realmente que esta possuída, ela pode até mudar a voz, falar palavrões e não tem padre que dê jeito

    ResponderExcluir
  2. concordo com o teólgo Antônio Carlos 'esses fenômenos paranormais podem ter uma explicação baseada na história de vida das pessoas, o que poderia ser descoberto através de uma análise psicológica de profundidade. O problema é que esse tipo de análise depende da colaboração do analisado e, no mais das vezes, o próprio paciente não tem condições ou não tem vontade de colaborar.'

    ResponderExcluir