sábado, 24 de novembro de 2012

AMARANTE - A MAIS PORTUGUESA DAS CIDADES DO PIAUÍ





Virgílio Queiroz
historiador


O conjunto arquitetônico de Amarante, de herança colonial, é o mais harmonioso do Estado do Piauí. São casas que retratam o período com uma estrutura que ultrapassa os anos e numa conservação patrimonial mais pela vontade dos proprietários que por leis ou decretos. Na Avenida Desembargador Amaral situa-se o casario mais representativo com a famosa “Casa dos Azulejos” que pertenceu à família “Sobral” e hoje residem os herdeiros de Amâncio Lopes. Dizem que outras casas também eram revestidas de azulejos e os seus donos reformaram sem a preservação desse detalhe. O saudoso professor Noé Mendes, pesquisador incansável, disse-me, certa vez, que os azulejos do “Casarão dos Lopes” eram oriundos da Inglaterra e não de Portugal como afirmavam dezenas de ilustres pesquisadores.

Em frente, na residência do médico João de Miranda Peixoto estão as portas e janelas conservadas em uma construção de uma casa com as características coloniais dignas de uma pequena cidade portuguesa – por que não São Gonçalo do Amarante? Existe o prédio onde reside a notável professora Mary, onde nasceu o grande amarantino Dirceu Mendes Arcoverde, com uma extensão enorme de janelas e portas como a mostrar a presença dos ilustres lusitanos que estiveram em Amarante há mais de duzentos anos atrás. Com um povoamento que abeira 400 anos, esse patrimônio enche os olhos de quem visita a nossa Terra.

Além dos prédios da Desembargador Amaral, e não podemos deixar de citar, também, o posto do “Armazém Paraíba”, a casa de “João Tindor”, a casa da “irmãs Cunha”, da dona “Nede”, outros exemplos dessa bela época da arquitetura são notados por toda cidade, nas ruas Luiz Puça e Da Costa e Silva, como exemplos: “Casarão dos Soares”, “Casarão dos Ayres”. Até mesmo, nos arredores, notadamente no bairro Vila Nova, existem essas particularidades arquitetônicas em residência particulares. É a cidade de Amarante a mais portuguesa das cidades piauienses. Com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário